terça-feira, outubro 1, 2024

Os Críticos Decidiram! Conheça os 20 Piores Filmes de 2022 – Até o Momento!

O ano de 2022 está se encaminhando para o fim de seu nono mês. Daqui em diante teremos apenas três meses para chamar de nosso até que o ano finalmente termine. Eu sei, é loucura! Mais um ano que se vai, o terceiro desde que a pandemia se abateu sobre o mundo. Graças a Deus estamos todos tratados, e a Covid quase erradicada de nossas vidas. O mercado exibidor de cinema, por outro lado, ainda luta para se reestabelecer. 2022 ajudou nessa luta com o lançamento de algumas superproduções bastante elogiadas, que já se tornaram icônica no imaginário popular. Em especial Top Gun: Maverick arrastou uma verdadeira multidão para as salas arrecadando mais de US$1 bilhão em caixa. A Marvel também fez sua parte lançando um par de blockbusters nos cinemas e ainda tivemos algumas produções de terror que ajudaram a mexer as coisas.

É verdade que ainda faltam 3 meses para fecharmos o ano, mas os críticos do mundo já deram seu veredito sobre os filmes que vimos chegar nesses primeiros 9 meses, definindo assim o que de melhor e pior recebemos, seja nas telonas ou nos streamings. Nessa nova matéria dupla aqui no CinePOP trazemos para você justamente um apanhado dos filmes mais bem avaliados pelos especialistas e os piores na opinião dos mesmos, para que você não procure muito na hora de escolher um filme para assistir. Começaremos com o ponto baixo de 2022 – com os longas que você deve evitar a todo custo. Confira.

Ps. Para as avaliações, consideramos apenas os filmes avaliados por mais de 50 críticos, a fim de formar uma opinião mais generalizada sobre a produção.

20 | They/Them

Terror slasher passado num acampamento de conversão LGBTQ+, que traz Kevin Bacon como protagonista, evocando suas raízes de Sexta-Feira 13 (1980).

Os Críticos Disseram: “Embora mereça crédito pelo elenco forte e premissa inclusiva, They/Them é uma confusão em termos de tom e não consegue um corte profundo na pele”.

19 | Um Lugar Bem Longe Daqui

Não deixe de assistir:

Considerado o “Pantanal” de Hollywood, Daisy Edgar-Jones é a “Juma americana”, como uma mulher vivendo isolada na região pantanosa dos EUA – que se torna suspeita de assassinato.

Os Críticos Disseram: “Daisy Edgar-Jones entrega tudo de si, mas Um Lugar Bem Longe Daqui por fim é incapaz de destilar seu material fonte em um drama de tom coerente”.

18 | Persuasão

Dakota Johnson estrela esta adaptação de Jane Austen, sobre uma mulher persuadida a não se casar com um homem de origem humilde. Oito anos depois ele reaparece, trazendo nova oportunidade para o amor do casal.

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Os Críticos Disseram: “Apesar do ótimo desempenho de Dakota Johnson, o anacrônico e caótico Persuasão falha em convencer como uma adaptação de Jane Austen que valha a pena”.

17 | O Massacre da Serra Elétrica

Fede Alvarez pega as rédeas da franquia clássica de terror para a Netflix, apagando todo o seu histórico e continuando logo depois do original de 1974 – seguindo os passos de Halloween (2018).

Os Críticos Disseram: “O Massacre da Serra Elétrica não poupa no sangue e vísceras, mas o maníaco Leatherface talvez tenha irrevogavelmente perdido seu poder de assustar”.

16 | The Cellar

Terror B protagonizado por Elisha Cuthbert (A Casa de Cera) como uma mulher que perde sua filha, desaparecida no porão de sua nova grande casa campestre. No porão existe uma passagem para outra dimensão.

Os Críticos Disseram: “Embora não caia no ‘Porão’ do subgênero de casas assombradas, este é em grande parte um exercício mofado e de segundo escalão no terror sobrenatural”.

15 | Alice

Antes de estrelar no sucesso Não! Não Olhe!, Keke Palmer protagonizou como uma escrava que foge de sua plantação no Sul dos EUA, somente para descobrir, no melhor estilo A Vila, que na verdade está vivendo durante a década de 1970.

Os Críticos Disseram: “A tentativa bem-intencionada de Alice em apontar o racismo infelizmente erra o alvo em variados níveis, apesar disso a atuação de Keke Palmer é um ponto de brilho consistente”.

14 | Jurassic World Domínio

Terceira parte da cambaleante trilogia Jurassic World, derivado de Jurassic Park. O chamariz aqui é a volta do elenco original: Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum.

Os Críticos Disseram: “Jurassic World Domínio pode ser considerado uma pequena melhoria em relação aos seus predecessores imediatos de certa forma, mas esta franquia tombou uma queda profunda desde seu clássico início”.

13 | Assassino Sem Rastro

Os primeiros filmes de Liam Neeson como herói de ação até foram legais e possuíam certo prestígio. Hoje, recaíram no território B da ação. Aqui, ele vive um matador profissional que, sem memória, se torna alvo dos antigos contratantes.

Os Críticos Disseram: “Uma cópia pálida de thrillers de ação melhores do astro Liam Neeson ou do diretor Martin Campbell, Assassino Sem Rastro prova ser um de seus esforços mais esquecíveis até hoje”.

12 | Convite Maldito

Essa produção de terror da Sony Pictures ainda irá estrear no Brasil. O chamariz aqui é a presença da bela e carismática Nathalie Emmanuel, de Game of Thrones e Velozes e Furiosos. Ela vive a protagonista, uma jovem convidada a conhecer uma parte da família que nunca soube existir. No local, descobre que os ricaços são na verdade um clã de vampiros.

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Os Críticos Disseram: “Apesar de uma protagonista adorável e um distinto toque de leveza, Convite Maldito é no fim das contas previsível demais para empolgar tanto como um romance, quanto uma história de terror”.

11 | Pinóquio

Chegamos perto dos 10 piores de 2022, com um lançamento da Disney em estilo de superprodução. Pinóquio, é claro, reimagina o clássico animado de 1940 em carne e osso, com Tom Hanks no papel de Geppetto, e direção de Robert Zemeckis.

Os Críticos Disseram: “Visualmente impressionante, porém, sem alma. Um filme inerte, Pinóquio reafirma que devemos sempre nos deixar guiar por nossa consciência… e ficar longe de refilmagens desnecessárias”.

10 | Mack & Rita

A carreira da veterana vencedora do Oscar Diane Keaton prova que já é difícil bons papeis para mulheres no cinema, o que dirá para atrizes da terceira idade. Aqui, a estrela septuagenária fica presa a um roteiro de “troca de corpos”, quando uma escritora de 30 anos é transformada magicamente numa idosa de 70, com as formas de Keaton.

Os Críticos Disseram: “Diane Keaton dá tudo de si em Mack & Rita, mas esta comédia enjoada não acompanha seu ritmo, a decepcionando a cada virada”.

09 | De Volta ao Baile

Primeiro filme de Rebel Wilson após a atriz ter perdido uma quantidade considerável de peso. Produção da Netflix, Wilson vive uma jovem que se acidenta durante uma acrobacia no colegial e fica em coma por 20 anos. Quando finalmente acorda, seu objetivo é viver tudo o que perdeu e se tornar a rainha do baile da escola.

Os Críticos Disseram: “Apesar de um enredo que promete destacar Rebel Wilson com um nível apropriado de pompa, De Volta ao Baile é apenas genérico”.

08 | As Agentes 355

Vendido no Festival de Cannes à preço recorde, a ideia da estrela Jessica Chastain era fazer do filme sobre uma equipe de mulheres super espiãs, a resposta feminina para 007, Missão: Impossível e Jason Bourne.

Os Críticos Disseram: “Possui um elenco estelar, e conceitualmente é progressista, mas As Agentes 355 desperdiça tudo em uma história esquecível, contada de forma nada marcante”.

07 | O Homem de Toronto

Kevin Hart se tornou um comediante de sucesso nos palcos dos EUA, mas no cinema ainda não conseguiu emplacar um grande sucesso usando apenas o seu nome. Aqui, ele vive um sujeito normal que, devido a um erro de locação de imóvel, termina confundido com o assassino mais letal do mundo.

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Os Críticos Disseram: “O Homem de Toronto possui uma premissa incrível e um bom par de astros, mas essa comédia desdentada embaralha seus elementos promissores e não acerta no humor e nem na empolgação”.

06 | A Bolha

Escrito e dirigido por Judd Apatow, esse é o “filme da pandemia” do diretor. Na trama, um grupo de atores presos numa bolha pandêmica num hotel, precisa terminar seu filme blockbuster sobre dinossauros.

Os Críticos Disseram: “Sem direção e na maior parte sem graça, A Bolha engoma um elenco estelar com piadas banais sobre o mundo do entretenimento, cinema e a vida pandêmica”.

05 | A Filha do Rei

Conto épico de fantasia protagonizado pelo eterno 007, Pierce Brosnan, e pela filha de brasileira Kaya Scodelario. Na trama, o Rei Luís XIV busca pela imortalidade, e para isso captura uma sereia e pretende roubar sua força vital.

Os Críticos Disseram: “Uma bagunça enlameada que claramente tentou ser consertada durante a pós-produção sem sucesso, A Filha do Rei é uma decepção Real”.

04 | Morbius

Um vilão trágico, Morbius é um dos inimigos clássicos do Homem-Aranha. Um Bioquímico com uma rara doença, em busca da cura ele termina contaminado por uma espécie de vampirismo mutante.

Os Críticos Disseram: “Amaldiçoado por efeitos sem inspiração, performances mecânicas, e uma história insegura e sem sentido, essa aborrecida bagunça é uma tentativa em vão de fazer Morbius acontecer”.

03 | Agente das Sombras

Mais um filme de ação de Liam Nesson, esse pegando a medalha de bronze dos piores. Na trama, o ator vive um agente do FBI que descobre uma conspiração de seus superiores e termina se tornando alvo deles.

Os Críticos Disseram: “Desligue”.

02 | Chamas da Vingança

Segunda adaptação para as telonas do conto de Stephen King sobre uma menina com poderes de controlar o fogo, após seus pais serem cobaias de experimentos para o governo.

Os Críticos Disseram: “Existia muito espaço para melhorar o original, mas Chamas da Vingança tropeça no baixo nível e cai diretamente no fundo de uma longa lista de adaptações de Stephen King”.

01 | De Férias da Família

Pegando a medalha de ouro, novamente ele. Kevin Hart aparece em seu segundo filme na lista, dessa vez ao lado de Mark Wahlberg, como dois grandes amigos do passado revivendo os momentos mais sem noção de suas juventudes.

Os Críticos Disseram: “Para os espectadores inexplicavelmente famintos para ver astros desperdiçados em uma comédia desesperadoramente sem graça, De Férias da Família poderá ser o filme do ano”.

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