Mais um ano se inicia – e, com isso, é sempre tempo de relembrar produções que marcaram época e que já foram lançadas há algum tempo.
Há meia década, o gênero animado era agraciado com diversos títulos bastante adorados pelo público e pela crítica – como, por exemplo, ‘Soul’ (que levou o Oscar de Melhor Animação para casa por sua narrativa incrível e memorável).
Pensando nisso, preparamos uma breve lista trazendo cinco ótimas obras animada que fazem cinco anos em 2025.
Veja abaixo as nossas escolhas:
DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA
Trazendo Tom Holland e Chris Pratt como dois elfos que partem em uma aventura incrível, ‘Dois Irmãos’ resgata a nostalgia dos jogos de RPG dos anos 1990 e arquiteta uma trama modernizada e, ao mesmo tempo, clássica recheada de criaturas fantásticas e perigos inimagináveis. A trama acompanha Ian e Barley, que colocam as mãos em um cajado mágico e, assim, tentam trazer o pai de volta à vida – nem que seja por uma noite. Porém, por serem inexperientes, o feitiço não dá certo, compelindo os irmãos a resolverem tudo antes que seja tarde demais.
LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA: GUERRA DE APOKOLIPS
Já sabemos que o universo DC animado sempre consegue entregar produções de altíssimo calibre – e isso não seria diferente com ‘Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips’. Na trama, após serem violentamente derrotados por Darkseid e seu exército, os membros da Liga da Justiça, dos Jovens Titãs e do Esquadrão Suicida precisam se unir para impedir o grande vilão de dominar a Terra e restabelecer a realidade como eles conheciam. A produção foi recebida com aclame por parte da crítica – conquistando 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
OS IRMÃOS WILLOUGHBY
Conquistando fortes 91% de aprovação no Rotten Tomatoes e trazendo nomes como Will Forte, Maya Rudolph, Alessia Cara e Terry Crews no elenco original, ‘Os Irmãos Willoughby’ provavelmente passou longe de seu radar – mas, de fato, se sagrou uma das grandes produções do gênero em 2020 (e conquistou seis indicações ao Annie Awards). Na trama, quatro irmãos com pais egoístas fazem um plano para se livrar deles de uma vez por todas e formar a família que desejam.
SOUL
Apostando fichas em temas como reencarnação e determinismo, ‘Soul’ apresentou um lado bem interessante e original da Pixar ao fincar sua narrativa em uma profunda análise sobre a vida e a morte. Na trama, acompanhamos Joe, um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.
WOLFWALKERS
Nessa subestimada e irretocável animação, somos transportados a uma época de superstição e magia, em que uma jovem aprendiz de caçadora, Robyn Goodfellowe, viaja para a Irlanda com seu pai para exterminar a última matilha de lobos. Enquanto explora terras proibidas para além dos muros da cidade, Robyn se torna amiga de Mebh, uma jovem espírito-livre e membro de uma misteriosa tribo que tem a habilidade de se transformar em lobo à noite. Conforme procuram a mãe de Mebh, Robyn descobre secretos que a levam mais fundo no mundo dos Wolkwalkers – e arrisca se tornar tudo o que o pai mais odeia.