Nos anos 2000, o nome Nicolas Cage deixou de ser prestigiado e virou sinônimo de piadas, dado o jeitão excêntrico do ator e suas escolhas peculiares, por assim dizer, de projetos nos cinemas.
Porém, trata-se de um vencedor do Oscar e um dos nomes mais interessantes gerados nas entranhas de Hollywood. E reduzi-lo a essa fase estranha é injusto, principalmente depois de alguns longas diferenciados que ele vem estrelando nesses últimos anos. Filmes como A Cor Que Caiu do Espaço (2019), Pig: A Vingança (2021), O Peso do Talento (2022) e o recente O Homem dos Sonhos (2023) mostram que ele ainda tem o que contribuir para o cinema mundial.
Apesar dessa trajetória complexa de Nic, o ator volta e meia vem emplacando bons projetos – como os citados anteriormente -, a ponto de virar um evento quase anual da crítica especializada tecer comentários como “Nicolas Cage está de volta!” e coisas do tipo. Para qualquer outro ator, isso seria o bastante para ter reconhecida sua boa-fase. Mas, para Nicolas Cage, parece não ser o suficiente. Por isso, o ano de 2024 desponta como sua grande chance para se recolocar novamente nas prateleiras mais altas de Hollywood.
Chegou aos cinemas nesta quarta-feira (28) o filme de terror mais comentado do ano até aqui: Longlegs – Vínculo Mortal. E o grande destaque é justamente Nic Cage, que dá vida ao assustador vilão ‘Pernudo’, que é responsável por uma série de assassinatos de crianças na América do Norte. O longa se apoia no satanismo e nas concepções sociais sobre esse culto para construir uma trama que tenta fazer o público se questionar se está assistindo a uma filme sobre um psicopata ou sobre um enviado do diabo.
Goste ou não da trama, o trabalho de Cage é irrepreensível. Ele interpreta com perfeição essa ameaça aterrorizante, criando tensão a cada aparição sua em tela. E o filme potencializa a atuação com o uso de uma trilha sonora certeira e a construção da sensação de solidão da protagonista, deixando que todas as participações de Nic sejam perfeitamente inseridas para fazer dele um monstro digno dos piores pesadelos.
O lado bom é que Longlegs, já considerado um sucesso na temporada, ficará em cartaz nas próximas semanas e provavelmente já passará o bastão para Ligação Sombria, outro longa protagonizado por Nicolas Cage, que pode ser a ‘cereja do bolo’ para o ator nesta temporada. Isso porque esse filme promete ser um suspense mais dinâmico e trazer outra atuação frenética de Cage.
Protagonizado por Joel Kinnaman, o longa acompanhará um motorista que recebe a notícia de que sua esposa entrou em trabalho de parto. No caminho para o hospital, porém, um estranho (Cage) entra em seu carro, aponta uma arma para ele e o obriga a entrar em uma viagem insana pela noite, enquanto põe sua vida em risco sem motivo.
Pelo trailer, podemos ver que a direção permitiu que Nicolas Cage deixasse fluir toda sua excentricidade para dar vida ao psicopata armado. Já Kinnaman deve ir contra seus papéis usuais de ‘herói esquentadinho’ para interpretar um jovem que precisará se controlar para tentar enganar o assassino, sobreviver e ver seu filho. Tem tudo para atingir um público mais abrangente que o de Longlegs, o que seria a conclusão de um ano muito digno para Nic Cage e seu momento de recuperação na carreira.