A 2ª temporada de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ segue a todo vapor – e introduziu um dos personagens mais misteriosos da narrativa até agora: o Mago Sombrio.
Interpretado por Ciarán Hinds (‘Belfast’), toda a construção do antagonista é rodeada por mistérios e por um mortal desejo de encontrar o Estranho (Daniel Weyman) para artimanhas condenáveis e que podem colocar o futuro da Terra-média em xeque. O personagem aparece no segundo episódio em uma breve cena e demonstra ter um poder inimaginável e um anseio de alcançar seus objetivos, seja como for. E, enquanto sua verdadeira identidade não é revelada, inúmeras especulações continuam a despontar nas redes sociais – com poucas informações que incluem sua localização, Rhûn, e que ele possui uma legião de acólitos a seu dispor.
Mas quem pode ser ele?
OS MAGOS AZUIS
Uma das teorias mais consistentes é de que o Mago Sombrio, na verdade, seja um dos dois Magos Azuis mencionados na mitologia de J.R.R. Tolkien: Morinehtar ou Romestamo. Nos romances originais, ambos são exilados para o Leste e para o Sul da Terra-média para tentar impedir o retorno de Sauron. E, considerando que eles percorreram esse mundo antes de nomes como Gandalf, Saruman e até mesmo Radagast, é bem provável que tanto o Mago Sombrio quanto o Estranho configurem-se como essa dupla – e, dessa maneira, nos dando pistas controversas sobre a índole do personagem interpretado por Hinds.
SARUMAN
Outra possibilidade é que o Mago Sombrio seja, na verdade, o icônico Saruman (que foi encarnado por Christopher Lee na trilogia original encabeçada por Peter Jackson). Saruman também é um Istar, da mesma maneira que o Estranho, é foi enviado à Terra-média na Terceira Era para ajudar a derrotar Sauron; porém, ele se voltou contra seus companheiros e tornou-se um dos asseclas mais poderosos do Lorde das Trevas. Porém, tal hipótese não é tão sólida quanto aparenta, considerando que o caminho percorrido por Saruman é de “mocinho a vilão”, grosso modo – e, em ‘Os Anéis de Poder’, ele já é pincelado com inúmeros trejeitos antagônicos e uma presença deliberadamente sombria.
O REI BRUXO DE ANGMAR
Nas redes sociais, alguns fãs especularam que o Mago, na verdade, é o primeiro vislumbre do que os fãs viriam a conhecer como o Rei Bruxo de Angmar – braço-direito de Sauron que tem papel de importância significativa em ‘O Senhor dos Anéis’. Para aqueles que não se recordam, Angmar é o líder dos Nazgûl (homens que sucumbiram ao poder de Sauron e transformaram-se em espectros quase imortais pouco depois da forja do Um Anel) e, em ‘O Retorno do Rei’, foi derrotado por Éowyn (Miranda Otto).
Considerando a personalidade vilanesca do Mago Sombrio, é provável que ele, de fato, seja o Rei Bruxo. E, para aqueles não familiarizados com a história, o personagem em questão foi firmado no cânone de Tolkien como um humano que se rendeu ao poder de um dos Anéis de Poder, rendendo-se involuntariamente a Sauron. Aliás, é possível que o Mago Sombrio não seja um Istari, e sim um homem feiticeiro que finge ser imortal e que, por essa razão, pode estar atrás do Estranho para descobrir como alcançar a perpetuidade na Terra-média.