A aguarda sequência ‘O Retorno de Mary Poppins’ é o grande destaque de dezembro nos cinemas do mundo inteiro. 54 anos depois do lançamento do primeiro filme, a expectativa é alta para essa sequência, e justamente por isso o produtor Marc Platt respondeu à várias perguntas quando a revista Mashable visitou o set de filmagens no Shepperton Studios, perto de Londres. Confiram!
Mary Poppins é baseada num livro?
‘Nós fomos direto à fonte. Buscamos a P.L. Travers e descobrimos que P. L. Travers escreveu oito livros, e o primeiro filme realmente só engloba o primeiro livro. E o que encontramos nos livros dela foi realmente um tesouro com novos personagens e histórias. Nós nos demos conta de que podíamos fazer a nossa própria versão e nossa própria história nesta sequência. Uma história nova e animadora da Mary Poppins, depois de todos esses anos, mas que podíamos moldar a partir da fonte original da P. L. Travers.
Quando se passa o filme?
‘Ela escreveu os livros dela entre 1934 e 1935. O nosso ‘O Retorno de Mary Poppins‘ acontece entre esses anos, que é quando acontece a Grande Depressão na Inglaterra. Então, ele acontece 25 anos depois do primeiro filme. Nós procuramos o David Magee, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro, para trabalhar com a gente no roteiro. Ele também escreveu ‘A Vida de Pi‘ e ‘Em Busca da Terra do Nunca‘.
Qual é a história?
‘Nossa história, como eu disse, acontece nos anos 1930. Michael Banks – o menino do filme original – é agora um pai de família, vive em Cherry Tree Lane e tem filhos. Houve uma perda na família, por isso há a necessidade da Mary Poppins voltar ao mundo deles e dessas crianças – e para o mundo de Michael Banks e da irmã dele, Jane, para ver se ela consegue levar a alegria de volta às vidas deles.
Como foi escolhido quem iria interpretar a Mary Poppins?
‘Na hora de escolher o elenco, sério, a gente só conseguia pensar em uma pessoa para incorporar e ganhar o papel da Mary Poppins, e essa pessoa era a Emily Blunt, a atriz com quem havíamos trabalhado em ‘Caminhos da Floresta‘.
Ela não só já é uma atriz consolidada, que tem um tremendo perfil criativo enquanto atriz, mas também canta lindamente. A propósito, ela dança magnificamente, vocês vão ver no filme, e isso foi uma grande surpresa. Mas ela também é instantânea e autêntica no papel. Ela se relaciona muito com a história, ela cresceu nesse mundo. E ela tem uma forma, uma maneira muito especial, de fazer o personagem dela. É a interpretação dela de Mary Poppins. Ela está incrível no papel.
Mary Poppins está 25 anos mais velha no filme. Por que ela não envelheceu?
‘A Mary é um personagem atemporal. Ela é mágica. Então, ela é de fato o personagem que não envelhece. Então ela será sempre da forma como a conhecemos, e será para sempre aquele personagem.’
O que faz o personagem do Lin-Manuel Miranda?
‘O Jack em nosso filme é um adulto que preservamos do filme original, o Burt. Mas ele não é um limpador de chaminé, ele é um iluminador. Antigamente, um iluminador era um cara que andava por aí de bicicleta com uma escada e subia nos postes para acender os postes das ruas de Londres, e depois os apagava no dia seguinte quando o sol nascia.
Para fazer esse papel nós temos a performance incrível do Lin-Manuel Miranda, mais conhecido pelo seu trabalho em ‘Hamilton‘. Ele é um homem maravilhoso para a dança e para o canto, um ator maravilhoso, que é o que ele faz neste filme. E ele incorpora o papel do Jack e cria um personagem completamente original, enquanto acendedor. E ele tem a oportunidade de fazer todas as coisas que você quer ver o Lin fazendo. Ele consegue ser carismático. Ele consegue trazer luz para o mundo. Ele canta. Ele dança. E, acreditem ou não, mesmo no estilo de música de 1934, ele consegue fazer uma espécie de rap. É realmente extraordinário.
Quem mais está no filme?
‘O resto do nosso elenco inclui Colin Firth, que faz o gerente do banco, o antagonista da história. O brilhante Ben Wishaw – vocês devem conhecê-lo dos filmes do James Bond -, que faz o Michael Banks adulto. Um ator brilhante, devo acrescentar. Emily Mortimer faz a irmã dele. A Meryl Streep se junta à gente de novo e interpreta uma parente da Mary Poppins, uma prima distante. Ela meio que vive num mundo invertido.
E nós também temos a participação de Angela Lansbury, que faz um personagem novo dos livros da P. L. Travers, com o qual nós estamos muito animados.
Quem o Dike Van Dyke interpreta?
‘Dike Van Dyke também se junta à gente do filme original, interpretando um papel parecido com o anterior. Você sabe, ele interpretou dois papéis no filme original. Ele fez o Burt e fez também o velho banqueiro, o Sr. Dawes.
Bom, neste filme ele faz o filho do Sr. Dawes, que agora tem a mesma idade que o Sr. Dawes. Então ele meio que se parece [esteticamente] ao que ele parecia no primeiro filme. Ele não teve que usar muita maquiagem. Mas foi um momento muito empolgante para nós quando ele passou esses dias gravando conosco. A alma dele é generosa, sua alegria de viver está presente sempre, logo, ele criou um personagem maravilhoso.
A mais nova edição da revisa EW também estampa uma bela capa e a várias novas imagens. Confiram!
Emily Blunt (‘A Garota no Trem’, ‘Caminhos da Floresta’) estrela ‘O Retorno de Mary Poppins‘, da Disney, como a babá praticamente perfeita com habilidades mágicas singulares que pode transformar uma tarefa de rotina em uma aventura fantástica e inesquecível. Nesta sequência inédita, que tem uma sensibilidade nova, contudo ainda celebra o espírito do original, Mary Poppins está de volta para ajudar a próxima geração da família Banks a encontrar a alegria e a magia que estão faltando em suas vidas após passarem por uma perda pessoal. A babá enigmática tem a companhia de seu amigo Jack, interpretado por Lin-Manuel Miranda (‘Hamilton,’ ‘Moana – Um Mar de Aventuras’), um acendedor de lampiões otimista que ajuda a trazer luz – e vida – às ruas de Londres.
O filme chega por aqui somente em 3 de Janeiro de 2019. Nos EUA, a estreia acontece em 19 de Dezembro de 2018.
Além de Emily Blunt, estrelam a produção: Lin-Manuel Miranda, Ben Whishaw, Emily Mortimer (Hugo), Colin Firth e Meryl Streep.
Rob Marshall, do inesquecível ‘Chicago‘, comanda a produção. Ele já trabalhou com Streep e Blunt em ‘Caminhos da Floresta‘.