Embora muitos possam tratá-las apenas como “caça-níquel”, a verdade é que desde sempre as continuações do cinema são um grande atestado do sucesso de um determinado filme. Veja, por exemplo, se alguém em sã consciência chamaria ‘O Império Contra-Ataca’ de uma continuação desnecessária de ‘Guerra nas Estrelas’? O filme chegou para provar que sequências podem ser superiores a seus filmes originais. E o mesmo seguiu com obras como ‘Aliens – O Resgate’, ‘O Exterminador do Futuro 2’ e, muitos afirmam, inclusive o recente ‘Top Gun Maverick’.
Se uma continuação está sendo produzida, pode ter certeza que foi porque um filme fez sucesso. Sim, o público prefere investir na familiaridade de algo que sabe que gosta, do que arriscar em algo novo. É natural do ser humano. Assim, todo e qualquer grande estúdio de Hollywood tenta desesperadamente emplacar uma nova marca de sucesso, para garantir as inúmeras continuações. Isso acontece até aqui no Brasil, com a ótima trilogia ‘Minha Mãe é uma Peça’, por exemplo. Mas a verdade é que nem toda continuação dá certo para seguir com sua franquia.
Aqui, nessa nova matéria iremos voltar 20 anos no passado, para dar uma olhada em filmes que deveriam ter continuado com suas franquias, ou de fato gerado uma, mas que terminaram não continuando suas histórias (até o momento, pelo menos). Confira abaixo.
Legalmente Loira 2
Começamos a lista com um exemplar que há certo tempo vem anunciando uma continuação, mas até o momento nada. ‘Legalmente Loira’ pode ser considerado o filme mais popular da carreira da vencedora do Oscar Reese Witherspoon, e a fez subir alguns degraus em seu estrelato em 2001. Dois anos depois a MGM tiraria do papel uma sequência – que não obteve o mesmo impacto. Witherspoon segue se reinventando na TV, mas já vociferou o desejo de voltar às raízes em um muito prometido terceiro ‘Legalmente Loira’. Se vai acontecer ou não, só o tempo dirá, mas o fato é que ainda não aconteceu. O longa está em pré-produção há uns três anos mais ou menos.
As Panteras Detonando
Mais um filme totalmente girl power na lista. O primeiro ‘As Panteras’ (2000) fez um enorme sucesso pegando carona no estilo ‘Matrix’ de lutas em cabos suspensos, adicionando bastante humor em sua trama. A receita parecia infalível. A ideia, é claro, era baseada em um seriado policial mais sério dos anos 70. É claro que teria continuação, e ela chegou três anos depois com este ‘As Panteras Detonando’, onde tudo era maior, com direito a Demi Moore como vilã e o nosso Rodrigo Santoro estreando em Hollywood. A sequência não fez tanto sucesso quanto o original e foi considerada muito mais exagerada. Mas como continua nas mãos de Drew Barrymore, após uma tentativa frustrada na TV (2011) e outra no cinema (2019), todos os envolvidos originais começam a falar de um terceiro filme finalmente. Estamos na torcida.
Tomb Raider – A Origem da Vida
Fechando a trilogia de filmes protagonizados por mulheres na lista, temos o segundo ‘Tomb Raider’ de Angelina Jolie. Mais uma vez, quando foi anunciado que a atriz vencedora do Oscar seria a exploradora aventureira Lara Croft, não teve um fã de cinema sequer que não achasse a escalação da estrela perfeita – uma imagem escarrada de sua contraparte de pixels dos games. O longa original, de 2001, não foi um sucesso retumbante, mas gerou interesse o suficiente por uma sequência. Mas esta botaria tudo a perder. Teria sido muito bom um terceiro longa com Jolie, mas a franquia sairia das mãos da Paramount para a Warner e reescalaria Croft como a mignon Alicia Vikander, em um reboot que também não foi a lugar algum.
Demolidor – O Homem Sem Medo
Muito antes do MCU existir, os filmes da Marvel já faziam sucesso nos cinemas, imaginados por outros estúdios: vide a Fox (‘X-Men’) e a Columbia (‘Homem-Aranha’). Nessa leva, um dos primeiros a chegar foi o herói cego da casa, ‘Demolidor’. Pelas mãos da mesma Fox, a escalação parecia perfeita, com Ben Affleck como o advogado Matt Murdock e seu alter ego, Jennifer Garner como Elektra, Colin Farrell como Mercenário e o falecido Michael Clarke Duncan como o Rei do Crime. O “hate” que o filme recebeu é coisa de agora, pois na época todos gostaram bastante, e até o enalteceram por seu teor sombrio e violento. Para ter uma ideia, o longa foi por um tempo a maior estreia de um filme em fevereiro nos EUA. Mas ao invés de uma continuação para ‘Demolidor’, o estúdio preferiu investir no malfadado ‘Elektra’ (2005) e o resto é história.
Freddy vs. Jason
Este é outro filme que não conseguimos compreender o motivo de não ter tido continuação. Acontece que os ícones do terror slasher dos anos 80 eram rivais que gostavam de se provocar, ao mesmo tempo em que estavam na boca e mente de todo menino ou adolescente fã do gênero. A dupla chegou até mesmo a ganhar um álbum de figurinhas em conjunto. Com o fim dos anos 80, a Paramount abriu mão da franquia ‘Sexta-Feira 13’, que foi comprada pela New Line, e aí sim as coisas pareciam estar no lugar, sendo um encontro provocado no fim de ‘Jason Vai para o Inferno’, há 30 anos. Mas seriam mais dez anos até de fato o encontro se concretizar com este ‘Freddy vs. Jason’. O filme arrecadou mais de três vezes o seu orçamento, mas até hoje nada de continuação.
S.W.A.T. – Comando Especial
Recentemente eu falei sobre este filme na matéria das obras que estão completando 20 anos em agosto de 2023. E ‘S.W.A.T.’ foi a maior estreia do oitavo mês daquele ano. Ou seja, um blockbuster que tinha toda a cara de franquia, baseado, assim como ‘As Panteras’, em uma série cult dos anos 70. Mas talvez o filme não tenha feito o sucesso esperado pelo estúdio de forma geral – juntando ao fato de que há 20 anos não existia o desespero dos estúdios por franquias como hoje. Ou seja, nada de continuação e a ideia terminou voltando para a TV em 2017 com uma nova série.
Um Duende em Nova York
Outro que tinha toda a cara de franquia voltada para toda a família e para a época de Natal, ‘Elf’ no original trazia Will Ferrell como um humano criado como um dos duendes do Papai Noel. Ele descobre sua verdadeira natureza e resolve ir atrás de seu pai, sem saber nada do mundo real. ‘Um Duende em Nova York’ é um destes filmes que fizeram muito mais sucesso nos EUA do que no Brasil, sem que os brasileiros conseguissem entender o motivo de tanta badalação com o longa. Apesar de Will Ferrell ser conhecido por suas comédias escrachadas, esse longa infantil foi um de seus maiores sucessos, com uma bilheteria mundial muito favorável. O motivo de nunca ter gerado sequência segue uma incógnita.