quinta-feira, abril 25, 2024

Os 10 Melhores Papéis de Liza Minnelli

Liza Minnelli completa 75 anos hoje, 12 de março, e uma das lendas do entretenimento e um dos maiores ícones LGBTQ+ de todos os tempos não poderia deixar de ganhar uma homenagem no CinePOP.

Dona de um Oscar, quatro Tony Awards, um Grammy Honorário e um Emmy, Liza faz parte do seleto grupo intitulado EGOT – e suas performances marcaram época e continuam sendo aplaudidas como algumas das melhores da história. Desde o conhecido e impecável ‘Cabaret’ até sua rendição na peça ‘The Act’, fazer uma lista celebrando seus melhores papéis não é um trabalho fácil (mas tentamos o nosso melhor).

Confira abaixo as dez melhores performances de Minnelli, seja na televisão, no cinema ou no teatro, e conte para nós qual a sua favorita:

FLORA THE RED MENACE (1965)

Criado por: George Abbott e Robert Russell

Antes de migrar para os cinemas, Minnelli fez sua estreia nos palcos da Broadway com o musical ‘Flore the Red Menace’. Protagonizando como a personagem titular, a história ganhou fama por apresentar uma heroína forte e críticas políticas pungentes à época em que é ambientada. A performance de Liza lhe rendeu seu primeiro Tony Award.

CHARLIE BUBBLES – A MÁSCARA E O ROSTO (1968)

Direção: Albert Finney

‘Charlie Bubbles’ não foi o primeiro papel principal de Liza Minnelli, mas sim o primeiro a que lhe podemos dar o crédito. Nessa comédia britânica dirigida e protagonizada por Albert Finney, Minnelli causa um grande impacto ao interpretar Eliza, uma secretária que tem um caso romântico com o chefe, Charlie – para a consternação e ódio de sua esposa.

Não deixe de assistir:

OS ANOS VERDES (1969)

Direção: Alan J. Pakula

Em ‘Os Anos Verdes’, Minnelli fez sua estreia oficial como protagonista de um longa-metragem – algo que apenas ascenderia a uma fama inenarrável. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, ela deu vida a Pookie Adams, uma jovem estranha e solitária que rejeita todos os que considera serem esquisitos. Isso é, até conhecer Jerry, cuja amizade leva a entender que a vida não é apenas mel, nem somente sal – mas sim agridoce.

CABARET (1972)

Direção: Bob Fosse

Quando vemos Bob Fosse e Liza Minnelli juntos em um projeto, é muito difícil que o resultado seja abaixo do esperado. Facilmente o papel de maior prestígio da performer, ‘Cabaret’ cimentou sua versátil carreira ao trazê-la como Sally Bowles, uma cantora estadunidense que vira atração do Kit Kat Club e deve lidar tanto com sua profissão, seus amores, e a ascensão do nazismo.

OS AVENTUREIROS DO LUCKY LADY (1975)

Direção: Stanley Donen

Apesar da recepção morna por parte da crítica, ‘Os Aventureiros do Lucky Lady’ volta a arrancar o melhor de Liza, agora encarnando Claire, uma dançarina de cabaré que ajuda dois homens a contrabandear bebidas alcoólicas em plena era da Lei Seca dos Estados Unidos. Enquanto o roteiro é superficial demais para ser levado a sério, Minnelli faz o melhor com o que lhe é entregue – e merece ser vista ao lado de Gene Hackman e Burt Reynolds.

THE ACT (1977)

Criado por: George Furth

Estreando em 1977 na Broadway, o musical ‘The Act’ trouxe Minnelli de volta às suas raízes teatrais. Aqui, ela dá vida a Michelle Craig, uma estrela de cinema falida que tenta fazer seu aguardado comeback como cantora em Las Vegas. A interpretação, mais uma vez ovacionada pela crítica especializada e pelo público, lhe garantiu o Tony de Melhor Atriz em Musical.

NEW YORK, NEW YORK (1977)

Direção: Martin Scorsese

Fazendo homenagem a uma das cidades mais famosas do planeta, Martin Scorsese comandou ‘New York, New York’ como uma homenagem ao musical, ao jazz e à sua terra natal. Aqui, Liza co-estrela ao lado de Robert De Niro, ambos vivendo uma dupla de músicos e de amantes que se casam logo depois do fim da II Guerra Mundial.

ARTHUR, O MILIONÁRIO SEDUTOR (1981)

403117 01: Actor Dudley Moore poses with actress Liza Minnelli on the set of the film “Arthur”, circa 1981. The 66-year-old Moore died March 27, 2002 in Plainfield, NJ. Moore suffered from progressive supranuclear palsy, which is a disease similar to Parkinson’s disease. At the time of his death, Moore had pneumonia. Films such as “10” and “Arthur” propelled him into the spotlight. (Photo by Getty Images)

Direção: Steve Gordon

Investindo esforços em seu lado mais cômico, Liza interpretou Linda Marolla no famoso ‘Arthur, o Milionário Sedutor’, contracenando ao lado de nomes como Dudley Moore e Geraldine Fitzgerald. No longa-metragem, ela encarna uma garota pobre, aspirante à escritora e guia turística – que arrebata o coração do protagonista titular.

THE RINK (1984)

L>R: Liza Minnelli, Chita Rivera
Liza Minnelli & Chita Rivera in “The Rink”

Criado por: Terrence McNally

Liza é um dos nomes mais importantes da esfera teatral e, em 1984, recebeu mais uma indicação ao Tony Award de Melhor Atriz por sua atuação em ‘The Rink’. A história é centrada em Anna, dona de um rinque de patinação no gelo que decide vendê-lo a outros desenvolvedores – mas as coisas se complicam quando sua filha pródiga, Angel (Minnelli), volta para casa para se reconectar com as pessoas e as pessoas que deixou para trás.

ARRESTED DEVELOPMENT (2003 – 2019)

Criado por: Mitchell Hurwitz

Provando mais uma vez que poderia alcançar enorme sucesso crítico e comercial fora de papéis musicais, Liza Minnelli emprestou todos os seus icônicos trejeitos a Lucille Austero em ‘Arrested Development’. Elogiada por seu trabalho soberbo na série original e no revival, a atriz interpretou o pior pesadelo e a principal rival da também chamada Lucille Bluth (Jessica Walter).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS