Regina King fez sua estreia diretorial há pouco tempo com o drama cinebiográfico ‘One Night in Miami’ – conquistando o coração da crítica internacional e dando início a um novo capítulo de puro sucesso para sua carreira.
No Rotten Tomatoes, o longa-metragem abriu com nada menos que 100% de aprovação, com nota 7.43/10 baseada em 11 reviews (até o momento).
Confira:
“A fluida direção de King sobre seus quatro atores significa que a atmosfera nunca se mostra dramaticamente constrita, enquanto abre espaço para performances incríveis’ – Daily Telegraph (UK).
“King prova ser uma diretora de atores talentosa, conforma traz à vida uma premissa que poderia se render ao melodramático” – Times (UK).
“Um drama completo que mostra um time de super-heróis negros reais” – The Playlist.
“Uma homenagem empoderadora de King para os movimentos negros do passado, do presente e do futuro” – Screen International.
“‘One Night in Miami’ tem um impacto incrível, porque permanece altivo enquanto tem dolorosas raízes fincadas naquilo que tira o extraordinário de uma pessoa” – IndieWire.
O filme estreou no Festival de Veneza 2020 e transformou King na primeira diretoria afro-americana a ter realizado tal feito em 77 anos do evento.
Mas isso não é tudo: King também recebeu aclame por sua obra, imediatamente colocando-a como umas das fortes concorrentes à cerimônia do Oscar 2021. Após críticas extremamente positivas, o filme pode concorrer nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator para Eli Goree e Melhor Ator Coadjuvante para Aldis Hodge, Leslie Odom Jr. e Ben Kingsley-Adir. King também tem grandes chances de ser indicada na categoria de Melhor Direção.
Regina King’s #OneNightInMiami is a strong Academy Award contender for:
– Best Director
– Best Adapted Screenplay
– Best Actor (Eli Goree)
– Best Supporting Actor (Aldis Hodge, Leslie Odom Jr, Ben Kingsley-Adir) pic.twitter.com/iis9TKhx5d— Film Updates (@FilmUpdates) September 7, 2020
Lembrando que uma diretora negra nunca foi indicada ou venceu na categoria em questão – o que poderia garantir a ela um espaço de extrema representatividade na esfera do entretenimento.
Ainda não se sabe quando o longa será lançado.
Confira a primeira imagem do filme:
O filme é baseado na peça homônima assinada por Kemp Powers, que assina o roteiro da adaptação.
Ambientada na noite do dia 25 de fevereiro de 1964, a narrativa gira em torno de um jovem Cassius Clay – antes de ser conhecido por Muhammad Ali -, pouco depois de ter saído vitorioso na luta contra Sonny Liston para o título de peso-pesado, chocando o mundo do boxe. Entretanto, as leis de segregação da era Jim Crow dos Estados Unidos forçaram Clay a comemoração no Hampton House Motel em Overtown, Miami, se unindo a três amigos para discutir sobre suas vidas e sobre a responsabilidade de manter a vitória de um homem negro durante o movimento pelos direitos sociais.
Eli Goree, Kingsley Ben-Adir, Aldis Hodge e Leslie Odom Jr. estrelam o longa-metragem.
Terence Blanchard (‘Destacamento Blood’) compôs a trilha sonora da releitura. Jody Kelin, Keith Calder e Jess Wu Calder entram como produtores.
Apesar de não ter estreia confirmada, credita-se que o filme será lançado a tempo da comemoração do Mês da História Negra em fevereiro de 2021 (a tempo de competir para o Oscar).