sexta-feira, abril 26, 2024

Oscar 2024 – Nossas Previsões das Indicadas e a Vencedora para Melhor Atriz!

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 será realizado amanhã, terça-feira, dia 23 de janeiro. Depois disso, os estúdios terão até o dia 10 de março para a campanha de cada indicado junto aos membros da Academia. Sim, tanto as indicações quanto os vencedores acontecem de uma forma muito similar a uma campanha eleitoral política. Em anos recentes, tivemos inclusive polêmicas cercando estas eleições, como a vitória de Melissa Leo em 2011 por ‘O Vencedor’ e a nomeação de Andrea Riseborough por ‘A Sorte Grande’ filme que ninguém viu ou ouvir falar.

Mas nada disso tira o brilho do maior prêmio da sétima arte. É a honraria máxima para qualquer profissional que trabalha com cinema, mesmo que muitos digam não ligar para isso. Balela. Por mais que exista sim muita politicagem, quem não gosta de ser reconhecido por seu trabalho com um prêmio? O Oscar tem valor e tem peso, em especial para os atores, que sobem níveis em seu contrato com indicações e mais ainda com a vitória.

Para aquecer os motores para as indicações, soltaremos uma série de matérias visando prever os atores nomeados, e mais ainda, os vencedores. Veremos se nossa bola de cristal está funcionando bem. Finalizando a série de matérias sobre os atores indicados ao Oscar 2024, trazemos finalmente a categoria de melhor atriz. Confira abaixo.

Vencedora:

Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores

O mesmo dilema quase impossível se apresenta na categoria feminina das atrizes principais em relação aos homens. Talvez ainda pior. Na categoria masculina temos o duelo entre Cillian Murphy e Paul Giamatti – embora achemos, assim como a maioria, que o prêmio ficará com Murphhy. Já entre as mulheres, a disputa é muito mais acirrada. De um lado do ringue temos a atriz nativa-americana Lily Gladstone, que realizou a melhor revelação do ano em ‘Assassinos da Lua das Flores’, de Martin Scorsese.

Já imaginou a felicidade de saber que você foi escalada para um filme dirigido por Scorsese, atuando ao lado de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro? Depois da euforia, muitas iriam sentar e chorar, se sentindo intimidadas. Mas não Gladstone, que se mostrou à altura do desafio, roubando todas as suas cenas, sem ter tanta experiência assim. Se fosse unicamente pelo fator representatividade, o prêmio já seria de Gladstone, já que seria muito poético ver uma indígena levando o prêmio máximo do cinema pela primeira vez, em um filme que justamente denuncia os séculos de maus tratos dos brancos a essa população.

Emma Stone – Pobres Criaturas

Por outro lado, muitos enchem a boca para dizer que o Oscar de melhor atriz deve ir para Emma Stone pelo filme ‘Pobres Criaturas’. A atuação de Stone é mais exuberante e chamativa, afinal ela interpreta uma jovem trazida de volta dos mortos, com o cérebro de uma criança, ou seja, está descobrindo a vida pela primeira vez, no corpo de uma mulher de 30 e poucos anos. Já a performance de sua maior rival na categoria, Lily Gladstone, é o inverso, contida e minimalista.

Justamente por isso, Gladstone e Stone (duas “stone”, interessante) vêm fazendo a limpa nessa temporada de premiações. Só dá elas. Novamente, uma na categoria de drama, e a outra em comédia. No Oscar não existe diferença. Assim terão que mostrar suas garras e ver quem se sai melhor. Emma Stone já tem sua estatueta em casa, por ‘La Lad Land’, e outras duas nomeações.

Não deixe de assistir:

Garantida:

Carey Mulligan – Maestro

Maestro’ é um filme muito bem-produzido, dono de um esmero artístico impressionante. É um trabalho de artesão. Ao mesmo tempo, não é um filme fácil para o grande público, com grande parte podendo considera-lo um longa chato. De qualquer forma, as atuações principais impressionam. E se Bradley Cooper é o terceiro na corrida para o prêmio, atrás de Cillian Murphy e Paul Giamatti, o mesmo acontece com sua colega de cena Carey Mulligan.

Carey Mulligan é a terceira na lista para o prêmio de atriz principal. Mas sua indicação está garantida. Mulligan, de 38 anos, tem duas indicações ao Oscar, com diferença de 11 anos entre elas. A mais recente foi por ‘Bela Vingança’, em 2021. Esse ano, certamente ela será lembrada por seu papel da sofredora Felicia, atriz e esposa do genial maestro Leonard Bernstein.

Vagas Restantes:

Margot Robbie – Barbie

Barbie’ foi um verdadeiro fenômeno. E o cinema estava precisando. Parte do que fez o filme um sucesso, foi seu conteúdo de muita qualidade. De longe, esse não é um filme bobinho sobre a boneca mais famosa do mundo. Caso fosse, não faria o sucesso que fez. Para atingir este patamar de excelência realmente era precisa ser e ter algo a mais. E ‘Barbie’ tem. Palmas para a diretora Greta Gerwig. Mas também para a intérprete do papel Margot Robbie.

A atuação da loiríssima australiana é fantástica e uma indicação é praticamente certa. Robbie já tem no currículo duas indicações, por ‘Eu, Tonya’ e ‘O Escândalo’. Se tudo correr bem para a moça, que está no topo do mundo atualmente, como uma das maiores estrelas de Hollywood, ela sairá do dia 23 com mais uma nomeação ao Oscar em seu currículo.

Annette Bening – Nyad

A esta altura pode ser que fique até chato indicar a veterana Annette Bening para um prêmio o qual sabemos que ela não irá ganhar. Acontece que a atriz já soma 4 indicações ao Oscar, sem vitória, datando de 1991. A última foi em 2011. A atriz só não perde para Glenn Close, a maior injustiçada pela Academia ainda em atividade. Com 8 indicações sem vitória. Mas ainda existem atrizes mais jovens com um recorde mais negativo que o de Bening, como Amy Adams (6 indicações sem vitória) e Michelle Williams (5 indicações sem vitória), por exemplo.

Seja como for, caso seja indicada novamente este ano por seu retrato como a nadadora Diana Nyad, que bateu um recorde histórico já com idade avançada, Annette Bening fará apenas figuração – já que o prêmio deve ficar mesmo com Gladstone ou Stone. Apesar disso, a atriz corre por fora para ocupar uma das cinco vagas.

Sandra Hüller – Anatomia de uma Queda

Outra que vem gerando muito falatório de indicação é a alemã Sandra Hüller. Atriz conhecida no circuito dos cinéfilos, ela não é muito famosa nos filmes comerciais, e tem uma carreira restrita aos cinemas de arte. Esse ano pode mudar isso, já que Hüller vem arrancando elogios por duas atuações em específico. Por ‘Zona de Interesse’ pode garantir indicação de coadjuvante. Mas aqui falaremos de seu outro filme.

Anatomia de uma Queda’ é um thriller que estreia esse mês no Brasil, e vem gerando falatório de indicações ao Oscar, inclusive para melhor filme. Ela vive uma mulher acusada de jogar o marido da janela, e a única testemunha é o filho cego do casal. Por essa performance, Hüller poderá ser indicada para seu primeiro Oscar de protagonista. Mas sair vitoriosa, embora não seja impossível, se mostrará bem difícil.

Greta Lee – Vidas Passadas

Past Lives' Star Greta Lee On Her Long-Distance Skype Romance – Deadline

A diversidade é muito importante, e vem conquistando cada vez mais espaço nas premiações. A galera que não entende muito bem a raiz do problema, sempre traz o argumento impensado: “tem que premiar a melhor atriz”. Isso é verdade, mas como premiar atrizes que sequer recebem a oportunidade de demonstrar seu trabalho? É preciso abrir mais espaço para atrizes fora do padrão.

Aqui quem recebe essa grande oportunidade é a Greta Lee, atriz filha de pais coreanos imigrantes. A Ásia, em especial a Coreia do Sul, tem ganhado muito espaço no mercado norte-americano, que é a vitrine para o mundo e exporta tudo o que faz sucesso por lá. A prova disso são fenômenos como ‘Parasita’ e ‘Round 6’. Lee pode receber sua primeira indicação ao Oscar pelo drama romântico ‘Vidas Passadas’, da diretora Celine Song, dito ser um dos longas mais tocantes desta temporada.

Fantasia Barrino – A Cor Púrpura

A diversidade é algo muito necessário. Mas qual diversidade é a mais importante? A resposta é: todas! Se uma vencer, todas vencem. Assim, em 2024 o Oscar tem a possibilidade de indicar a atriz asiática Greta Lee e a atriz negra Fantasia Barrino, que aparece agora na lista. Porém, a certeza mesmo é a indicação da indígena Lily Gladstone, uma das fortes concorrentes a levar a estatueta do Oscar para casa.

As atrizes negras ainda estarão representadas no Oscar, com a vitória garantida de Da’Vine Joy Randolph na categoria de atriz coadjuvante, e a indicação quase certa de Danielle Brooks na mesma categoria. Brooks estrela no mesmo filme que Fantasia Barrino, a versão musical do clássico ‘A Cor Púrpura’. Barrino foi a vencedora da terceira temporada do programa musical American Idol, e no filme vive o papel de Celie, interpretado por Whoopi Goldberg no passado – que saiu com uma indicação ao Oscar da experiência.

Azarões:

Natalie Portman – Segredos de um Escândalo

É curioso notar o fenômeno da ascensão e queda de um filme. Certas obras começam a gerar hype de Oscar muito antes de estrearam. Às vezes quando começam a pipocar até mesmo as primeiras imagens online de certos atores caracterizados como seus personagens, ainda mais se forem atores que já ganharam o Oscar, ou foram indicados anteriormente. Foi assim os casos recentes com Joaquin Phoenix em ‘Napoleão’ e Lady Gaga em ‘Casa Gucci’. Mas quando os filmes finalmente são lançados, podem sofrer uma queda vertiginosa.

Foi mais ou menos esse o caso com o promissor ‘Segredos de um Escândalo’, que terminou sem o impacto planejado. Isso poderá afetar indicações do filme no Oscar. Se bem que todos parecem concordar que as atuações estão impecáveis. Também, aqui falamos de atrizes do nível de Natalie Portman e Julianne Moore. Agora falamos da primeira, que já tem sua estatueta de melhor atriz em casa, por ‘Cisne Negro‘, e outras duas indicações no currículo. No filme, Portman vive uma atriz fazendo pesquisa para o seu próximo papel: uma mulher real que cometeu o crime de abuso sexual contra um menino menor de idade, papel de Julianne Moore.

Cailee Spaeny – Priscilla

Priscilla' Star Cailee Spaeny Talks Awards And Message For Moviegoers

Finalizando a matéria, temos a última “azarona”, com certa possibilidade de ser indicada ao Oscar de melhor atriz principal. Quem aparece agora é a “menina” Cailee Spaeny. A atriz tem 25 anos e poderá ser a mais jovem nomeada da categoria. Spaeny, apesar da curta carreira, coleciona trabalhos em filmes como ‘Círculo de Fogo: A Revolta’, ‘Maus Momentos no Hotel Royale’, ‘Suprema’, ‘Vice’ e ‘Jovens Bruxas: Nova Irmandade’. Na TV, apareceu em séries como ‘Devs’, ‘Mare of Easttown’ e ‘The First Lady’.

É indiscutível, no entanto, que o ponto de virada em sua carreira, independente de uma vindoura indicação ao Oscar ou não, foi em ‘Priscilla’, de Sofia Coppola. A jovem atriz interpreta a personagem título, esposa do Rei do Rock, Elvis Presley, e carrega o longa como protagonista. É uma performance divisora de águas.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS