domingo , 19 janeiro , 2025

Os 10 Melhores Filmes de TERROR dos Anos 1970

YouTube video

Em mais de um século desde que o cinema surgiu, é notável como certos gêneros são tratados, até hoje, como representantes máximos da indústria fílmica – como os dramas, que normalmente dominam as temporadas de premiações e são caracterizados por especialistas e críticos como o suprassumo de tal criação artística.

Porém, é impossível desassociar os outros gêneros da história do cinema – algo que continua acontecendo quando voltamos nossa atenção para o terror.

Esses tipos de narrativa estão intrinsecamente ligadas à história da sétima arte, acompanhando suas revoluções técnicas e estilísticas e servindo de base para a eternização de obras de icônicos diretores – incluindo mestres como Quentin TarantinoAkira KurosawaMartin Scorsese, apenas para citar alguns. E isso não é tudo: mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público, histórias de terror permitem que se abra espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus – desde eventos apocalípticos a crenças religiosas ou populares.

E, quando fazemos um breve recorte para os anos 1970, é impressionante ver como o gênero em questão começava a emergir como uma importante ramificação criativa que geraria clássicos relembrados até os dias de hoje. Por isso, preparamos uma breve lista elencando os dez melhores filmes de terror daquela época para você conferir.

Veja abaixo:

10. CARRIE, A ESTRANHA (1976)

carrie

Assista Também:
YouTube video


Nessa clássica e arrepiante adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento. O filme ganhou aclame generalizado pela crítica e chamou a atenção por servir como um profundo retrato humano de vingança e loucura.

9. ERASERHEAD (1977)

David Lynch tem um estilo de direção e de narrativa único que conquistou uma legião de fãs – e, em 1977, fez sua estreia oficial na sétima arte com o lançamento do icônico Eraserhead, um suspense body-horror surrealista que se tornou um dos símbolos do movimento conhecido como “filme da meia-noite”. Na trama, Henry Spencer vive em uma cidade industrial, em meio à fumaça, ao barulho e a prédios abandonados. Nesse cenário desolador, ele tem estranhas visões enquanto tenta sobreviver à raiva da namorada, Mary X, e aos gritos incessantes de seu filho recém-nascido, uma criança mutante.

8. SUSPIRIA (1977)

Se há um diretor a quem podemos atribuir o adjetivo “polêmico”, este é Dario Argento. E, em 1977, o cineasta encabeçou um ambicioso projeto intitulado Suspiria – relembrado como uma das maiores produções do século XX e uma das mais influentes da história do cinema. Apostando fichas em um encontro vibrante de cores e uma trilha sonora marcante, a trama traz Jessica Harper como uma estrela de balé em ascensão que se vê no centro de uma onda de assassinatos horríveis, começando a acreditar que a escola onde estuda está cheia de maldade e que seus professores são mais malignos do que aparentam.

7. ALIEN, O 8º PASSAGEIRO (1979)

Considerado um dos filmes de terror e de ficção científica mais influentes de todos os tempos, Alien, o 8º Passageiro’ serve de modelo para incursões do gênero que são ambientadas na vastidão e na solidão do espaço. Dirigido por Ridley Scott, o filme é centrado em uma nave espacial que, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação

6. O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)

De maneira similar a vários clássicos do terror, O Massacre da Serra Elétrica teve recepção divisiva quando chegou aos cinemas em meados dos anos 1970 – mas seu impacto o sagrou como uma das produções de maior influência da sétima arte. Dirigido por Tobe Hooper e dando origem a uma franquia multimidiática que ainda rende frutos, a trama acompanha um grupo de amigos que se torna alvo de uma família de canibais quando vão visitar uma antiga herdade. O filme eternizou um dos maiores vilões do cinema, Leatherface, e aterrizou audiências ao redor do mundo.

5. TUBARÃO (1975)

Dirigido por Steven SpielbergTubarão é relembrado como o primeiro blockbuster da história do cinema – e é conhecido por basicamente qualquer um que já tenha ouvido falar o nome do diretor. Na trama, um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

4. INVERNO DE SANGUE EM VENEZA (1973)

inverno de sangue em veneza

Em 1973, Donald SutherlandJulie Christie estrelavam o icônico suspense de terror Inverno de Sangue em Veneza. Contando com a direção de Nicolas Roeg e funcionando como adaptação do conto homônimo de Daphne du Maurier, o longa-metragem ascendeu a um patamar invejável de influência, principalmente pela construção dúbia e atmosférica que seria remodelada nas décadas seguintes, principalmente no cenário fílmico britânico. A trama acompanha um casal que viaja para Veneza após a recente morte acidental de sua filha, depois que o marido aceita uma comissão para restaurar uma igreja. Eles encontram duas irmãs, uma das quais afirma ser clarividente e informa que sua filha está tentando contatá-los e alertá-los de um perigo mortal. O marido, a princípio rejeita as afirmações da vidente, mas as coisas mudam quando ele começa a ter visões estranhas.

3. HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR (1978)

halloween

É claro que o maior clássico de Dia das Bruxas, Halloween – A Noite do Terror’, merecia um lugar na nossa lista: o clássico estabeleceu as fundações estéticas e narrativas do subgênero slasher e, até hoje, é considerado uma das produções mais influentes de todos os tempos, além de ter eternizado Jamie Lee Curtis como uma das grandes scream queens do cinema. Na trama, o perigoso assassino Michael Myers escapa de seu confinamento e retorna para sua pacata cidade natal para continuar a coletar vítimas e se consagrar como um verdadeiro bicho-papão impetuoso e muito mortal

2. DESPERTAR DOS MORTOS (1978)

despertar dos mortos

Dentro do terror, existe um subgênero bastante conhecido que permanece no imaginário popular até os dias de hoje: os filmes de zumbis. Porém, antes de várias franquias conquistarem o público, George A. Romero emergiu como o responsável por popularizar tais narrativas com o aclamado Despertar dos Mortos. Servindo como divisor de águas para o gênero, o filme acompanha quatro sobreviventes de um ataque de mortos-vivos que se escondem em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de zumbis descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns deles que retornam à vida e somam-se ao exército de criaturas.

1. O EXORCISTA (1973)

Nenhum outro filme poderia ocupar o primeiro lugar da nossa lista além de O Exorcista. Lançado em 1973, o título chocou espectadores ao redor do mundo, causando uma comoção generalizada e sagrando-o como um dos melhores longas-metragens de todos os tempos. Ao conquistar inúmeras indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, a produção quebrou os estigmas sofridos pelas obras do gênero, começando a livrá-lo do desdém sofrido pelos mais tradicionalistas – permitindo, inclusive, que os estúdios aumentassem os orçamentos dos longas de terror.

Na trama, uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Sarah Michelle Gellar e Patrick Dempsey falam sobre Dexter, a carreira em filmes de terror e PÂNICO7

YouTube video

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Os 10 Melhores Filmes de TERROR dos Anos 1970

YouTube video

Em mais de um século desde que o cinema surgiu, é notável como certos gêneros são tratados, até hoje, como representantes máximos da indústria fílmica – como os dramas, que normalmente dominam as temporadas de premiações e são caracterizados por especialistas e críticos como o suprassumo de tal criação artística.

Porém, é impossível desassociar os outros gêneros da história do cinema – algo que continua acontecendo quando voltamos nossa atenção para o terror.

Esses tipos de narrativa estão intrinsecamente ligadas à história da sétima arte, acompanhando suas revoluções técnicas e estilísticas e servindo de base para a eternização de obras de icônicos diretores – incluindo mestres como Quentin TarantinoAkira KurosawaMartin Scorsese, apenas para citar alguns. E isso não é tudo: mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público, histórias de terror permitem que se abra espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus – desde eventos apocalípticos a crenças religiosas ou populares.

E, quando fazemos um breve recorte para os anos 1970, é impressionante ver como o gênero em questão começava a emergir como uma importante ramificação criativa que geraria clássicos relembrados até os dias de hoje. Por isso, preparamos uma breve lista elencando os dez melhores filmes de terror daquela época para você conferir.

Veja abaixo:

10. CARRIE, A ESTRANHA (1976)

carrie

Nessa clássica e arrepiante adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento. O filme ganhou aclame generalizado pela crítica e chamou a atenção por servir como um profundo retrato humano de vingança e loucura.

9. ERASERHEAD (1977)

David Lynch tem um estilo de direção e de narrativa único que conquistou uma legião de fãs – e, em 1977, fez sua estreia oficial na sétima arte com o lançamento do icônico Eraserhead, um suspense body-horror surrealista que se tornou um dos símbolos do movimento conhecido como “filme da meia-noite”. Na trama, Henry Spencer vive em uma cidade industrial, em meio à fumaça, ao barulho e a prédios abandonados. Nesse cenário desolador, ele tem estranhas visões enquanto tenta sobreviver à raiva da namorada, Mary X, e aos gritos incessantes de seu filho recém-nascido, uma criança mutante.

8. SUSPIRIA (1977)

Se há um diretor a quem podemos atribuir o adjetivo “polêmico”, este é Dario Argento. E, em 1977, o cineasta encabeçou um ambicioso projeto intitulado Suspiria – relembrado como uma das maiores produções do século XX e uma das mais influentes da história do cinema. Apostando fichas em um encontro vibrante de cores e uma trilha sonora marcante, a trama traz Jessica Harper como uma estrela de balé em ascensão que se vê no centro de uma onda de assassinatos horríveis, começando a acreditar que a escola onde estuda está cheia de maldade e que seus professores são mais malignos do que aparentam.

7. ALIEN, O 8º PASSAGEIRO (1979)

Considerado um dos filmes de terror e de ficção científica mais influentes de todos os tempos, Alien, o 8º Passageiro’ serve de modelo para incursões do gênero que são ambientadas na vastidão e na solidão do espaço. Dirigido por Ridley Scott, o filme é centrado em uma nave espacial que, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação

6. O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)

De maneira similar a vários clássicos do terror, O Massacre da Serra Elétrica teve recepção divisiva quando chegou aos cinemas em meados dos anos 1970 – mas seu impacto o sagrou como uma das produções de maior influência da sétima arte. Dirigido por Tobe Hooper e dando origem a uma franquia multimidiática que ainda rende frutos, a trama acompanha um grupo de amigos que se torna alvo de uma família de canibais quando vão visitar uma antiga herdade. O filme eternizou um dos maiores vilões do cinema, Leatherface, e aterrizou audiências ao redor do mundo.

5. TUBARÃO (1975)

Dirigido por Steven SpielbergTubarão é relembrado como o primeiro blockbuster da história do cinema – e é conhecido por basicamente qualquer um que já tenha ouvido falar o nome do diretor. Na trama, um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

4. INVERNO DE SANGUE EM VENEZA (1973)

inverno de sangue em veneza

Em 1973, Donald SutherlandJulie Christie estrelavam o icônico suspense de terror Inverno de Sangue em Veneza. Contando com a direção de Nicolas Roeg e funcionando como adaptação do conto homônimo de Daphne du Maurier, o longa-metragem ascendeu a um patamar invejável de influência, principalmente pela construção dúbia e atmosférica que seria remodelada nas décadas seguintes, principalmente no cenário fílmico britânico. A trama acompanha um casal que viaja para Veneza após a recente morte acidental de sua filha, depois que o marido aceita uma comissão para restaurar uma igreja. Eles encontram duas irmãs, uma das quais afirma ser clarividente e informa que sua filha está tentando contatá-los e alertá-los de um perigo mortal. O marido, a princípio rejeita as afirmações da vidente, mas as coisas mudam quando ele começa a ter visões estranhas.

3. HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR (1978)

halloween

É claro que o maior clássico de Dia das Bruxas, Halloween – A Noite do Terror’, merecia um lugar na nossa lista: o clássico estabeleceu as fundações estéticas e narrativas do subgênero slasher e, até hoje, é considerado uma das produções mais influentes de todos os tempos, além de ter eternizado Jamie Lee Curtis como uma das grandes scream queens do cinema. Na trama, o perigoso assassino Michael Myers escapa de seu confinamento e retorna para sua pacata cidade natal para continuar a coletar vítimas e se consagrar como um verdadeiro bicho-papão impetuoso e muito mortal

2. DESPERTAR DOS MORTOS (1978)

despertar dos mortos

Dentro do terror, existe um subgênero bastante conhecido que permanece no imaginário popular até os dias de hoje: os filmes de zumbis. Porém, antes de várias franquias conquistarem o público, George A. Romero emergiu como o responsável por popularizar tais narrativas com o aclamado Despertar dos Mortos. Servindo como divisor de águas para o gênero, o filme acompanha quatro sobreviventes de um ataque de mortos-vivos que se escondem em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de zumbis descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns deles que retornam à vida e somam-se ao exército de criaturas.

1. O EXORCISTA (1973)

Nenhum outro filme poderia ocupar o primeiro lugar da nossa lista além de O Exorcista. Lançado em 1973, o título chocou espectadores ao redor do mundo, causando uma comoção generalizada e sagrando-o como um dos melhores longas-metragens de todos os tempos. Ao conquistar inúmeras indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, a produção quebrou os estigmas sofridos pelas obras do gênero, começando a livrá-lo do desdém sofrido pelos mais tradicionalistas – permitindo, inclusive, que os estúdios aumentassem os orçamentos dos longas de terror.

Na trama, uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

YouTube video

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS