terça-feira, abril 16, 2024

Os 10 Maiores Astros de Ação

Os filmes de ação sempre ocuparam papel de destaque na história do cinema como excelente fonte de entretenimento para os espectadores ao redor do mundo. Dificilmente vemos um filme deste gênero sendo premiado com um Oscar que não seja técnico, mas é bastante comum termos filmes de ação liderando as bilheterias e agradando o público em geral. Mas para que um filme de ação seja bom, precisamos de um protagonista que seja ao mesmo tempo “duro na queda” e carismático. O ator certo muitas vezes salva um filme e chama atenção para algo que poderia passar despercebido. Pensando nisso, decidi assumir a complicada responsabilidade de montar uma lista com os dez maiores astros de ação do cinema.

Esta tarefa de nomear apenas dez astros é algo extremamente difícil, não só pela imensidão de filmes do gênero, mas também pela quantidade de atores que já assumiram esse posto de liderar uma película de ação. Claro que temos as “figurinhas carimbadas” que sempre farão parte dessa lista como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone. Estes fazem parte dos atores cuja carreira foi, em sua maioria, voltada para filmes de ação e através dos quais receberam o maior reconhecimento. Ainda que suas habilidades dramáticas sejam questionáveis, seu talento e carisma para conduzir cenas de ação são inegáveis e isso os transforma, ao meu ver, em astros de ação.

Mas também temos aqueles atores que, em algum momento da sua vida, assumiram papéis em excelentes filmes de ação, ainda que isso não seja o foco da sua carreira e que eles já tenham demostrado enorme talento dramático em outras ocasiões. É o caso, por exemplo, de atores como Denzel Washington, Robert De Niro, Mel Gibson, Tom Cruise, Matt Damon e, mais recentemente, Liam Neeson. Nestes casos, fica difícil rotular estes atores como astros de ação e comparar seus feitos com aqueles de atores que focam em filmes do gênero.

Sendo assim, decidi focar, com raras exceções, em listar apenas aqueles que considero como verdadeiros astros de ação no sentido clássico do termo. Ainda assim, é impossível não cometer injustiças ao deixar de fora nomes como Chuck Norris, Bruce Lee, Nicolas Cage, Jet Li, Wesley Snipes, Steven Seagal, dentre outros. Mas a ausência desses e de alguns outros foi baseada no conjunto da obra durante toda a carreira e na quantidade de filmes de ação bons que foram feitos por cada ator e não apenas em um filme específico, mesmo que ele seja considerado um clássico.

Após essa longa explicação, sem mais delongas, vamos à lista e aos motivos de cada escolha:

10. Tom Cruise

tom-cruise-filmes-de-sucesso_02

Logo de cara começamos com um nome que, a princípio, não deveria estar nesta lista. Afinal, Tom Cruise já fez vários outros filmes de gêneros diferentes em que demonstrou seu grande talento dramático. Mesmo assim, desde que ele desistiu de ganhar um Oscar, ficou claro que ele priorizou os filmes de ação e é bem evidente que ele possui talento suficiente para isso. Além de comandar a excelente franquia cinematográfica ‘Missão Impossível’ (cujo último filme é simplesmente imperdível), ele já estrelou e vem aparecendo em outros ótimos filmes do gênero, como por exemplo ‘Minority Report’, ‘No Limite do Amanhã’ e ‘Jack Reacher’.

 

Não deixe de assistir:

9. Jean Claude Van Damme

jeanclaudevandamme_1

Tudo bem que hoje em dia a carreira de Van Damme está restrita a filmes ‘B’ que nem sequer chegam ao cinemas, mas estes filmes ainda fazem sucesso entre seus fãs e não podemos esquecer que, no final da década de 80 e começo da década de 90, ele era “o cara novo no pedaço”. Filmes como ‘O Grande Dragão Branco’, ‘Soldado Universal’ e ‘Timecop’ são apenas alguns exemplos dos clássicos que foram estrelados por este ícone do gênero que imortalizou um estilo único de luta que, ainda que não seja o mais prático e efetivo, fica bem bacana em câmera lenta.

 

8. Jason Statham

wildcard

Desde que virou protagonista e ficou conhecido do público através do primeiro filme da série ‘Carga Explosiva’, este ator assumiu status de astro de ação e mostrou em várias ocasiões que este título é digno. Além de uma forte presença física e habilidade de luta, ele provou que possui versatilidade para interpretar vilões e até mesmo fazer rir com sua marra. Não é à toa que ele é um “mercenário titular”.

 

7. Vin Diesel

vin-diesel-01

Eu confesso que não sou muito fã deste ator, pois acho ele muito marrento, mas é impossível não reconhecer seu carisma e seu papel como astro de ação. Além de ótimos filmes como ‘Triplo X’ e ‘Eclipse Mortal’, ele é o grande astro do que hoje é uma das franquias de ação mais lucrativas do cinema, ‘Velozes e Furiosos’. Isso sem falar que ele empresta sua voz (ou seriam grunhidos?) para Groot, um dos personagens mais bacanas do ótimo ‘Guardiões da Galáxia’.

6. Dwayne “The Rock” Johnson

hercules_6

Aqui temos mais um ótimo exemplo de ator que tinha tudo para ser apenas mais um brutamontes que dispara tiros e socos e, nos intervalos, solta frases de efeito. Mas nada está mais longe da realidade, pois temos aqui um ator com um bom talento, um físico invejável e, principalmente, muita personalidade. Em alguns de seus filmes mais recentes ficou claro de que sua presença foi algo que fez toda a diferença, como por exemplo em ‘Hercules’ e em ‘Terremoto: A falha de San Andreas’. Sinceramente, parece que estamos diante de um verdadeiro “Midas” dos filmes de ação que está caminhando a passos largos para subir cada vez mais nesta lista.

 

5. Keanu Reeves

keanu-reeves

Este nome também pode gerar certa polêmica, uma vez que temos novamente um ator que já fez vários outros gêneros de filme. O fato inegável aqui, pelo menos na minha opinião, é que, com raras exceções, ele fracassou ao tentar mostrar que possui um grande talento dramático. Para mim sempre ficou claro que sua maior vocação foram os filmes de ação e seu currículo prova isso. Ou será que um ator que protagonizou filmes como ‘Velocidade Máxima’, ‘Caçadores de Emoção’, ‘Matrix’ e, mais recentemente, o ótimo ‘De Volta ao Jogo‘, não pode ser considerado um dos maiores astros de ação de todos os tempos?

 

4. Jackie Chan

Jackie Chan

Mesmo que ele não tenha feito tanto sucesso no “ocidente” quanto merecia, não temos como deixar de reconhecer a figura de Jackie Chan e todo o seu enorme legado para este gênero. Além de um excelente lutador, temos aqui um ator engraçado e que é único que pode dizer que nunca usou dublê em seus filmes. Ele chegou ao ponto de terminar filmagens usando gesso devido aos ferimentos sofridos (ou você nunca viu as cenas extras do ‘Arrebentando em Nova York’?). Nada mais justo do que recompensá-lo com esta posição.

 

3. Bruce Willis

A Good Day to Die Hard Premiere

Posso dizer que chegamos em uma categoria onde deixamos para trás os atores mortais e entramos no status de “lenda viva”. Mesmo que Bruce Willis já tenha provado seu enorme talento dramático em outros clássicos como ‘Sexto Sentido’, ‘Os 12 Macacos’ ou ‘Pulp Fiction’, e que já tenha dito que está cansado de fazer filmes de ação, estamos falando de ninguém menos do que John McClane. O primeiro filme da franquia ‘Duro de Matar’ é, na minha opinião, o melhor filme de ação de todos os tempos, e isso só foi possível devido ao talento e bom humor deste excelente ator. Além disso, temos vários outros filmes do gênero, como ‘O Quinto Elemento’, ‘Armageddon’ e ‘Aposentados e Perigosos’ que só serviram para comprovar seu status como um dos maiores astros de ação de todos os tempos.

 

2. Arnold Schwarzenegger

exterminadordofuturo-Schwarzenegger

Confesso que fiquei com dúvida sobre esta decisão de deixar o eterno “Terminator” em segundo, mas no final pesou um pouco a questão do talento dramático e da quantidade de personagens marcantes. Mas o que falta em talento dramático, sobra (e muito) em carisma para este ator que possui filmes memoráveis em seu currículo. O primeiro ‘Predador’ é um dos meus filmes de ação favoritos e isso se deve em grande parte à sua forte presença que conseguiu fazer um ótimo contraponto com o alienígena do título. O que falar então de ‘Conan’, um personagem que parece ter sido escrito para um dia ser interpretado por ele. E nem o fato de ter ficado afastado por oito anos para governar a Califórnia diminuíram seu papel, pois ele já voltou com ótimos filmes e mostrando que ainda tem muita água para vender. Sim, ele voltou.

 

1. Sylvester Stallone

Stallonerambo

Finalmente chegamos ao topo da lista e para mim, apesar da dúvida mencionada anteriormente, temos um vencedor que merece esta posição. Além de um ator extremamente bem sucedido no gênero de ação com personagens inesquecíveis como Cobra, Rambo e, claro, Rocky Balboa, é preciso destacar o fato dele ter escrito e dirigido grande parte de seus filmes. Infelizmente, durante algum tempo de sua carreira, ele decidiu que ia parar de fazer filmes de ação. Quando o que parecia óbvio ficou claro para ele, decidiu se render ao seu “chamado” e voltou para reviver seus grandes personagens e também criar outros novos. Hoje em dia ele é o líder dos ‘Mercenários’ e conseguiu encontrar uma forma de tirar sarro de seu “ganha-pão” e de sua velhice (que infelizmente chegou com força) ao contracenar com outros ícones de ação do passado e do presente. Ainda assim, ele pode gritar a plenos pulmões: “Adrian, eu consegui!”.

 

E você, o que achou da lista? Lembre-se de compartilhar a sua opinião na seção de comentários!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS