O amado ator escocês Robbie Coltrane faleceu hoje, aos 72 anos.
Conhecido principalmente por seu trabalho como Rúbeo Hagrid na franquia ‘Harry Potter’ e como Valenti Zukovsky em ‘007 contra Goldeneye’ e ‘007 – O Mundo não é o Bastante’, Coltrane vinha sofrendo de problemas de saúde nos últimos dois anos. Detalhes sobre sua morte não foram revelados.
Para celebrar uma carreira recheada de ótimos filmes e séries, preparamos uma breve lista elencando seus 5 melhores papéis.
Confira:
SIR JOHN FALSTAFF
Filme: Henrique V
Em 1989, Kenneth Branagh comandou a ovacionada e lendária adaptação de ‘Henrique V’, baseado na peça homônima de William Shakespeare e considerada uma das melhores releituras do dramaturgo inglês de todos os tempos. Aqui, Coltrane colaborou com Branagh ao interpretar Sir John Falstaff, que, apesar de não ter tanto tempo de tela quanto os outros personagens, ganhou nossa atenção pela performance impecável do ator. Falstaff é um cavaleiro gordo, supérfluo e fanfarrão que passa a maior parte do tempo bebendo em uma taverna com criminosos baratos, que vivem do roubo ou do empréstimo.
DR. EDWARD “FITZ” FITZGERALD
Série: Cracker
‘Cracker’ é um dos dramas criminais mais conhecidos da televisão britânica e trouxe Coltrane em um de seus melhores papéis. Na produção, que foi exibida entre 1993 e 2006, o ator interpretou o Dr. Edward “Fitz” Fitzgerald, um psicólogo criminal que trabalha para a Polícia de Manchester para ajudá-los a solucionar crimes. O personagem recebeu o nome em homenagem ao poeta Edward FitzGerald e rendeu a Coltrane nada menos que três prêmios consecutivos do BAFTA – algo apenas conquistado por outras três lendas: Michael Gambon, Julie Walters e Helen Mirren.
VALENTIN ZUKOVSKY
Filmes: 007 contra Goldeneye; 007 – O Mundo Não é o Bastante
É claro que um ator tão icônico quanto Coltrane não poderia ficar de fora de uma das franquias mais conhecidas de todos os tempos: em 1995, o ator foi escalado para participar do 17º filme da saga de James Bond, ‘007 contra Goldeneye’, como o vilanesco Valentin Zukovsky. O personagem é descrito como um gângster russo e ex-oficial da KGB que ajuda Bond a conseguir uma reunião com Janus. Depois de tê-lo vivido com exímia paixão, Coltrane reprisou Valentin em ‘007 – O Mundo Não é o Bastante’.
RÚBEO HAGRID
Filme: Harry Potter (1-8)
Facilmente um dos papéis mais conhecidos de Coltrane, Rúbeo Hagrid conquistou o coração dos fãs da saga ‘Harry Potter’ tanto nos livros quanto nas telonas. O ator entregou-se de corpo e alma ao personagem e o preencheu com uma construção paternal que sempre cuidou do bruxinho titular e permaneceu ao lado dele e dos heróis da narrativa do começo ao fim. Na franquia, Hagrid funcionava como Guardião das Chaves e das Terras de Hogwarts, além de ter ficado responsável por resgatar Harry da casa de Tiago e Lílian depois de serem assassinados e funcionar como braço direito de Alvo Dumbledore.
PAUL FINCHLEY
Série: National Treasure
A minissérie ‘National Treasure’ provavelmente passou longe de seu radar, mas certamente não seria esquecida da nossa lista celebratória. Aqui, Coltrane interpreta Paul Finchley, um comediante que foi muito querido por seus fãs por décadas, até que um escândalo muda sua vida e a de seus familiares para sempre. Acusado de ter violentado sete mulheres nos anos 1970, ele agora é alvo da imprensa e de investigações da polícia, e sofre as consequências de ser o principal suspeito deste caso criminal. Dividindo os holofotes com Walters novamente, ele conquistou uma indicação ao BAFTA por sua incrível performance.