Antes de estrelar ‘Oppenheimer’, Cillian Murphy (‘Peaky Blinders’) teve papéis coadjuvantes nos filmes de Christopher Nolan.
Para quem não se lembra, ele esteve em ‘Dunkirk’, ‘A Origem‘ e na trilogia ‘O Cavaleiro das Trevas’.
Em entrevista para a Associated Press, Murphy brincou ao dizer que estava desesperado para ganhar um papel principal nos filmes de Nolan após anos de parceria.
“Chris é tão discreto, com seu jeito britânico, ele apenas me ligou e disse: ‘Ouça, eu escrevi um roteiro, é sobre Oppenheimer. Eu gostaria que você fosse meu Oppenheimer’. Foi um grande dia porque eu sempre disse publicamente e em particular, para Chris, que se eu estivesse disponível, eu atuaria em qualquer filme dele. Eu realmente não me importo com o tamanho do papel. Mas, no fundo, secretamente, eu estava desesperado por um papel principal nos filmes dele.”
De acordo com o Puck News, ‘Oppenheimer‘ terá aproximadamente 180 minutos de duração, ou seja, 3h de execução.
Isso faz dele o filme mais longo da carreira de Nolan, perdendo apenas para ‘Interestellar‘ (2014), que teve 169 minutos, ou 2h49 min.
Com estreia marcada para 20 de julho, a produção conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um plano do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear para do país.
Confira o trailer:
Ver essa foto no Instagram
Durante uma entrevista para a Total Film, Nolan disse que fez tudo o que pôde para tentar replicar a primeira explosão nuclear já criada.
E sem o uso de efeitos digitais.
Embora Nolan não tenha se esforçado para construir uma arma nuclear real, obviamente, o cineasta afirmou que ele e sua equipe conseguiram recriar em pequena escala o teste Trinity, o primeiro teste de armas nucleares.
“Acho que recriar o teste Trinity [a primeira detonação de uma arma nuclear, no Novo México] sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio. Andrew Jackson, meu supervisor de efeitos visuais, estava tentando descobrir como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o próprio teste Trinity, para recriar, com exatidão, aquele teste feito no Novo México.”
Nolan acrescentou que o fato de o filme ser uma cinebiografia histórica, as gravações representaram grandes desafios logísticos.
“É uma história de com uma imensa escala e um dos projetos mais desafiadores nos quais já trabalhei em termos de encontrar a amplitude da história de Oppenheimer. Havia grandes desafios logísticos, grandes desafios práticos. Mas eu tinha uma equipe extraordinária , e eles realmente intensificaram todas as ideias que eu tive. Levará um tempo até terminarmos. Mas, certamente, enquanto vejo os resultados chegando e enquanto estou montando o filme, fico emocionado com o que conseguimos alcançar.”
O elenco ainda inclui Emily Blunt (‘Jungle Cruise’), Matt Damon (‘O Último Duelo’), Florence Pugh (‘Viúva Negra’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Benny Safdie (‘Joias Brutas’), Dane DeHaan (‘O Espetacular Homem-Aranha 2’), Jack Quaid (‘The Boys’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), David Dastmalchian (‘O Esquadrão Suicida’), Alden Ehrenreich (‘Solo: Uma História Star Wars’), David Krumholtz (‘The Deuce’), Jason Clarke (‘Everest’), Louise Lombard (‘CSI’), James D’Arcy (‘Agent Carter’), Michael Angarona (‘Sky High: Super-Escola de Heróis’) e Matthias Schweighöfer (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
Pugh interpretará Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer e a causa de grandes preocupações de segurança para funcionários do governo.
Safdie interpretará Edward Teller, o físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogênio e membro do Projeto Manhattan, a iniciativa de pesquisa dos EUA que desenvolveu a primeira bomba atômica.
Damon será o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, enquanto Blunt será Katherine Oppenheimer Vissering, esposa do protagonista.
Nolan também entra como produtor executivo do filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas.