sábado, janeiro 31, 2026

Opinião | Novo curta das Tartarugas Ninja encerra debate sobre a I.A. com bom humor

DestaqueOpinião | Novo curta das Tartarugas Ninja encerra debate sobre a I.A. com bom humor

Lançado na última semana de 2025, o curta-metragem animado As Tartarugas Ninja: Perdidas em Nova Jersey chegou aos cinemas junto com a nova animação Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada, que está nas últimas semanas de exibição aqui no Brasil.

A aventura dá prosseguimento à história dos quatro irmãos, após os eventos de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, sucesso de crítica de 2023. Com eles vivendo em meio aos seres humanos, o curta conta uma história de Natal marcada pelo humor adolescente do quarteto, que transita do inocente ao sarcástico num estalar de dedos.

Anunciado como uma paródia de Esqueceram de Mim (no original, o filme traz o subtítulo “Chrome Alone”, que brinca com o título original do longa de Macaulay Culkin – Home Alone), esse curta é uma grande sátira dos clássicos natalinos dos anos 1990, mas não se limita a isso e consegue construir uma crítica intensa e necessária de forma leve e divertida.



A trama acompanha os irmãos em uma busca pelo presente de Natal perfeito para o Mestre Splinter. Mas o que parecia tomar rumos de Um Herói De Brinquedo, logo se desvia para uma aventura hilária sobre o uso desenfreado das Inteligências Artificiais no cinema e toda a falta de ética que envolve esse processo.

Isso porque eles acaba vendo um comercial sobre os Jabutis Kung Fu, uma linha de brinquedos vagabundos inspirados nas Tartarugas. Só tem um problema: os irmãos não estão recebendo um centavo sobre as vendas. Indignados, eles decidem ir até a fábrica para tirar satisfação e tentar conseguir um dinheirinho pro presente do pai, o que os leva à tão temida Nova Jersey.

Na fábrica, eles encontram o responsável pelos brinquedos, o vilão Chrome Dome, uma Inteligência Artificial mutante cujos poderes são o acesso a tecnologia e o plágio. De uma forma divertida e didática, o vilão sintetiza toda a problemática do uso da I.A. na produção de arte, já que tudo relacionado a ele é copiado de outras franquias já existentes na Cultura Pop. É algo tão bem sacado que até mesmo as crianças pequenas conseguem entender o debate por trás dessa ferramenta.

Ao longo de aproximadamente 7 minutos, a equipe criativa consegue explicar a polêmica e refutar todos os possíveis argumentos utilizados para defender o uso de I.A. nas telonas, tudo isso embalado pelo humor característico desses personagens tão queridos e com a estética sensacional do filme de 2023. As Tartarugas Ninja: Perdidas em Nova Jersey é um trabalho fascinante, que tem tudo para se tornar um curta geracional com o passar do tempo.

A versão nacional traz ainda o retorno dos dubladores do primeiro filme, que têm – mais ou menos – a idade dos personagens, o que dá a eles muita personalidade. Esqueça aquela história de adultos fazendo voz de criança. Não, aqui o elenco é realmente adolescente, o que deixa esses personagens muito autênticos. É imperdível!

As Tartarugas Ninja: Perdidas em Nova Jersey pode ser conferido antes de Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada, que está nas últimas semanas em cartaz nos cinemas brasileiros.

author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS