Chegou ontem nos cinemas do Brasil a tão aguardada sequência de ‘Os Fantasmas se Divertem’, um dos maiores clássicos cult dos anos 80. ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’ demorou nada menos que 36 anos para sair do papel – embora planos para uma sequência imediata tenham sido feitos, que levariam o protagonista para o Havaí. A continuação estreia nesse fim de semana nos EUA e grande parte do mundo também.
Em ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’, temos as voltas de Winona Ryder como Lydia e de Catherine O’Hara como Delia; além das adições de Jenna Ortega, Monica Bellucci, Willem Dafoe e Justin Theroux. A atração principal, é claro, continua sendo Michael Keaton como o fantasma zombeteiro Beetlejuice. É difícil acreditar que o ator tenha apenas 15 minutos em tela no original, porque ele rouba completamente a cena. Na continuação, ele ganha muito mais destaque.
Mas e se eu disser que Michael Keaton não era a primeira opção para viver Beetlejuice no filme original de 1988? Ou ao menos não foi o único ator cogitado, com o papel quase indo parar na mão de outro. Você consegue imaginar alguém senão Keaton no papel? Então vem conhecer quais atores quase tiveram seu nome dito três vezes para aparecer como uma assombração. Confira.
Sammy Davis Jr.
Acredite se quiser, mas o cantor e ator Sammy Davis Jr. era a primeira opção do diretor Tim Burton para o papel de Beetlejuice. Ator clássico dos anos 1960 e membro do grupo de amigos “malandros” de Frank Sinatra, conhecido como “Rat Pack”, Davis era um dos artistas preferidos de Burton em sua infância – daí o desejo do cineasta. Já pensou? Os executivos da Warner não gostaram nada da ideia. Davis morreria dois anos depois do lançamento do filme, aos 64 anos.
Arnold Schwarzenegger
Imagine um Beetlejuice musculoso! Pois bem, antes de Michael Keaton ficar com o papel, o diretor Tim Burton chegou até mesmo a considerar o herói de ação austríaco para o papel. Na época, Arnold já havia estrelado os filmes de Conan, O Exterminador do Futuro, Comando para Matar e O Predador. Os produtores do filme, no entanto, acreditam que a entrada do austríaco, que estava acostumado a filmes de ação, poderia confundir o público sobre o teor do longa. Mesmo assim, Burton foi falar com o grandalhão. Porém, o ator recusou a oferta, pois na época estava filmando o cult ‘O Sobrevivente’. Curiosamente, Schwarzenegger estrelaria sua primeira comédia no mesmo ano, com ‘Irmãos Gêmeos’.
Dudley Moore
Ator famoso nos anos 80 por suas comédias, em especial ‘Arthur – O Milionário Sedutor’, o baixinho Dudley Moore foi outro cogitado para o papel de Beetlejuice antes de Michael Keaton ficar imortalizado nele. Aqui teríamos um protagonista bem diferente, pois Moore era britânico – então seria um Besouro Suco com sotaque inglês. O ator não ficou com o papel e no mesmo ano resolveu lançar a continuação de seu filme mais famoso, com ‘Arthur – O Milionário Arruinado’.
Dustin Hoffman
Outro ator baixinho, mas esse cem por cento americano, Dustin Hoffman é um ícone de Hollywood e tem nada menos que dois Oscar em seu currículo. O astro já fez de tudo um pouco em sua carreira. Só nos anos 80, foi mulher, foi autista e forçou a barra como filho de Sean Connery em ‘Negócios de Família’, sendo apenas 7 anos mais novo que ele (e você achando que a diferença de 12 anos com Harrison Ford em ‘Indiana Jones’ era ruim). Hoffman foi cogitado para Beetlejuice, mas não ficou com o papel. Um tempo depois se divertiu horrores como um mafioso em ‘Dick Tracy’ e como o pirata Capitão Gancho em ‘Hook’. No ano de ‘Os Fantasmas se Divertem’ preferiu levar um Oscar por ‘Rain Man’.
Robin Williams
O saudoso Robin Williams possui um histórico não muito bom com a Warner. Isso porque o ator foi considerado para o papel do Coringa no primeiro ‘Batman’, dirigido por Tim Burton. Mas depois Williams ficaria sabendo que foi apenas usado para que Jack Nicholson aceitasse o papel. Muito antes disso, Williams estrelou como o marinheiro Popeye em um filme live-action do personagem em 1980, seu primeiro trabalho no cinema. Dá para imaginar que o Beetlejuice de Robin Williams teria sido algo como o Gênio da lâmpada de ‘Aladdin’, da Disney, o qual dublou. Na época de ‘Beetlejuice’, o ator estrelava dois filmes que lhe renderam indicação ao Oscar: ‘Bom Dia, Vietnã’ e ‘Sociedade dos Poetas Mortos’.
Christopher Lloyd
Christopher Lloyd é outro ator bem famoso dos anos 80 e 90, mas que por alguma razão jamais se tornou um protagonista do time A de Hollywood, sendo sempre o coadjuvante em seus filmes. O ator, é claro, ficaria imortalizado como o Doc Brown em ‘De Volta para o Futuro’. Justamente por isso, esteve na seleta lista de Tim Burton para o papel de Beetlejuice. No mesmo ano, no entanto, viveu o vilão de ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’, depois estrelou as continuações do blockbuster de viagem no tempo e foi escolhido para ser o tio Funério nos dois ‘A Família Addams’.
Bill Murray
Com seu jeito sarcástico e cara de pau, Bill Murray é um dos humoristas mais icônicos dos anos 80 e 90. Ele já foi um ‘Caça-Fantasma’ e quase viveu um fantasma em ‘Beetlejuice’, pois era uma das opções para o personagem do diretor Tim Burton. O jeito do ator encaixaria como uma luva no papel. Mas essa foi outra escalação que não se concretizou. Curiosamente, no mesmo ano, Murray estrelaria em ‘Os Fantasmas Contra-Atacam’, uma comédia que também abordava o sobrenatural.
Jack Nicholson
Se o desejo em ter Jack Nicholson no papel de Beetlejuice no filme de 1988 tivesse se concretizado, com certeza teríamos um personagem bem mais assustador do que o que ganhamos. Acontece que mesmo em comédias, o astro vencedor do Oscar não perde a intensidade. Uma prova disso é a comédia sobrenatural ‘As Bruxas de Eastwick’, lançado no ano anterior. Nicholson não ficou com o papel, mas no ano seguinte, Tim Burton realizaria o desejo de trabalhar com o monstro sagrado em ‘Batman’, onde viveu o vilão Coringa. A experiência foi tão positiva que a parceria foi reprisada em ‘Marte Ataca!”.
Robert De Niro
Outro que daria imensa intensidade ao papel de Beetlejuice é o sempre ameaçador Robert De Niro. O astro vencedor do Oscar também não é estranho a comédias, e nos anos 80, por exemplo, estrelou filmes como ‘O Rei da Comédia’, ‘Não Somos Anjos’ e ‘Fuga à Meia Noite’. Esse último lançado no mesmo ano de ‘Os Fantasmas se Divertem’, sendo o motivo de não ter aceitado fazer a comédia sobrenatural.
John Cleese
Finalizando a lista com os atores cogitados para viver Beetlejuice antes de Michael Keaton aceitar, temos outro ator britânico, que traria um sotaque inglês ao personagem morto-vivo. Cleese é um humorista icônico e fez parte da trupe conhecida como Monty Python, ou seja, teria tudo a ver na pele do fantasma zombeteiro. Cleese é outro que não ficou com o papel, mas no mesmo ano estrelaria a comédia de assalto ‘Um Peixe Chamado Wanda’, provando que o ano de 1988 foi “o ano” da década de 80 para as comédias.