quinta-feira, abril 18, 2024

Os MELHORES filmes de 2019

2020 chegou. E com ele nossa lista dos melhores do ano.

A lista mais prazerosa de ser desenvolvida, mas nem por isso a mais fácil, a lista dos melhores pode ser conhecida também como a retribuição para aqueles filmes que nos inspiraram, nos emocionaram, nos fizeram pensar e sentir pessoas melhores. Assim, a redação do CinePOP topou o desafio, e num ano de tantas produções maravilhosas, elencou os dez que mais se destacaram. Com a ajuda de oito de nossos jornalistas, formulou através de uma média os melhores filmes de 2019.

Participaram desta empreitada Rafa Gomes, Thiago Nolla, Lucas Salgado, Janda Montenegro, Pedro Sobreiro, Letícia Alassë, o editor-chefe Renato Marafon e este querido amigo que vos fala, Pablo Bazarello. Após a lista geral do site, você pode conferir abaixo também as listas individuais de todos. Vem conhecer.

10) A Vida Invisível / Entre Facas e Segredos

Já começamos com um empate. Assim como ocorreu na lista dos piores, uma das posições é ocupada por dois filmes. O nacional emotivo A Vida Invisível (que disputava uma vaga no Oscar) e o suspense de humor negro Entre Facas e Segredos apareceram exatamente em três listas, onde figuraram exatamente nas posições 8,8 e 3; e 9,7 e 3.

09) Rocketman

A biografia do icônico Elton John, excepcional músico, chega em nono lugar, aparecendo em três de nossas listas e numa delas em segunda posição. Muito se falou em prêmios para o filme, que depois aparentava esquecido. Mas foram só surgir as indicações do Globo de Ouro, onde recebeu três nomeações, incluindo para melhor filme, que o interesse pela obra voltou a ressurgir.

08) História de um Casamento

A Netflix arrasou este ano. Emplacou nada menos que quatro produções elogiadíssimas, que estão nomeadas ao Globo de Ouro e poderão aparecer inclusive no Oscar. Ao lado de Meu Nome é Dolemite e Dois Papas, este é mais um deles. O quarto veremos mais pra frente na lista. Aqui, Scarlett Johansson e Adam Driver brigam pelo divórcio, pelo filho e quem sabe por indicações ao Oscar. O filme apareceu em quatro listas, e numa delas em segundo lugar.

Não deixe de assistir:

07) Nós

Outro filme elogiadíssimo no ano, que fez uma boa bilheteria. Nós é o novo terror social de Jordan Peele, seguindo os passos de Corra! (2017), indicado ao Oscar de melhor filme. Nós talvez não siga o caminho de prêmios, mas não fica devendo nada como obra potente e significativa. O longa apareceu em quatro listas.

06) Vingadores: Ultimato

A conclusão de todo um universo criado ao longo de quase dez anos se tornou o filme mais rentável da história do cinema. Os filmes da Marvel não são apenas produções cinematográficas, já viraram eventos imperdíveis. O blockbuster apareceu em três listas, e numa delas como o segundo lugar.

05) Bacurau

Mais uma produção nacional figurando em nossa lista. Que alegria. A cultura do país atravessa um impasse, portanto, é bom ver o público prestigiando e nossos artistas entregando uma obra deste calibre, repercutindo em nível internacional. Um filme totalmente fora da caixinha, sem esquecer a substância social. Bacurau figurou em três listas, em todas na terceira posição.

04) Era uma Vez em Hollywood

Difícil um ano em que Tarantino entregue um filme não terminar com sua obra presente em listas dos melhores. O diretor é realmente um gênio. E aqui, presta homenagem ao cinema da década de 1960 e a toda uma era. De quebra ainda brinca com figuras bem conhecidas e faz uma linda poesia para Sharon Tate. O filme figurou em cinco listas, e numa delas em primeira posição.

03) O Irlandês

Falando em mestres, agora chegamos ao maior deles: Martin Scorsese. O sujeito que nos ensinou a menosprezar os filmes da Marvel e dar valor ao verdadeiro cinema. E quer ensinamento melhor? Brincadeiras a parte, o grande cinéfilo entrega seu novo épico criminal, de quase quatro horas de projeção, que nos fez grudar na tela e apreciar novamente seus velhos atores do passado. O Irlandês apareceu em cinco listas, e em duas na primeira posição.

02) Coringa

Um dos filmes mais elogiados do ano, garantido de estar no Oscar também. Controverso, Coringa foi rechaçado por parte da crítica, que o considerou um filme perigoso. Exageros a parte, o longa traz provavelmente a melhor performance masculina do ano, com um Joaquin Phoenix “tomado” na pele do vilão. É de revirar qualquer Jared Leto no túmulo. O filme apareceu em todas as nossas listas, em duas em primeiro lugar e em uma em segundo.

01) Parasita

E o melhor filme do ano para a equipe do CinePOP foi… Parasita. O filme sul coreano do ótimo cineasta Ho Bong Joon provavelmente irá levar o Oscar de filme estrangeiro. O longa é um dos maiores sucessos do ano, despertando o interesse até mesmo de quem não curte ou não costuma assistir a este tipo de produção. É isto que podemos chamar de fenômeno. Mais uma vez uma história social de luta de classes (assim como Coringa) desperta comoção. O filme apareceu em sete de nossas listas, em duas em primeiro, e em outras duas em segundo.

Listas Individuais

Renato Marafon

01) Coringa
02) Vingadores Ultimato
03) Parasita
04) O Irlandês
05) Toy Story 4
06) Nós
07) Rocketman
08) John Wick 3
09) Midsommar
10) As Golpistas

Pablo Bazarello

01) Era uma Vez em Hollywood
02) Free Solo
03) A Vida Invisível
04) Cafarnaum
05) Dois Papas
06) O Irlandês
07) Parasita
08) Nós
09) Meu Nome é Dolemite
10) Coringa

Rafa Gomes

01) O Irlandês
02) Coringa
03) Green Book – O Guia
04) Era uma Vez em Hollywood
05) Nós
06) Ford Versus Ferrari
07) Meu Nome é Dolemite
08) História de um Casamento
09) Entre Facas e Segredos
10) Dois Papas

Thiago Nolla

01) Parasita
02) O Irlandês
03) Coringa
04) História de um Casamento
05) Era uma Vez em Hollywood
06) As Golpistas
07) Entre Facas e Segredos
08) A Vida Invisível
09) Klaus

Pedro Sobreiro

01) Parasita
02) Rocketman
03) Bacurau
04) Vingadores Ultimato
05) Como Treinar o Seu Dragão 3
06) Coringa
07) Ad Astra – Rumo às Estrelas
08) Star Wars – A Ascensão Skywalker
09) Ford Versus Ferrari
10) Shazam!

Janda Montenegro

01) Coringa
02) Star Wars – A Ascensão Skywalker
03) Bacurau
04) Parasita
05) Vingadores Ultimato
06) Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto
07) Uma Segunda Chance para Amar
08) Turma da Mônica: Laços
09) Klaus
10) Homem-Aranha no Aranhaverso

Letícia Alassë

01) Parasita
02) História de um Casamento
03) Entre Facas e Segredos
04) Era uma Vez em Hollywood
05) Coringa
06) Rocketman
07) Clímax
08) Democracia em Vertigem
09) As Golpistas
10) Klaus

Lucas Salgado

01) O Irlandês
02) Parasita
03) Bacurau
04) Nós
05) Era uma Vez em Hollywood
06) Coringa
07) Dor e Glória
08) A Vida Invisível
09) História de um Casamento
10) Homem-Aranha no Aranhaverso

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS