InícioDestaqueOasis atrai gigantes do cinema para documentário da turnê de reunião

Oasis atrai gigantes do cinema para documentário da turnê de reunião


A lendária banda britânica Oasis não está apenas lotando estádios em sua aguardada turnê de reunião — também está mobilizando alguns dos mais respeitados nomes da cinematografia mundial para capturar esse momento histórico nas telonas.

Segundo informações exclusivas da Variety, o filme — ainda sem título oficial — que documenta a volta de Liam e Noel Gallagher aos palcos está sendo produzido com o apoio de dois pesos-pesados da direção de fotografia: Robbie Ryan e Haris Zambarloukos.

A produção está a cargo de Steven Knight (criador de Peaky Blinders) e será dirigida pela dupla Dylan Southern e Will Lovelace, conhecidos pelo aclamado documentário sobre o LCD Soundsystem, Shut Up and Play the Hits. O filme está sendo desenvolvido pela nova Magna Studios, dos ex-executivos da Pulse, Marissa Clifford e Davud Karbassioun.



O envolvimento de Robbie Ryan, indicado duas vezes ao Oscar por ‘A Favorita‘ e ‘Pobres Criaturas‘, é um indicativo claro da ambição cinematográfica do projeto.

Ryan é reconhecido por sua sensibilidade visual em obras dirigidas por Yorgos Lanthimos, Ken Loach e Andrea Arnold — e promete levar essa estética sofisticada para os palcos caóticos e nostálgicos do Oasis.

Ao seu lado, Haris Zambarloukos, colaborador de longa data de Kenneth Branagh (Belfast, Thor, Assassinato No Expresso Oriente), também está captando imagens da turnê. Zambarloukos já trabalhou com Steven Knight em ‘Locke‘, estrelado por Tom Hardy, e recentemente assinou a fotografia da sequência ‘Beetlejuice‘, de Tim Burton, e ‘Megatubarão 2‘.

A produção segue envolta em sigilo, com poucos detalhes divulgados oficialmente. Sabe-se, no entanto, que os shows em Manchester — cidade natal dos irmãos Gallagher — já foram filmados, e outras gravações estão previstas para os concertos em Londres ainda este mês.

A volta do Oasis aos palcos, após 16 anos de separação, foi um verdadeiro fenômeno cultural. Com ingressos esgotados em questão de minutos e expansão da turnê para os Estados Unidos, o documentário tem tudo para ser mais do que um registro musical: será um retrato de um dos maiores reencontros da história do rock britânico — com a assinatura de nomes que costumam brilhar no Oscar.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS