A arte é subjetiva. O que é bom para mim, pode não ser para você. E vice-versa. Depende muito de nossa compreensão, visão e histórico de vida. Não existe certo ou errado quando o assunto é opinião. Porém, o que existe também e não pode ser negado é o consenso.
O consenso é a reunião de opiniões de um grupo de pessoas. Por exemplo, você e seu grupo de amigos podem ter adorado determinado filme. Daí, o consenso entre vocês é que tal filme é bom. Se tal grupo fosse uma entidade credenciada de críticos, por exemplo, podiam eleger determinado filme a algum prêmio. É isso que acontece em associações de críticos pelo mundo. Acontece entre os votantes do Oscar e acontece até mesmo no Rotten Tomatoes. Temos todo o direito de não concordar. Mas não podemos negar o fato de a maioria ter gostado ou não de determinado filme.
É com base nesse consenso que trazemos para você na matéria os filmes considerados os piores de 2024. E caso não concorde com algum item, não deixe de ranquear a sua própria lista com os piores longas que assistiu este ano. Confira abaixo.
20 | Hellboy e o Homem Torto
Só pelo trailer, podemos notar que o novo ‘Hellboy’ é uma produção de baixíssimo orçamento. O personagem talvez precise descansar, após quatro tentativas frustradas nas telonas.
19 | Tudo em Família
Em entrevista recente, Nicole Kidman revelou o motivo de estar trabalhando tanto: é para ajudar a indústria. É uma razão louvável, mas nem todos os seus filmes se tornam dignos de nota. É o caso com esta comédia romântica repleta de clichês.
18 | O Poço 2
Muitos espectadores podem ter recusado assistir a ‘O Poço 2’ por acreditarem que seria exatamente igual ao primeiro. Tirando, é claro, a originalidade. E não estão equivocados.
17 | Argylle: O Superespião
Um blockbuster caro e incrivelmente promissor, que começou a ligar o sinal de alerta quando foi adiado constantemente (nunca é um bom sinal). Uma trama confusa, repleta de reviravoltas que não fazem sentido, criaram um dos filmes mais esquecíveis das carreiras de todos os envolvidos.
16 | Os Observadores
Ishana Shyamalan seguiu os passos do pai, M. Night Shyamalan, na escolha de gênero, estilo narrativo e visual. Mas o que não conseguiu replicar foi o sucesso da estreia do pai em ‘O Sexto Sentido’. Digamos apenas que ‘Os Observadores’ está muito longe, muito longe mesmo, de ser qualquer coisa perto do citado. Ou sequer um filme bom.
15 | Coringa: Delírio a Dois
Um dos mais recentes “desastres de trem” lançados em 2024, ‘Coringa: Delírio a Dois’ conseguiu agradar um total de zero pessoas. É claro que a expectativa era monstro graças ao sucesso do original. Mas a ideia aqui foi tentar tornar o filme “menos perigoso” que o primeiro. Tudo bem, mas porque não fazer com um filme bom, pelo menos.
14 | Jackpot: Loteria Mortal!
O que acontece quando juntamos os carismáticos John Cena e Awkwafina? Bem, uma produção da Amazon mais preocupada com as cenas de ação e coreografias de luta, do que com uma história coerente, interessante ou de fato engraçada. Uma pena.
13 | Lift: Roubo nas Alturas
É natural que atores acostumados a um certo gênero tentem reinventar suas carreiras, apostando em outro tipo de filme. Por exemplo, é comum ver astros da ação apostando em comédias. Aqui, o contrário foi tentado pelo humorista baixinho Kevin Hart, que cismou que quer ser um ator de filmes sérios. Não rolou.
12 | A Garota de Miller
Jenna Ortega é a “it-girl” do momento. E sucessos como a série ‘Wandinha’ e o novo ‘Bettlejuice Beetlejuice’ parecem apenas construir em cima de sua fama. Porém, Ortega ainda não está naquela fase em que tudo o que toca se transforma automaticamente em ouro. Aqui, ela apostou em um longa de teor mais sexual, ao interpretar uma aluna seduzindo seu professor. Ficou com cara de filme B de Supercine.
11 | O Exorcismo
O que deu em Russell Crowe para entrar nessa fase de filmes de exorcismo? No intervalo de um ano o astro lançou ‘O Exorcista do Papa’ e este ‘O Exorcismo’. A diferença é que no primeiro ele interpreta um exorcista, e aqui vive um ator interpretando um exorcista em um filme. Mas o demônio e o terror são bem reais.
10 | Imaginário: Brinquedo Diabólico
Por falar em filmes de terror que desagradaram, algumas das piores “preciosidades” saem do estúdio Blumhouse – é o preço a se pagar quando se é o estúdio que mais lança filmes do gênero. A intenção aqui era lançar um novo brinquedo medonho, como Chucky e Annabelle. Talvez devessem ter tentado com o Fofão ou a boneca da Xuxa.
09 | AfrAID
Mais um terror da Blumhouse na lista. Esse sequer deverá ser lançado nos cinemas do Brasil, certamente aportando em algum streaming em breve. No elenco, atores talentosos como Katherine Waterston e John Cho. Eles são a mãe e o pai de uma família, que resolvem aderir ao novo sistema de inteligência artificial para ajudar em sua casa, no estilo Alexa, da Amazon.
08 | O Corvo
Ninguém levava fé, e todos tinham certeza que daria ruim. Após a tragédia do filme original ‘O Corvo’, com a morte do protagonista Brandon Lee, tudo o que se tentou fazer com este universo parecia “amaldiçoado”. Foi assim com as inúmeras sequências de baixo orçamento e foi assim com essa primeira produção de elite com o material.
07 | Os Estranhos: Capítulo 1
Algumas coisas simplesmente não entram na cabeça. Uma delas é tratar o título ‘Os Estranhos’ como algo especial e único. Um terror de invasão domiciliar em que três pessoas mascaradas aterrorizam um casal sozinho em casa está bem longe mesmo de ser algo inventivo e que nunca havia sido tentado antes. Muito pelo contrário. Essa ideia mais que gasta atingiu o fundo do poço aqui. Ou será que não?
06 | Canário Negro
A vontade que temos com alguns filmes ou ideias é olhar e dizer: “já deu”. É o caso com mais um filme que tenta emplacar a agora cinquentona Kate Beckinsale como heroína de ação. O problema é que a atriz já fez “trocentos” filmes iguais e todos ficam com cara de produção B de ação.
05 | Mergulho Noturno
Se você achava que não veríamos outro terror da Blumhouse na lista, achou errado. Essa, no entanto, será a última, e a pior produção do estúdio em 2024. Para começar temos como tema… uma piscina assassina! Sim! Quando achávamos que não existia mais nada de ridículo para inventarem. O filme é baseado em um curta, mas está bem longe do que foi feito com outros longas do gênero baseados em curtas, vide ‘Mama’ e ‘Quando as Luzes se Apagam’.
04 | Atlas
Outra que insiste em tentar ser heroína de ação na meia idade é a musa Jennifer Lopez. O maior problema de seus filmes, além da falta de credibilidade, é que os roteiros são batidos, construídos na base do puro clichê de filmes assim. Ano passado ela nos fez sofrer com ‘A Mãe’, e esse ano ela voltou a atacar com uma ficção científica de orçamento inflado, mas que não disse nada.
03 | Rebel Moon 2
Por falar em ficções científicas de orçamento inflado, a Netflix não bancou apenas um filme do gênero em 2024, mas sim dois. Depois de ‘Atlas’, é claro que ganharíamos a sequência do ambicioso ‘Rebel Moon’, o roteiro rejeitado do diretor Zack Snyder para um filme do universo Star Wars. Esse é o problema com filmes duplos – se o primeiro for ruim, dificilmente alguém volta para ver o segundo.
02 | Madame Teia
Chegando em segunda posição dos piores filmes de 2024, está um filme que ninguém pediu. De tantos heróis que lotam as telas de cinema hoje em dia, um que ninguém jamais pensou em ver em um filme próprio foi a Madame Teia, uma personagem secundária (ou melhor, terciária) do universo do Homem-Aranha. Isso não seria problema se o filme fosse bom. Mas logo a obra se tornou motivo de chacota e entregou o pior de todos na franquia da Sony – e isso é dizer muito.
01 | Borderlands
Apesar de ‘Madame Teia’ ter entrado para a história como um dos piores filmes de todos os tempos, um longa específico ocupa o primeiríssimo lugar na opinião do grande público, dos fãs e dos críticos. ‘Borderlands’ conta com um grande elenco, nomes talentosos, e é baseado em um videogame popular. O problema é que demorou muito a ser feito, ficou engavetado por alguns anos, e quando finalmente saiu, depois de ter sido muito anunciado, todos achavam que o filme já havia sido lançado antes. ‘Borderlands’ é o genérico do genérico e é totalmente sem-graça. Mas fica até difícil decidir entre ele e ‘Madame Teia’ para saber qual o pior de fato.