Opinião | Campanha ‘Recast T’Challa’ faz barulho nas redes, mas decisão da Marvel foi acertada

Com o lançamento do primeiro trailer oficial de Pantera Negra II: Wakanda Para Sempre, um movimento que parecia tímido ganhou força nas redes sociais. O #RecastTchalla chegou a figurar nos Trending Topics do Twitter durante o painel da Marvel na San Diego Comic Con, após o trailer confirmar que T’Challa, interpretado pelo falecido Chadwick Boseman, morreu no MCU. Isso, inclusive, dita não apenas o tom de luto do trailer, mas toda a trama do filme.

O que pede a campanha?

O Recast é um termo usado quando o ator ou atriz que deu vida a um personagem não pode voltar a interpretá-lo, seja por morte, doença ou divergências criativas/ salariais, e o estúdio troca o ator para manter o personagem vivo na franquia. Isso já aconteceu algumas vezes no MCU, incluindo com personagens grandes, como o Hulk, que era vivido por Edward Norton, mas foi trocado por Mark Ruffalo. No caso de T’Challa, a situação é um pouco mais complicada, porque o ator Chadwick Boseman virou um ícone cultural ao dar vida a T’Challa, o rei da nação africana de Wakanda. Infelizmente, ele viveu toda sua jornada como herói da Marvel enquanto tratava secretamente de um câncer, que o vitimou em agosto de 2020, aos 43 anos.

O que disse a Marvel?

Ainda de luto pela morte do amigo, o CEO da Marvel Studios, Kevin Feige, afirmou que o ator era o T’Challa daquele universo e disse que seus trabalhos eram inesquecíveis.

“O falecimento de Chadwick é absolutamente devastador. Ele era o nosso T’Challa, nosso Pantera Negra e nosso querido amigo. Cada vez que pisava no set, ele irradiava carisma e alegria. E cada vez que aparecia em tela, ele criava um trabalho realmente inesquecível. Ele incorporava muitas pessoas incríveis em seu trabalho e ninguém era melhor em trazer grandes homens à vida [do que Chadwick]”, disse Kevin Feige em sua nota de pesar ao falecimento de Chadwick Boseman.

Pouco tempo depois, como forma de homenagear o amigo, Kevin confirmou que a sequência do filme solo seria mantida e que T’Challa morreria no Universo Cinematográfico Marvel, eternizando assim o ator como ícone insubstituível. Da mesma forma, em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor da franquia, Ryan Coogler, comentou os desafios de fazer um filme sem seu protagonista e disse que o próprio Chadwick gostaria que continuassem sem ele.

“É difícil, mas você precisa continuar quando você perde pessoas amadas. Eu sei que Chad não gostaria que nós parássemos. Ele era uma pessoa que se importava muito com o coletivo e Pantera Negra era seu filme. Ele foi contratado para o papel antes de qualquer outra pessoa, antes de mim e de qualquer outro ator. No set, ele se importava com todos. Mesmo com ele passando pela o que estava acontecendo, ele estava preocupado com todos, tendo certeza de que estavam bem.  […] Então, para mim seria difícil parar. De verdade. Eu sentiria ele gritando comigo: ‘O que você está fazendo?’. Então você continua.”

O diretor Ryan Coogler e o CEO da Marvel Studios, Kevin Feige.

O que diz a família Boseman?

No último ano, uma matéria do TMZ trouxe uma fala do irmão de Chadwick, Derrick Boseman, na qual ele dizia que “acredita que T’Challa precisa continuar na franquia Pantera Negra, e se isso significa colocar outro ator para interpretar o rei de Wakanda — o papel que Chadwick tornou famoso e lendário, então que assim seja”. Ele diz que é muito importante ter para as crianças e os jovens a figura de uma liderança negra que não seja retratada como alguém inferior, pobre ou submissa.

No entanto, ele também diz que não sabe o que o próprio Chadwick Boseman queria que fizessem com o personagem, já que eles nunca conversaram sobre essa possibilidade, quando o irmão ainda estava em tratamento.

O trabalho de Chadwick Boseman virou referência para inúmeras crianças e jovens pelo mundo.


O que dizem os fãs que levantam a campanha?

O principal argumento utilizado pelos apoiadores da campanha #RecastTChalla é que por maior que seja a relevância e o carinho dos realizadores e do público por Chadwick Boseman, o ator jamais pode se sobrepor ao personagem. Nos quadrinhos, T’Challa é um personagem de muita importância no universo. Então, a principal reflexão trazida pela campanha é “Se o Tom Holland ou o Henry Cavill morressem, os estúdios aposentariam o Peter Parker e o Clark Kent nos cinemas ou trocariam os atores para não matar o símbolo que eles representavam?”.

No entanto, apesar de bem intencionada, a campanha é quase impossível de acontecer. Não só porque a Marvel já prepara uma série de “substitutos” para seus principais personagens – como já é visto nesta fase atual, em que Sam Wilson (Anthony Mackie) é o Capitão América, Yelena Belova (Florence Pugh) é a Viúva Negra, e por aí vai -, mas principalmente porque a decisão já foi tomada e, como indica o trailer, o manto do Pantera Negra já foi passado.

Antes da morte de Chadwick, corriam rumores de que a Marvel já trabalhava internamente o personagem para se tornar um dos líderes da nova formação dos Vingadores. Não só pelo seu peso no MCU, mas também pela representatividade que ele ganhou fora das telas ao levantar seu ativismo pela causa das vidas negras ao redor do mundo. Porém, visto as produções atuais do estúdio, esse papel acabou sendo designado ao Capitão América, que deve assumir a liderança dos Vingadores e continuar propagando seu discurso de respeito, inclusão e igualdade. Ou seja, a mensagem de T’Challa seguirá viva, mas em outros personagens que conviveram com ele.

Alguns fãs argumentam que na franquia dos cinemas, o próprio T’Challa já voltou da morte algumas vezes, o que permitiria seu retorno interpretado por outro ator em outra aventura. Só que trailer mostra todo o envolvimento emocional da perda de Chadwick/ T’Challa e voltar atrás futuramente desta decisão com um Recast seria terrível.

Por mais que tenha sido uma perda prematura e que o T’Challa não tenha conseguido desenvolver arcos fantásticos dos quadrinhos nos cinemas, como seu embate contra Namor e o casamento com a Tempestade, há questões que superam o entretenimento e essa mostra de respeito do estúdio para com o falecido ator é algo raro. Seja quem for que venha a assumir o manto do Pantera Negra, de forma alguma afetará o legado de T’Challa, que foi Rei de Wakanda e marcou a vida de milhões de pessoas dentro e fora das telas.

Ainda que traga pontos interessantes, a campanha Recast T’Challa veio repercutir tarde demais. Agora que o filme já está quase pronto, independentemente do barulho que isso cause, é muitíssimo improvável que seus pedidos sejam atendidos. E como disse anteriormente, ressuscitar o personagem futuramente para ser vivido por outro ator, por mais que seja possível dentro da “lógica” desse universo, teria que ser trabalhado de forma muito sensível para que não soasse como uma decisão sem noção ou até mesmo desrespeitosa.

 

E você, o que acha disso? Diga nos comentários.

Pantera Negra II: Wakanda Para Sempre será lançado nos cinemas nacionais no dia 10 de novembro de 2022.

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever