Existe uma linha muito tênue que separa os gêneros do cinema, muitas vezes dificultando a sua identificação para o espectador. É dito que na verdade só existiriam dois tipos de gênero na dramaturgia: o drama e a comédia. O resto são derivações dessas duas abordagens. Mas e quando um filme pode ser considerado ambos drama e comédia? É o caso com obras excelentes como ‘Forrest Gump’ e ‘O Show de Truman’, por exemplo. Como você as classificaria?
Outros gêneros do cinema ficam mais fáceis de serem classificados. Veja o caso do terror, por exemplo. Quem vê um filme de terror, sabe que é terror, e quem não gosta, não passa nem perto. Mas nos últimos tempos temos ganhado uma vertente cômica do terror (como o caso com ‘A Morte te dá Parabéns’, ‘Freaky – No Corpo de um Assassino’ e ‘Dezesseis Facadas’). Isso sem falar nas comédias de terror, como ‘Beetlejuice’. Ou seja, definir um filme em apenas um gênero é uma missão quase impossível em alguns casos.
Aqui falaremos sobre os filmes de ação, já que como você leu no título, a proposta desta matéria é eleger os melhores filmes de ação dos anos 1990. Mas e aí, como classificar certos filmes? A grande parte pode considerar apenas os filmes policiais. Mas temos também filmes que misturam ação e ficção científica, ação e aventura, e também ação e fantasia. A melhor maneira de definir um filme de ação é: ter cenas de ação. Ou seja, um filme pode pertencer a qualquer gênero, mas se tiver cenas de ação, é considerado um filme de ação. Confira abaixo os que elegemos – ranqueamos pela ordem de lançamento. Esses são os melhores filmes de ação dos anos 1990.
Duro de Matar 2 (1990)
Essa é fácil. Não existe qualquer dúvida sobre o gênero deste filme. Isso porque o ‘Duro de Matar’ original, de 1988, é considerado não apenas o melhor filme de ação dos anos 80, como um dos melhores de todos os tempos no cinema. Parte do subgênero ação policial, o filme fez de Bruce Willis um astro. É essa fama colossal do primeiro que joga sombra na sequência, fazendo de ‘Duro de Matar 2’ (1990) um dos filmes mais subestimados do gênero. Isso porque quando todos pensam em ‘Duro de Matar’, o que vem à cabeça é o original. Porém, sua continuação é tão boa quanto, ou quem sabe ainda melhor. Sem dúvida é o melhor filme de ação de 1990, que abriu com chave de ouro os anos 90.
O Exterminador do Futuro 2 (1991)
Essa também é óbvio! Apesar de ser um filme de ficção científica e fantasia, com viajantes do tempo vindos do futuro, e robôs invencíveis, ‘O Exterminador do Futuro 2’, de 1991, ainda é muito citado quando falamos dos melhores filmes de ação de todos os tempos. O mais curioso é que o longa estrelado por Arnold Schwarzenegger conseguiu elevar em todos os conceitos o filme original, uma obra relativamente pequena, mas muito criativa, que além da ação ainda usava muitos elementos do suspense e até do terror. ‘O Exterminador do Futuro 2’ é um verdadeiro blockbuster no melhor sentido da palavra, e elevou o jogo no início dos anos 90. Além de ter revolucionado Hollywood com seus efeitos de computador primorosos, abrindo espaço para o chamado CGI.
Jurassic Park (1993)
Sim, incluímos ‘Jurassic Park’ entre os melhores filmes de ação dos anos 90. Como dito, se tem ação, estaremos incluindo. Acima, vimos exemplares de ação policial, e também de ação fantasiosa. É neste segundo item que se classifica ‘O Parque dos Dinossauros’, de Steven Spielberg. Tudo bem, o filme também se encaixa no gênero da aventura, e possui bastante suspense e cenas intensas para ser classificado quase como terror (pelo menos filme de monstro). Mas ‘Jurassic Park’, o originalzão de 1993, é muito mais do que isso. Combina estes diversos gêneros de forma mais que satisfatória, e entrega algumas das cenas de ação mais nervosas da história do cinema, como a perseguição do T-Rex ao jipe, o primeiro ataque do T-Rex e toda a sequência de ataque dos velociraptores dentro do salão.
Velocidade Máxima (1994)
Por mais inacreditáveis que sejam as proezas de um personagem em um filme de ação, o público em geral ainda acredita ser mais realista do que se ter dinossauros ou robôs assassinos na trama. E claro, existe verdade nisso. Mas é preciso lembrar que cinema não é realidade e em variados níveis tudo o que vemos na tela é uma grande fantasia. Mesmo assim, quando falamos em um filme policial, com uma bomba em um ônibus que não pode desacelerar ou ela explode, todos compram imediatamente a ideia como algo que de fato poderia ocorrer. Essa é a premissa de um dos mais eletrizantes filmes de ação da história, que marcou para sempre a década de 90 no imaginário coletivo. O filme fez de Sandra Bullock uma estrela internacional, e Keanu Reeves virou o herói de ação de uma geração.
True Lies (1994)
É difícil até mensurar qual é o melhor filme de ação do ano de 1994. Um ano que nos deu três dos filmes mais amados da sétima arte, com ‘Forrest Gump’, ‘Pulp Fiction’ e ‘Um Sonho de Liberdade’, nos deu também dois filmaços de ação, que nos deixa em dúvida sobre qual é o melhor. ‘True Lies’ foi a parceria entre James Cameron e Arnold Schwarzenegger que continuou ‘O Exterminador do Futuro 2’, então o “chumbo” já era esperado. Foi também o filme mais caro daquele ano e um dos mais bem-sucedidos financeiramente. Tudo isso já era meio que esperado. Aqui, a dupla cria o melhor filme de 007, sem James Bond. Uma história de um superagente secreto, que nem sua família sabe de seu verdadeiro trabalho. Apesar de cenas de ação alucinantes, alguns elementos da trama não envelheceram tão bem. Por outro lado, ‘Velocidade Máxima’ se tornou um sucesso surpresa e é hoje um filme mais querido.
Fogo Contra Fogo (1995)
De todos da lista, ‘Fogo Contra Fogo’ talvez seja o filme de ação mais crível. Um filme policial, que não aposta em cenas mirabolantes e nem em nada que desafie a gravidade, a física ou o bom-senso. Esse é um filme de ação à moda antiga, de polícia e bandido. Mas um filme com muito esmero pelo cineasta Michael Mann, que transforma a obra em um verdadeiro épico criminal. Conhecido como “o filme que juntou em cena pela primeira vez Al Pacino e Robert De Niro” (mesmo que seja em apenas uma cena), o longa impressiona por suas cenas de tiroteio e perseguições.
Duro de Matar: A Vingança (1995)
Até este terceiro exemplar, a franquia ‘Duro de Matar’ havia se consolidado como uma das melhores no terreno da ação de todos os tempos. E sim, de tão boa precisamos apontar não apenas um filme da franquia, como dois, na lista dos melhores dos anos 90. Em contrapartida, também tivemos três filmes de 007, entrando na era Pierce Brosnan, nos anos 90. A diferença, por melhores que fossem esses filmes, é que não sentíamos nada tão especial em relação ao que já havia sido feito antes. Foi só com o primeiro filme de Daniel Craig em 2006, que veríamos tal mudança. Justamente por isso, a franquia de ação que marcou os anos 90 foi mesmo ‘Duro de Matar’. E o terceiro filme se tornava o mais bem-sucedido deles. Quando achávamos que os realizadores não tinham como se superar, surge uma trama atual para a época e talvez mais eletrizante que os anteriores, ao não restringir o espaço de atuação do protagonista.
A Outra Face (1997)
‘A Outra Face’ concorre seriamente como o melhor filme de ação dos anos 90. Certamente faz parte da conversa para o top 3. O auge da carreira de John Woo em Hollywood, o filme mistura um espetáculo de efeitos práticos, com uma história fantasia, porém, criada de forma mais realista possível e, principalmente, ótimos personagens com quem conseguíamos nos envolver. Antes disso, Woo havia entrado com bons longas de ação em Hollywood, como ‘O Alvo’ (sua estreia em 1993) e ‘A Última Ameaça’. Mas ‘A Outra Face’ elevaria sua destreza a outro patamar, e nem mesmo seu filme seguinte, ‘Missão: Impossível 2’, seria tão bem-sucedido. Um verdadeiro show de atuações de John Travolta e Nicolas Cage, se divertindo muito. E uma trama verdadeiramente original para o gênero.
Ronin (1998)
Esse aqui pode pegar muitos de surpresa. Desta leva que selecionamos, ‘Ronin’ pode ser considerado o menos famoso, mas não menos repleto de cenas de ação mais que impressionantes. Esse foi o sentimento da grande maioria quando o filme foi lançado em 1998 – perplexidade em relação à qualidade do filme. ‘Ronin’ foi um daqueles filmes que surgiu do nada e caiu nas graças do público. Não prometeu nada, mas entregou tudo. Bem, não deveríamos ser tão displicentes assim, já que no comando do longa tínhamos John Frankenheimer, especialista nos gêneros da ação e espionagem. Robert De Niro comanda o espetáculo em um thriller repleto de reviravoltas, numa trama complexa, mas totalmente eletrizante. Perseguições, tiroteios, personagens intrigantes. A cena da perseguição na contramão em uma estrada repleta de carros vindo no sentido contrário garante a marca registrada, desse filme de ação à moda antiga.
Matrix (1999)
Finalizando a matéria, temos mais um filme de ação, que é primordialmente uma ficção científica. Assim como ‘O Exterminador do Futuro 2’ fez no começo da década, ‘Matrix’ chegaria para revolucionar no fim dos anos 90, fechando com chave de ouro o período. Poucos filmes daquele ano fizeram tanto para a tecnologia e para elevar os conceitos de efeitos especiais quanto ‘Matrix’. Justamente por isso se tornou uma obra influente, imitada à exaustão na década seguinte. Entre outras coisas, ‘Matrix’ popularizou o uso de cabos em cenas de lutas e artes marciais, na qual os personagens desafiavam a lei da gravidade. Outra marca registrada do filme, que terminou influenciando a década seguinte foi o uso de trajes pretos de couro, garantindo assim um estilo visual único na época. A trama, assim como ‘O Exterminador do Futuro’, mostra a luta dos homens com as máquinas, mas vai além, apresentando conceitos ainda mais profundos, como o uso de simulações de realidade virtual, como se nosso mundo não existisse de verdade, apenas em nossas mentes. Ah sim, as cenas de ação estavam lá, seja na queda de um helicóptero, ou no já clássico efeito “Bullet Time”.