Após mais de quatro anos de ausência, o público pôde, enfim, voltar a assistir Chaves, não apenas na TV aberta, mas na televisão brasileira em geral. Para quem não lembrava, os programas criados por Roberto Bolaños foram removidos de emissoras e streamings do mundo inteiro em agosto de 2020 por conta de disputas judiciais pelos direitos de transmissão entre o Grupo Chespirito e a Televisa.
Em janeiro deste ano, conversei com Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e presidente do Grupo Chespirito, e ele havia confirmado que negociava diariamente para trazer a série de volta para a TV o quanto antes.
“Para mim, meu trabalho mais importante é seguir na luta para que a série original volte a ser exibida no mundo. Estou negociando todos os dias, porque há trâmites muito complexos no meio, mas saibam que minha prioridade é trazer a exibição de volta para todos. Minha missão é manter vivo o legado de meu pai e exibir as séries é fundamental”, explicou.
E agora, pouco mais de quatro anos depois daquele fatídico dia para os fãs, o SBT conseguiu exibir novamente Chapolin Colorado e Chaves na sua grade, algo que se tornou tão comum nos últimos 40 anos, e emocionou os apaixonados por esse universo tão rico em carisma e cultura.
E a escolha para começar a nova fase de exibições não poderia ser melhor. Celebrados pelos fãs e considerados de forma unânime como os melhores episódios da série, a saga de Acapulco consegue trazer o que há de melhor na produção, seja na parte cômica ou na parte dramática. Não tinha maneira melhor de começar que não fosse com esse clássico da TV latino-americana.
Os episódios de Acapulco têm aquele jeitão de ‘Especial de Férias’, já que mostra toda a vila indo curtir um hotel de luxo em Acapulco. O mais interessante disso tudo é que essa saga surgiu como uma estratégia de publicidade. Ele é todo gravado nas instalações do Hotel Continental, que segundo diversos fóruns internacionais, pertencia ao dono da Televisa. Então, a estratégia era usar a turma do Chaves, um dos programas de maior popularidade da programação, para promover o hotel cinco estrelas.
E cá entre nós, a estratégia deu certo, visto que até hoje milhares de fãs se hospedam lá exclusivamente para reviverem as cenas e lembranças da farra que Chaves, Quico, Chiquinha e afins promoveram por lá. É uma saga leve, divertida e que termina com um gancho emocional fortíssimo, que é a canção ‘Boa Noite, Vizinhança’.
E o resultado foi espetacular. Além de ter chegado aos Trending Topics do X (antigo Twitter), Chaves e Chapolin levaram o SBT à vice-liderança de audiência da faixa da hora do almoço deste sábado (12), aumentando o Ibope da emissora em mais de 40%, um número muito expressivo para uma faixa de horário muito complicada em termos de audiência e programação.
Mais do que uma vitória para a emissora, essa volta triunfal do Chaves é uma vitória para a cultura brasileira. Por mais que seja uma série mexicana, as situações cotidianas retratadas de forma cômica na série são universais. E parecem dialogar de forma intrínseca com o dia a dia brasileiro. Com praticamente 40 anos de exibição no país, Chaves passou a integrar a Cultura Pop brasileira, inserindo bordões, piadas e brincadeiras que são reconhecidas por qualquer um que tenha assistido a pelo menos um episódio da série.
Foram quatro longos anos de distância entre Chaves e seus fãs, um povo que pôde desafogar suas saudades e comemorar esse reencontro de forma tão alegre e significativa. Basta agora saber como será a nova fase de exibição de Chaves no SBT para que a série possa chegar a uma geração de crianças nascidas na pandemia, que nunca tiveram a oportunidade de gargalharem com a série.