O último capítulo de Obi-Wan Kenobi chega ao Disney+ nesta quarta-feira com a sensação de precisar ser muito impactante para não decepcionar os fãs. Passada dez anos após os eventos de A Vingança dos Sith (2005), a produção acompanha o Jedi com a barba mais estilosa da galáxia em seu refúgio em Tatooine, quando uma missão envolvendo a jovem Princesa Leia o tira da vida pacata e o leva novamente em uma jornada para aproximá-lo dA Força.

Ah sim, antes de começar, vale a pena ressaltar que daqui para baixo é uma zona com SPOILERS da série. Caso você não tenha assistido ainda, faremos revelações da trama na matéria.


Pois bem, ao longo das últimas semanas, acompanhamos a viagem de Obi-Wan e Leia pela galáxia dominada pelo Império, enquanto a dupla foge dos Inquisidores e de Darth Vader. O episódio da semana passada trouxe uma revelação sobre a Terceira Irmã que poderia ter sido melhor trabalhada, mas o desfecho de sua personagem ficou para o último episódio mesmo. Fica a expectativa para que seu plano – bastante confuso, precisamos admitir – justifique melhor suas ações.


E como visto, ela sabe que o pequeno Luke Skywalker está em Tatooine, e provavelmente vai atrás dele. Agora, como ela fará isso é o grande mistério. E será que já veremos alguma ligação, mesmo que breve, do Luke com A Força? De qualquer forma, a missão básica do Kenobi é proteger o garoto, então é possível que haja um confronto entre Reva e Obi-Wan.

Aproveite para assistir:



Assim como o plano de Reva para matar Vader, os Inquisidores – que deixaram a mulher para morrer – não devem se dar por satisfeitos quando virem a ex-companheira viva e ameaçando o Império.

Como não sabemos se ela vai se juntar a Obi-Wan ou se será uma vilã que tem um rival em comum com o protagonista, o mínimo que podemos esperar é um embate entre a ex-Inquisdora e o recuperado Grande Inquisidor. E como há muito ódio e inveja envolvido nesse grupo de caçadores de Jedi, talvez role uma chacina entre eles, o que seria interessantíssimo visualmente falando.


O grande destaque da série até aqui, o vilão Darth Vader, também é uma grande promessa para esse episódio final. Ele já encontrou Obi-Wan duas vezes, e quase deu cabo dele na primeira. No entanto, nos dois encontros, ele deixou o rival escapar. Se foi furo de roteiro ou apenas um ato de arrogância de Vader, que queria derrotar Kenobi em plena conexão com A Força, só saberemos nesta quarta.

Fato é que foi prometido pela direção a versão mais brutal do vilão já vista nas telas. Realmente já vimos mais da extensão de seu poder nas últimas semanas, mas na questão brutalidade ainda pode ir além, principalmente quando ele tem suas habilidades ampliadas com a raiva e o ódio que ele sente por Kenobi. E como será visto em Uma Nova Esperança (1974), o último confronto entre os dois deixou o Lord Sombrio revoltado, tanto que ele mata seu rival em uma das sequências mais interessantes do filme original. Tomara que a série aproveite a chance e dê um confronto memorável entre os dois. Afinal, antes da produção, o cânone dos filmes era de que a última batalha entre eles foi em Mustafar, quando Obi-Wan fez espetinho de Anakin, momentos antes dele se tornar Darth Vader. Será que os dois se enfrentarão com a lava de Mustafar ao fundo novamente?

Por fim, se tem uma coisa que a série mostrou até agora sobre seu protagonista é que ele está muito afastado dA Força. Obi-Wan está bem longe daquele Jedi idealista que cativou o coração de todos na trilogia prequel, apesar de passar um bom tempo tentando se comunicar com o “ghost force” de seu antigo mestre, Qui-Gon Jinn.


E como ele saiu nesta viagem espacial, vendo com os próprios olhos a presença de uma fagulha de esperança se espalhando pelos grupos rebeldes, além dos cavaleiros que se sacrificaram para manter a Ordem Jedi viva, é bem provável que ele reencontre sua conexão com A Força e parta para confrontar Vader na máxima extensão de suas capacidades. E com esse Kenobi reencontrado na Força, por que não sonhar com uma aparição especial de Liam Neeson? Falando em reencontros, como Obi-Wan está acompanhado de Leia e provavelmente Luke ficará em perigo, quem sabe os dois irmãos que desconhecem seu parentesco não se encontrem brevemente?

E vocês? O que esperam do último episódio? Digam nos comentários!

O último episódio de Obi-Wan Kenobi estreia nesta quarta (22) no Disney+.

Não deixe de assistir: