‘Oppenheimer‘ é o mais novo filme da carreira de Christopher Nolan (‘Tenet’) e conta a história do criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, vivido por Cillian Murphy, que já colaborou em diversos filmes do cineasta.
Além de fazer sucesso ao resgatar um acontecimento histórico, o longa também vem surpreendendo o público por trazer a primeira cena de sexo em um filme de Nolan.
A cena é protagonizada por Oppenheimer e sua jovem amante, Jean Tatlock, uma psiquiatra e integrante do Partido Comunista, interpretada por Florence Pugh (‘Não se Preocupe, Querida’).
Além disso, o momento é reproduzido durante o interrogatório do cientista – e de sua esposa Kitty (Emily Blunt) – na Comissão de Energia Atômica.
Quando os membros da Comissão mencionam o caso que Oppenheimer viveu com Tatlock, vemos uma transição de cena mostrando o personagem de Murphy nu, com Pugh em seu colo.
A maneira como o momento é mostrado ao público dá a entender que a cena é uma representação visual da imaginação de Kitty sobre a traição.
Enquanto o caso é discutido pelos representantes da comissão, Kitty não consegue evitar que sua imaginação mostre seu amado se relacionando com outra mulher.
Isso explica porque Kitty vislumbra o marido a traindo… Como ela nunca chegou a flagrá-lo com outra mulher, sua imaginação fez todo trabalho para que o público se sentisse no lugar dela.
É uma cena inusitada, mas também serve para explicar o tumulto interno da personagem de Blunt ao longo da trama.
A cena também tem uma grande importância narrativa, já que o caso que Oppenheimer viveu com Jean Tatlock é apresentado pela Comissão como uma prova do envolvimento do físico com o Partido Comunista e, consequentemente, com a União Soviética.
Relembre o trailer de ‘Oppenheimer’:
A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um plano do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear para do país.
O elenco ainda inclui Emily Blunt (‘Jungle Cruise’), Matt Damon (‘O Último Duelo’), Florence Pugh (‘Viúva Negra’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Benny Safdie (‘Joias Brutas’), Dane DeHaan (‘O Espetacular Homem-Aranha 2’), Jack Quaid (‘The Boys’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), David Dastmalchian (‘O Esquadrão Suicida’), Alden Ehrenreich (‘Solo: Uma História Star Wars’), David Krumholtz (‘The Deuce’), Jason Clarke (‘Everest’), Louise Lombard (‘CSI’), James D’Arcy (‘Agent Carter’), Michael Angarona (‘Sky High: Super-Escola de Heróis’) e Matthias Schweighöfer (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
Pugh interpretará Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer e a causa de grandes preocupações de segurança para funcionários do governo.
Safdie interpretará Edward Teller, o físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogênio e membro do Projeto Manhattan, a iniciativa de pesquisa dos EUA que desenvolveu a primeira bomba atômica.
Damon será o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, enquanto Blunt será Katherine Oppenheimer Vissering, esposa do protagonista.
Nolan também entra como produtor executivo do filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas.