quinta-feira, abril 18, 2024

‘O Rei Leão’: Disney pode perder direitos de ‘Hakuna Matata’

A Disney está enfrentando um processo jurídico bastante grave a respeito da canção ‘Hakuna Matata‘ de ‘O Rei Leão‘. Uma banda queniana está processando a Disney sob a alegação de apropriação cultural, já que o ditado faz parte da cultura do Quênia e não devia ser comercializada por nenhuma empresa, que dirá estrangeira.

Um dos ativistas que até mesmo lançou uma petição on-line sobre a questão afirmou que é como se uma empresa roubasse o ‘Bom dia’ de um idioma. Você pode conferir a petição aqui.

No texto da petição, os ativistas dizem:

“A Disney comercializou a frase swahili ‘Hakuna Matata’. Junte-se a nós e diga NÃO para a DISNEY ou qualquer corporação que queira comercializar idiomas, frases ou provérbios que eles não inventaram.

‘Hakuna Matata’ é uma frase swahili do leste africana e significa “sem problemas”. A palavra ‘hakuna’ indica algo que não está lá e ‘matata’ significa problemas.

Hakuna Matata é um ditado popular dito em diversos países que falam o dialeto kiswahili como a Tanzânia, Quênia, Uganda, Ruanda, Moçambique e a República Democrática do Congo.

Disney não pode comercializar algo que eles não inventaram. Respeitamos a Disney como um instituto de entretenimento que criou diversas das melhores memórias da infância, mas a decisão de registrar ‘Hakuna Matata’ é algo totalmente ganancioso e ofensivo para o povo Swahili e também para toda a África.

A Disney não inventou o termo e não rouba uma propriedade intelectual existente, mas é uma agressão ao povo Swahili e toda a África. Cria um precedente terrível para que isso acontece mais vezes. A Disney simplesmente vai contra os valores de seu próprio filme que está prestes a ser relançado.”

A Disney ainda não se pronunciou sobre o caso, mas pelo jeito a opinião pública está bem desfavorável à empresa. A frase está registrada como propriedade intelectual da Disney desde 1994.

A estreia do remake por aqui acontece no dia 18 de Julho de 2019, um dia antes da estreia norte-americana. O filme será lançado em versões 3D, 2D e IMAX.

O elenco traz Beyoncé como Nala, Chiwetel Ejiofor será Scar, Seth Rogen viverá o Pumbaa, Billy Eichner será o Timon e Donald Glover o Simba.

Além de dublar Nala, Beyoncé ficará responsável pela trilha sonora.

O estúdio também anunciou Eric André como Azizi, Florence Kasumba como Shenzi, Keegan-Michael Key como Kamari, Id McCrary como o jovem Simba e Shahadi Wright Joseph como a jovem Nala.

Confira o trailer:

Não deixe de assistir:

‘O Rei Leão’, ‘Aladdin’, ‘Dumbo’ e os próximos remakes live-action da Disney 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS