De acordo com Deadline, o live-action de ‘Barbie‘ foi oficialmente banido do Kuwait e no Líbano.
O presidente do comitê de censura cinematográfica do Kuwait, Lafi Al-Subaie, acusou o filme de “carregar ideias que encorajam um comportamento inaceitável e distorcem os valores da sociedade”.
No Líbano, o ministro da cultura Mohammad Mortada afirmou que a Barbie “promove a homossexualidade” e “contradiz os valores de fé e moralidade” diminuindo a importância da unidade familiar.
Vale destacar, no entanto, que o Líbano foi o primeiro país árabe a celebrar a semana do orgulho gay, em 2007, e tem sido conhecido por ser notoriamente amigável à comunidade LGBTQ+ no conservador território do Oriente Médio.
Apesar das censuras e polêmicas, ‘Barbie‘ continua sendo um sucesso nas bilheterias. O filme dirigido por Greta Gerwig já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão mundialmente.
A produção se tornou a 4ª maior bilheteria da história da Warner Bros. nos EUA, além de também ter alcançado a marca de R$ 176 milhões nas bilheterias do Brasil, tornando-se a maior bilheteria da Warner Bros. Pictures de todos os tempos no país e a maior arrecadação de 2023 até o momento.
‘Barbie‘ segue em cartaz nos cinemas.
Assista à nossa crítica:
No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, tem que sair de Barbieland.
Vale lembrar que o live-action é dirigido pela aclamada cineasta Greta Gerwig (‘Lady Bird: A Hora de Voar’).
O elenco também é formado por Ryan Gosling, Kate McKinnon, Will Ferrell, America Ferrera, Issa Rae, Micheal Cera, Hari New, Ncuti Gatwa, Kingsley Ben-Adir, Alexandra Shipp e Marisa Abela.
Greta também assina o roteiro ao lado de seu parceiro Noah Baumbach.