quinta-feira , 31 outubro , 2024

Os 10 Melhores Filmes de TERROR dos Anos 2000

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Os filmes de terror têm uma capacidade única de instigar os espectadores de maneiras quase únicas – mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público,  além de abrirem espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus.

Duas décadas atrás, o terror continuava a apostar fichas em subgêneros que, outrora, não tinham tanta popularidade. Além das narrativas slasher que acompanhavam a fama inegável de franquias como ‘A Hora do Pesadelo’‘Pânico’, produções sobre serial killers começaram a dominar as telonas e a indicar que o gênero ainda tinha muito a nos contar.

Pensando nisso e aproveitando que estamos no mês mais místico e arrepiante do ano, preparamos uma lista elencando os dez melhores filmes de terror dos anos 2000.

Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

10. ARRASTE-ME PARA O INFERNO (2009)

arraste me para o inferno

Em 2009, Sam Raimi entregava uma das melhores produções de terror em anos, mergulhando de cabeça em uma insana e sangrenta aventura sobrenatural que, até hoje, é relembrada pelos fãs inveterados do gênero. Reacendendo o apreço dos espectadores por tabus envolvendo religião e o além-vida, o longa acompanha a vida de uma bancária que começa a mudar quando, para impressionar seu chefe, ela nega o pedido de prorrogação do prazo de pagamento das prestações da casa de uma idosa.

9. OS OUTROS (2001)

Terror

“A fantástica observação de uma narrativa através da perspectiva. Explorando lugares sombrios, principalmente na mente de uma mulher em conflito, chegou aos cinemas 22 anos atrás um suspense psicológico intrigante que nos leva para dias tensos de uma família em meados da década de 40 em Jersey, pertencente às ilhas do canal. Escrito e dirigido pelo cineasta chileno Alejandro Amenábar, seu primeiro trabalho em língua inglesa, e produzido por Tom CruiseOs Outros possui um criativo plot twist que dão todo sentido à ótima narrativa” – Raphael Camacho

8. MEDO (2003)

Duas mulheres em vestidos brancos em pé.

É notável como o cinema coreano consegue criar revoluções estéticas através de obras de arte – sejam elas quais foram. Em 2003, Kim Jee-woon encabeçou um dos projetos mais aclamados de sua carreira e também da década ao trazer a vida o terror psicológico Medo (em um momento em que o subgênero em questão não tinha a popularidade de hoje). Arquitetando uma espécie de tragédia shakespeariana da melhor maneira possível, a trama acompanha duas irmãs que, depois de passar um tempo em uma instituição mental, voltam para a casa de seu pai e madrasta. Uma vez lá, além de lidar com os modos obsessivos e desequilibrados de sua madrasta, um fantasma interferente também afeta sua recuperação.

7. ABISMO DO MEDO (2005)

Terror

Apesar de ter estreado nos cinemas britânicos em 2005, o clássico terror Abismo do Medo chegou aos cinemas mundiais quase um ano mais tarde, depois de uma exibição de grande sucesso no Festival de Sundance em 2006. Desde seu lançamento até os dias de hoje, a obra ainda reclama seu posto como uma das melhores produções do gênero dos anos 2000 (além de ter dado início a uma onda de terrores com ar feminista que ganhariam popularidade nos anos seguintes). A trama acompanha seis mulheres que, após entrarem em um complexo de cavernas, lutam para sobreviver contra criaturas humanoides que querem matá-las.

6. EXTERMÍNIO (2002)

Terror

Se o gênero de zumbis tem um apreço considerável na atualidade, devemos esse fato a, principalmente, Danny Boyle. O aclamado cineasta, em 2002, foi um dos responsáveis por reviver essas tramas com o terror pós-apocalíptico Extermínio – chegando a influenciar praticamente todas as produções do gênero que sairiam nos anos seguintes. Na trama, uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.

5. TODO MUNDO QUASE MORTO (2004)

todo mundo quase morto

Antes mesmo de ‘Zumbilândia’, as produções cômicas envolvendo zumbis ganharam um novo patamar quando Edgar WrightSimon Pegg uniram forças para o irretocável Todo Mundo Quase Morto. Recebendo aclame por parte da crítica e tornando-se um sucesso de bilheteria, o filme é um dos clássicos exemplos da histeria coletiva e transnacional pós-11 de setembro no circuito norte-americano e acompanha um funcionário de vendas de uma loja de eletrônicos e seu melhor amigo – que precisam salvar seus amigos e suas famílias de zumbis que tomaram conta de Londres.

4. [REC] (2007)

rec

“Um dos elementos mais notáveis do filme é a utilização de um único cenário pelo resto da obra. Ter um prédio residencial, de pequeno porte, contribui para que o sentimento de claustrofobia e medo dos moradores, bombeiros e jornalistas se torne mais crível, além de intensificar a problemática do estado de quarentena ali presente. Cenário único é algo bem comum em obras do found footage, isso porque se evita um gasto bem maior ao que a produção tem disponível mas porque também a simplicidade de ter um único cenário barateado mantém a fantasia de que a gravação em destaque é algo crível” – Gustavo Barreto

3. O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

Terror

O Labirinto do Fauno é um conto de fadas de horror que não se rende à romantização excessiva, mas sim que exala as angústias às quais uma nova geração estava fadada a carregar à época do real significado de caos. Não nos poupando de catarses naturais e nem mesmo de sacrifícios narrativos, essa obra de Del Toro é uma de suas mais memoráveis – e mais aterrorizantes, certamente. Na trama, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o fauno Pan, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

2. O HOSPEDEIRO (2006)

Terror

Lançado em 2006, O Hospedeiro conta a história de Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro. Esse projeto foi o que chamou a atenção do mundo do cinema para Bong Joon-ho  (que viria a ganhar o Oscar por ‘Parasita’ anos mais tarde), que consegue executar um projeto repleto de críticas sociais.

1. DEIXA ELA ENTRAR (2008)

Terror

“A história por si só já apresenta muitos elementos que naturalmente a isolam de enredos similares que estavam sendo contados nos Estados Unidos, porém, é o seu final que define essa diferença com o que era o usual. A grande revelação de Eli não é o que se espera e é o suficiente para redefinir, aos olhos do espectador, a forma de se ver a relação dos jovens. Outro elemento problemático que o enredo critica constantemente é o bullying nas escolas, sendo esse conceito bastante difícil para o diretor Tomas Alfredson trabalhar na adaptação para o cinema. A riqueza de detalhes com que o autor do livro constrói esses momentos impactou o cineasta de maneira profunda, isso ainda no período em que ele estava lendo o romance” –  Gustavo Barreto

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Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

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Os filmes de terror têm uma capacidade única de instigar os espectadores de maneiras quase únicas – mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público,  além de abrirem espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus.

Duas décadas atrás, o terror continuava a apostar fichas em subgêneros que, outrora, não tinham tanta popularidade. Além das narrativas slasher que acompanhavam a fama inegável de franquias como ‘A Hora do Pesadelo’‘Pânico’, produções sobre serial killers começaram a dominar as telonas e a indicar que o gênero ainda tinha muito a nos contar.

Pensando nisso e aproveitando que estamos no mês mais místico e arrepiante do ano, preparamos uma lista elencando os dez melhores filmes de terror dos anos 2000.

Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

10. ARRASTE-ME PARA O INFERNO (2009)

arraste me para o inferno

Em 2009, Sam Raimi entregava uma das melhores produções de terror em anos, mergulhando de cabeça em uma insana e sangrenta aventura sobrenatural que, até hoje, é relembrada pelos fãs inveterados do gênero. Reacendendo o apreço dos espectadores por tabus envolvendo religião e o além-vida, o longa acompanha a vida de uma bancária que começa a mudar quando, para impressionar seu chefe, ela nega o pedido de prorrogação do prazo de pagamento das prestações da casa de uma idosa.

9. OS OUTROS (2001)

Terror

“A fantástica observação de uma narrativa através da perspectiva. Explorando lugares sombrios, principalmente na mente de uma mulher em conflito, chegou aos cinemas 22 anos atrás um suspense psicológico intrigante que nos leva para dias tensos de uma família em meados da década de 40 em Jersey, pertencente às ilhas do canal. Escrito e dirigido pelo cineasta chileno Alejandro Amenábar, seu primeiro trabalho em língua inglesa, e produzido por Tom CruiseOs Outros possui um criativo plot twist que dão todo sentido à ótima narrativa” – Raphael Camacho

8. MEDO (2003)

Duas mulheres em vestidos brancos em pé.

É notável como o cinema coreano consegue criar revoluções estéticas através de obras de arte – sejam elas quais foram. Em 2003, Kim Jee-woon encabeçou um dos projetos mais aclamados de sua carreira e também da década ao trazer a vida o terror psicológico Medo (em um momento em que o subgênero em questão não tinha a popularidade de hoje). Arquitetando uma espécie de tragédia shakespeariana da melhor maneira possível, a trama acompanha duas irmãs que, depois de passar um tempo em uma instituição mental, voltam para a casa de seu pai e madrasta. Uma vez lá, além de lidar com os modos obsessivos e desequilibrados de sua madrasta, um fantasma interferente também afeta sua recuperação.

7. ABISMO DO MEDO (2005)

Terror

Apesar de ter estreado nos cinemas britânicos em 2005, o clássico terror Abismo do Medo chegou aos cinemas mundiais quase um ano mais tarde, depois de uma exibição de grande sucesso no Festival de Sundance em 2006. Desde seu lançamento até os dias de hoje, a obra ainda reclama seu posto como uma das melhores produções do gênero dos anos 2000 (além de ter dado início a uma onda de terrores com ar feminista que ganhariam popularidade nos anos seguintes). A trama acompanha seis mulheres que, após entrarem em um complexo de cavernas, lutam para sobreviver contra criaturas humanoides que querem matá-las.

6. EXTERMÍNIO (2002)

Terror

Se o gênero de zumbis tem um apreço considerável na atualidade, devemos esse fato a, principalmente, Danny Boyle. O aclamado cineasta, em 2002, foi um dos responsáveis por reviver essas tramas com o terror pós-apocalíptico Extermínio – chegando a influenciar praticamente todas as produções do gênero que sairiam nos anos seguintes. Na trama, uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.

5. TODO MUNDO QUASE MORTO (2004)

todo mundo quase morto

Antes mesmo de ‘Zumbilândia’, as produções cômicas envolvendo zumbis ganharam um novo patamar quando Edgar WrightSimon Pegg uniram forças para o irretocável Todo Mundo Quase Morto. Recebendo aclame por parte da crítica e tornando-se um sucesso de bilheteria, o filme é um dos clássicos exemplos da histeria coletiva e transnacional pós-11 de setembro no circuito norte-americano e acompanha um funcionário de vendas de uma loja de eletrônicos e seu melhor amigo – que precisam salvar seus amigos e suas famílias de zumbis que tomaram conta de Londres.

4. [REC] (2007)

rec

“Um dos elementos mais notáveis do filme é a utilização de um único cenário pelo resto da obra. Ter um prédio residencial, de pequeno porte, contribui para que o sentimento de claustrofobia e medo dos moradores, bombeiros e jornalistas se torne mais crível, além de intensificar a problemática do estado de quarentena ali presente. Cenário único é algo bem comum em obras do found footage, isso porque se evita um gasto bem maior ao que a produção tem disponível mas porque também a simplicidade de ter um único cenário barateado mantém a fantasia de que a gravação em destaque é algo crível” – Gustavo Barreto

3. O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

Terror

O Labirinto do Fauno é um conto de fadas de horror que não se rende à romantização excessiva, mas sim que exala as angústias às quais uma nova geração estava fadada a carregar à época do real significado de caos. Não nos poupando de catarses naturais e nem mesmo de sacrifícios narrativos, essa obra de Del Toro é uma de suas mais memoráveis – e mais aterrorizantes, certamente. Na trama, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o fauno Pan, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

2. O HOSPEDEIRO (2006)

Terror

Lançado em 2006, O Hospedeiro conta a história de Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro. Esse projeto foi o que chamou a atenção do mundo do cinema para Bong Joon-ho  (que viria a ganhar o Oscar por ‘Parasita’ anos mais tarde), que consegue executar um projeto repleto de críticas sociais.

1. DEIXA ELA ENTRAR (2008)

Terror

“A história por si só já apresenta muitos elementos que naturalmente a isolam de enredos similares que estavam sendo contados nos Estados Unidos, porém, é o seu final que define essa diferença com o que era o usual. A grande revelação de Eli não é o que se espera e é o suficiente para redefinir, aos olhos do espectador, a forma de se ver a relação dos jovens. Outro elemento problemático que o enredo critica constantemente é o bullying nas escolas, sendo esse conceito bastante difícil para o diretor Tomas Alfredson trabalhar na adaptação para o cinema. A riqueza de detalhes com que o autor do livro constrói esses momentos impactou o cineasta de maneira profunda, isso ainda no período em que ele estava lendo o romance” –  Gustavo Barreto

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