terça-feira, abril 23, 2024

Os Melhores Filmes de 2016

Muitos diziam que, para a grande indústria, este era o ano dos filmes de super-heróis, no entanto, a bem da verdade, a maioria deles decepcionaram, como Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida e X-Men: Apocalipse, ou apenas deixaram os fãs satisfeitos, trazendo só algumas boas sacadas, o caso das produções Marvel Studio, vide Capitão América: Guerra Civil e a chegada do Doutor Estranho. Só mesmo Deadpool surpreendeu e rendeu rasgados elogios, tendo uma sequência confirmada sendo até indicado ao Globo de Ouro (!).

Comentava-se também que em 2016 veríamos o começo do sucesso das franquias de games migrando para o cinema. Porém a maldição continua, porque tanto Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos e o ainda inédito no Brasil, Assassin’s Creed tiveram péssima recepção por parte da crítica mundial e uma morna bilheteria. Quem sabe o último Resident Evil venha para ser um ponto fora da curva dentre essa leva.

Outro tópico curioso, esse sim positivo, é que tivemos bons spin-offs das consagradas sagas Star Wars, Harry Potter e Caça-Fantasmas, com Rogue One – Uma História Star Wars, Animais Fantásticos e Onde Habitam e As Caça-Fantasmas. As continuações Procurando Dory, Star Trek Sem Fronteiras e Invocação do Mal 2 não fizeram feio. Aliás, o gênero do terror nos brindou logo no início do ano com a obra-prima A Bruxa. E no quesito de animação o nível foi de bom para ótimo com Zootopia, Mogli – O Menino Lobo, O Bom Gigante Amigo e Kubo e a Espada Mágica, além do soberbo Anomalisa.

E o cinema autoral é aquele que nunca desaponta. Depois de alguns anos fora de cena, o mestre Paul Verhoeven voltou a filmar e nos deu de presente o intrigante Elle. Quenti Tarantino parece mesmo não saber fazer filmes ruins, já que Os Oito Odiados é mais uma grande perola de sua brilhante carreira. Para variar, Denis Villeneuve é outro que ano após ano lança espetáculos cinematográficos, e dessa vez com A Chegada ele pode ter ido até mais longe, tendo feito um instantâneo jovem clássico da ficção cientifica. E como foi bom ver um novo trabalho de Shane Black com o delicioso Dois Caras Legais.

Falando em bom cinema, o canarinho está cada vez mais interessante e numeroso. Dessa vez a disputa para concorrer à vaga de representante oficial no Oscar foi bem acirrada e marcada por alguns fatos peculiares de extra-produção. O novo e polêmico longa de Kleber Mendonça Filho, Aquarius, deu o que falar no mundo inteiro, devido a manifestação feita pela equipe em Cannes. E logo depois sobre sua faixa etária; e por assim ter ficado fora da então disputa pela vaga no Oscar. Boi Neon, Mate-me Por Favor, Para Minha Amada Morta e Ela Volta Na Quinta também engrossaram o caldo e mantiveram a altíssima qualidade da nossa cinematografia.

Sem mais delongas, vamos então para a aguardada e já tradicional lista de melhores filmes do ano feita pela equipe do CinePOP, o seu site favorito de cinema, que agora comenta também sobre séries de maneira mais aprofundada. Aliás, não mandamos recado, vamos lá cobrir as notícias e trazer para vocês entrevistas e matérias exclusivas, tudo em primeira mão. E não se esqueçam de listar abaixo quais são os seus filmes favoritos, assim o nosso inventário ficará completo. Bom 2017!

Confira a lista final com os melhores do ano:

10 – A Grande Aposta

Não deixe de assistir:

“Ainda que não seja um filme para consumo do grande público, “A Grande Aposta” deve ser lembrado não apenas pelos temas que aborda com eficácia e responsabilidade, mas também em aspectos cinematográficos, pois possui uma direção segura, um texto rico em temática e estilo, atuações marcantes e uma montagem virtuosa.”

9 – Julieta

“Com uma trilha hitchcockiana do cúmplice habitual de Almodóvar, Alberto Iglesias, e passando por paisagens magníficas, a intriga do filme cresce a cada imagem, e existe um plano genial em que a jovem Julieta é substituída pela versão mais velha.

8 – Os Oito Odiados

“De volta à sua habitual base estrutural narrativa, recheada de longos e surpreendentes diálogos hilários, Quentin Tarantino tem rapidamente o espectador nas mãos pelo fabuloso texto que apresenta logo no primeiro capítulo e por sua hábil condução fílmica.”

7 – Anomalisa

“Um texto riquíssimo em temas, metáforas e alegorias, e ao mesmo tempo belo e tocante, que mostra realmente o quão genuíno é o trabalho do roteirista. Que para chegar nesse ponto teve ao seu dispor uma equipe técnica eficientíssima.”

6 – Dois Caras Legais

“Para quem aprecia o bom cinema, foi ótimo rever Shane Black fazendo aquilo que sabe de melhor e entregando um filme que, mesmo sendo entretenimento puro, carrega consigo temas delicados e personagens interessantes.”

5 – Elle

“Às vezes como um filme de suspense, às vezes como um drama, às vezes como uma história de sedução, Elle pode ser visto por várias óticas. Paul Verhoeven apresenta seu melhor. A todo tempo esperamos o desenrolar dos fatos nas cenas seguintes. Uma espantosa atuação de Isabelle Huppert.”

4 – Rua Cloverfield, 10

“No comando da obra, o estreante Dan Trachtenberg entra pela porta da frente de Hollywood, entregando um dos longas mais eficientes de um debutante. Além disso, Trachtenberg comanda seus atores tão bem a ponto de retirar performances realmente únicas.”

3 – A Bruxa

“À medida que a trama vai caminhando se observa contornos completamente diferentes e inesperados. Mas a certeza mesmo é que ao fim da sessão você provavelmente estará apavorado ou impressionado diante do que viu. Sendo assim um filme eficientíssimo em seu propósito.”

2 – Aquarius

“É correto afirmar que a alma de Aquarius é Sônia Braga e por assim a sua Clara. Absolutamente crível do início ao fim, Braga confere grande dignidade e veracidade à personagem que interpreta.”

1 – A Chegada

“A Chegada é grandioso e mínimo ao mesmo tempo. Olha para o universo, para o planeta e para crises mundiais, de forma simultânea analisando um único ser e sua importância no contexto geral. É um desses filmes cuja mensagem pode render diversas interpretações, sem nunca perder a relevância.”

Agora a lista individual de cada colaborador:

Renato Marafon

1. A Chegada
2. Aquarius
3. Rogue One: Uma História Star Wars
4. Deadpool
5. Capitão América: Guerra Civil
6. Doutor Estranho
7. O Homem nas Trevas
8. Zootopia
9. Animais Fantásticos e Onde Habitam
10. A Bruxa

Mari Valadares

1. A Grande Aposta
2. Aquarius
3. Elle
4. O Quarto de Jack
5. Julieta
6. Rua Cloverfield, 10
7. Café Society
8. Mãe Só Há Uma
9. Cinco Graças
10. Capitão América: Guerra Civil

Pablo Bazarello

1. A Chegada
2. O Regresso
3. Anomalisa
4. O Convite
5. O Quarto de Jack
6. A Bruxa
7. Animais Noturnos
8. Sinfonia da Necrópole
9. Dois Caras legais
10. Rua Cloverfield, 10

Raphael Camacho

1. Capitão Fantástico
2. Elle
3. A Chegada
4. O Cavalo de Turim
5. Os Oito Odiados
6. O Silêncio do Céu
7. O Novíssimo Testamento
8. O Botão de Pérola
9. Mundos Opostos
10. Truman

Wilker Medeiros

1. Anomalisa
2. Dois Caras Legais
3. Aquarius
4. Always Shine
5. Os Oito Odiados
6. A Bruxa
7. Elle
8. Julieta
9. Toni Erdmann
10. Para Minha Amada Morta

Georgenor Franco

1. A Chegada
2. A Bruxa
3. O Filho de Saul
4. As Montanhas Se Separam
5. Ave, Cesar!
6. Elle
7. Rua Cloverfield, 10
8. A Grande Aposta
9. Café Society
10. Rogue One: Uma História Star Wars

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS