Quem cresceu nos anos 80 e 90 irá para sempre lembrar das exibições dos filmes que marcaram sua juventude na TV aberta. Acontece que essa geração não tinha a internet como hoje, e a facilidade de encontrar um filme no toque de um dedo. Naquela época raiz tudo era mais difícil, e o contato que tínhamos com os filmes era quando eles passavam nas famosas redes de TV nacionais – em especial a Globo e o SBT. E dentro destes canais, a Tela Quente e a Sessão das Dez foram dois dos programas mais emblemáticos de filmes de seus respectivos canais.
Aqui falaremos mais uma vez da “então recém-inaugurada” sessão de filmes inéditos da rede Globo nas noites de segunda-feira. A Tela Quente se mantém até hoje como ícone do horário, mesmo enfrentando atualmente a concorrência pesada das plataformas de streaming em um mundo que mudou muito com a internet. Nos anos 80 as coisas eram muito diferentes, e sessões como a Tela Quente serviram de porta de entrada de toda uma geração no mundo mágico dos filmes. Em mais uma matéria nostálgica iremos revisitar alguns dos maiores sucessos clássicos dos anos 80 em suas primeiras exibições na TV. Confira abaixo.
De Volta para o Futuro
Indiscutivelmente um dos mais emblemáticos filmes dos anos 80, e um grande preferido de, digamos, 8 entre 10 fãs de cinema como o maior representante da década. A história do adolescente que volta no tempo e conhece seus pais jovens encantou plateias no mundo todo e no Brasil estreou na TV aberta no dia 11 de dezembro de 1989 na Tela Quente.
Curtindo a Vida Adoidado
Outra parte considerável dos fãs de cinema e dos anos 80 apontariam para ‘Curtindo a Vida Adoidado’, o maior expoente do diretor John Hughes, como o filme que tem mais a cara da citada década. O longa sobre o “rei dos gazeteiros” ficou muito marcado por suas exibições na Sessão da Tarde e até hoje vira e mexe aparece na programação da TV aberta – mas foi exibido de forma inédita em 3 de abril de 1989 na Tela Quente.
Indiana Jones e o Templo da Perdição
Os filmes da franquia ‘Indiana Jones’ fazem parte da história da Tela Quente, o programa de filmes mais famoso não apenas da rede Globo, como de todas as emissoras abertas no Brasil. Isso porque o primeiro filme da franquia foi o segundo exibido no então inaugurado programa, que trazia na época apenas produções inéditas. Sendo assim, ‘O Templo da Perdição’, o segundo filme, estreava o segundo ano da sessão no dia 5 de janeiro de 1989.
Um Tira da Pesada
Esse ano o clássico absoluto da comédia policial, ‘Um Tira da Pesada’, completa 40 anos de sua estreia nos cinemas. Como forma de comemorar teremos o tão aguardado quarto longa estreando em breve e trazendo a volta de Eddie Murphy como Axel Foley. É inegável que o primeiro filme transformou Murphy em um astro internacional, e o longa estreava na TV aberta no dia 1º de agosto de 1988 na Tela Quente – o ano de lançamento do então novo espaço para filmes da Globo.
Blade Runner – O Caçador de Androides
Mas nem só de filmes pipoca, de entretenimento e de aventuras escapistas era feito o espaço de produções inéditas da Globo, a Tela Quente, inaugurada em 1988. Na sessão também eram trazidos obras cult e “cabeça”, como a ficção científica existencialista e noir ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’, que estreou na TV no dia 25 de dezembro de 1989, bem a tempo para o Natal daquele ano.
Platoon
Por falar em obras mais cult, prestigiadas e “cabeça” – miradas a um público mais adulto, a Tela Quente investia simplesmente em um dos maiores ganhadores do Oscar dos anos 80: ‘Platoon’, um filme que descortinava de forma nua e crua os horrores da Guerra do Vietnã. O longa dirigido por Oliver Stone estreava no dia 4 de setembro de 1989.
Sexta-Feira 13
A icônica franquia de terror do psicopata Jason também deu as caras nos primeiros anos da Tela Quente. Curiosamente, o primeiro filme não foi o primeiro da franquia a ser exibido na TV aberta. O primeiro a chegar foi a parte 2 exibido em 1987 no Domingo Maior (quando nem existia Tela Quente ainda). Depois veio a parte 3, aí sim estreando na Tela Quente. Isso porque o primeiro não conseguia ser liberado pelo estúdio para passar na TV aberta por aqui – o que só aconteceu no dia 12 de junho de 1989.
Férias Frustradas
Quem viveu os anos 80 jamais esquecerá da família Griswold, em especial o patriarca Clark (Chevy Chase), e sua viagem de carro até um parque temático Wally World, que era sátira da Disney. No entanto, a memória afetiva da maioria certamente é do filme passando no SBT – que foi sua casa durante muito tempo. Mas sua estreia ocorreu mesmo na Globo, na Tela Quente em 12 de setembro de 1988.
Os Aventureiros do Bairro Proibido
Outro que assim como ‘Curtindo a Vida Adoidado’ ficou muito marcado por suas intermináveis reprises na Sessão da Tarde durante o início dos anos 90. No entanto, a casa para os filmes inéditos da Globo era mesmo a Tela Quente. Assim, a primeira exibição deste cult absoluto de ação, aventura, fantasia e certo suspense e terror foi mesmo no programa que marcou as noites de segunda, no dia 19 de janeiro de 1989 – sendo o terceiro filme da “segunda temporada” da Tela Quente. O interessante é que na ocasião o programa foi exibido na quinta-feira e não na segunda.
A Joia do Nilo
Finalizando a matéria com os clássicos sucessos dos anos 80 em suas primeiras exibições na TV aberta, temos outro longa que virou sinônimo de reprises da Sessão da Tarde no início dos anos 90. Assim como ‘Indiana Jones’, essa foi outra franquia muito importante para o sucesso da Tela Quente. Isso porque ‘Tudo por uma Esmeralda’ foi o sétimo filme exibido no então recém-inaugurado programa para filmes na segunda-feira à noite. ‘A Joia do Nilo’ é a continuação do filme citado, e estreava no mesmo ano, no dia 12 de dezembro de 1988 – sendo uma das programações especiais de fim de ano do canal. Uma pena que um terceiro filme desta franquia nunca tenha saído do papel.