E assim, como quem não quer nada, adentramos o segundo mês de 2026. Sim, o ano que promete ser o maior desde a pandemia chegou com tudo, acelerando e mostrando ao que veio. Os primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro em especial, geralmente são os mais mornos em questão de grandes estreias. Isso porque as distribuidoras aqui no Brasil se concentram em promover os filmes do Oscar – que são lançados no fim do ano anterior nos EUA. Essa é a época preferida de uma certa parcela dos espectadores, que só sai de casa para ir ao cinema justamente neste período, dos chamados melhores filmes do ano. A grande parcela, no entanto, já estreou toda – com as chegadas de ‘Hamnet’ e ‘Marty Supreme’ em janeiro.
Mas não pense você que o segundo mês do ano não trará algumas das estreias mais badaladas de 2026. Fevereiro trará um dos filmes de terror mais aguardados do ano, por exemplo, e também a nova adaptação de um romance clássico estrelado pela maior atriz de Hollywood na atualidade. Confira.
05/02
(Des)controle
Começamos fevereiro com uma produção nacional, e isso é muito bom. O maior chamariz do primeiro fim de semana do mês é este longa estrelado por Carolina Dieckmann, que aborda um tema muito importante de ser discutido: o alcoolismo. Assim como no recente remake de ‘Vale Tudo’, com a personagem de Heleninha, a protagonista aqui é uma mulher que volta a beber depois de 15 anos sóbria. Mas para pessoas assim, tudo o que basta é o primeiro gole para a vida sair novamente dos trilhos.
Destruição Final 2
Você lembra do filme de desastre ‘Destruição Final’? Quando falamos no subgênero dos filmes de desastre alguns vêm imediatamente à cabeça, como ‘O Dia Depois de Amanhã’ e ‘2012’, ambos dirigidos pelo especialista Roland Emmerich. Até mesmo o antigo parceiro dos filmes do diretor, Dean Devlin, já comandou o seu, com ‘Tempestade: Planeta em Fúria’ que, olhe só, era estrelado por Gerard Butler. O ator retornou ao gênero com o primeiro ‘Destruição Final’, lançado em meio à pandemia, em 2020, com o subtítulo ‘O Último Refúgio’. Seis anos depois, chega a continuação, novamente estrelada por Butler e a carioca Morena Baccarin – no qual a família sai da Groelândia (e não por causa de Trump) e parte para a Europa.
O Som da Morte
Fechando as principais estreias do primeiro fim de semana, os cinemas trazem um agrado para os fãs de terror. O mês de janeiro foi um verdadeiro presente para os fãs do gênero, já que tivemos os elogiadíssimos ‘Extermínio: O Templo dos Ossos’, ‘Socorro!’ e ‘Primata’. Como dito, este mês chega um dos mais aguardados. Antes disso, ficamos com este ‘O Som da Morte’, que a Paris Filmes traz para os cinemas nacionais. A menina Dafne Keen roubou a cena em ‘Logan’, mas agora é uma jovem mulher, como visto em ‘Deadpool e Wolverine’. Ela protagoniza este longa, sobre um antigo apito Asteca, que emite um som aterrorizante, seguido de uma maldição.
12/02
O Morro dos Ventos Uivantes
O segundo fim de semana de fevereiro é o que mais promete sacudir as coisas, com três estreias significativas nas telonas. Começamos com o primeiro grande lançamento da Warner para 2026: a nova adaptação do romance clássico ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, da autora Emily Brontë. Essa poderia ser apenas mais uma versão do clássico, não fosse pelo talento envolvido. Primeiro, porque é estrelado por Margot Robbie, a maior estrela de Hollywood na atualidade, e pela nova sensação Jacob Elordi (indicado ao Oscar este ano). Ou seja, um romance estrelado por dois dos atores mais atraentes da atualidade. Segundo, por se tratar do novo filme da diretora autoral Emerald Fennell, que escreve todos os seus filmes, como ‘Bela Vingança’, ‘Saltburn’ e este também.
Caminhos do Crime
Se você estava sentindo falta de um bom thriller de ação, esta pode ser a dica para você. Este lançamento da Sony também é baseado em um livro, mas um bem diferente do item acima. A trama é até batida para o gênero, mas aparentemente terá uma visão única sobre a história do “talentoso ladrão que precisa realizar um último grande assalto antes de se aposentar”. O que chama atenção mesmo é o elenco, que reúne dois veteranos heróis da Marvel, o Thor e o Hulk, Chris Hemsworth e Mark Ruffalo, respectivamente. O primeiro é o ladrão protagonista e o segundo, o policial em seu encalço. Mas não para por aí, pois um dos melhores elencos do ano traz ainda a vencedora do Oscar Halle Berry, e os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Monica Barbaro, Nick Nolte e Jennifer Jason Leigh.
Um Cabra Bom de Bola
Finalizando as principais estreias do segundo fim de semana de fevereiro, temos uma animação de alto conceito, também vinda da Sony, que planeja pegar um público diferente, em especial as crianças e as famílias. Trata-se do mesmo estúdio da franquia de sucesso ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ e do recente fenômeno ‘Guerreiras do K-pop’. Essa é a pedida para os pequenos que gostam de esporte, em especial o basquete (embora aqui no Brasil iria emplacar mais se fosse o futebol). No clima de ‘Zootopia 2’, aqui também temos animais antropomorfos, só que formando um time de basquete de sucesso, onde uma pequena cabra sonha em se tornar estrela.
19/02
O Frio da Morte
O terceiro fim de semana de fevereiro começa com uma das maiores atrizes ainda em atividade em Hollywood. Falo da vencedora do Oscar Emma Thompson, que aqui estrela em um gênero no qual não é muito familiarizada, mas que certamente se sairá bem também: o suspense. Outro lançamento da Paris Filmes, a veterana Thompson interpreta uma mulher simples, vivendo em uma região gelada, que se depara com uma situação aterrorizante: uma jovem sendo mantida em cativeiro em uma cabana isolada.
Isso Ainda Está de Pé?
Bradley Cooper não é só um grande astro de Hollywood, ele se tornou também um diretor de mão cheia. A prova disso foi sua estreia avassaladora na função com ‘Nasce uma Estrela’, um dos filmes mais badalados de sua época. A seguir, o diretor Cooper foi pegando projetos mais intimistas, como o drama ‘Maestro’. Sua mais recente produção é ainda menor, e passou longe dos radares das premiações. ‘Isso Ainda Está de Pé?’ fala sobre a relação de um marido (Will Arnett) e uma esposa (Laura Dern) enquanto contemplam o divórcio e o que significa os sacrifícios familiares em nome de um bem maior. Ao mesmo tempo em que ele busca o sucesso em sua vocação como comediante stand-up.
Para Sempre Medo
Mais um filme de terror chega aos cinemas brasileiros em fevereiro, mas este ainda não é o grande lançamento comentado. Este aqui trata-se do novo filme do diretor Osgood Perkins, de ‘Longlegs – Vínculo Mortal’ e ‘O Macaco’ – filme este que trazia a participação de Tatiana Maslany (a ‘Mulher-Hulk’ em pessoa). Agora, Perkins resolve dar um filme inteiro para Maslany protagonizar, no papel de uma mulher viajando com seu namorado para uma maravilhosa cabana isolada. No local, tudo parecia perfeito, é quando o sujeito precisa ir até a cidade e deixa a protagonista sozinha no local que as coisas começam a sair dos trilhos de uma forma assustadora.
Anêmona
Este lançamento da Universal Pictures conseguiu simplesmente tirar o GOAT Daniel Day-Lewis de sua aposentadoria. O lendário intérprete, considerado o melhor ator da atualidade (ou quem sabe de todos os tempos), não fazia um filme desde ‘Trama Fantasma’ em 2017, quando anunciou sua aposentadoria. Agora, quase dez anos depois, ele aparece novamente nas telas. Mas foi por um motivo especial, afinal este é um projeto bastante pessoal – pensado por ele e seu filho, Roman Day-Lewis, que marca a estreia do rapaz de 27 anos na direção de um longa-metragem. A história fala sobre um homem vivendo isolado em uma cabana na floresta, que é visitado por seu irmão, pedindo-lhe que retorne e faça as pazes com a família.
26/02
Pânico 7
Agora sim, chegamos ao que promete ser o maior lançamento do mês de fevereiro nos cinemas. Isso porque a franquia de terror slasher ‘Pânico’, chega ao seu sétimo exemplar com mais gás do que nunca. Lançamento da Paramount Pictures, que cuida da franquia desde o reboot de 2022, aqui temos a volta da heroína Sidney (Neve Campbell), ausente no sexto exemplar. Ela agora precisa defender sua filha adolescente de um novo assassino mascarado, exatamente 30 anos depois do filme original, quando ela mesma era uma adolescente sendo perseguida.
Manual Prático da Vingança Lucrativa
Neste lançamento da Diamond Films por aqui (e a queridinha A24 nos EUA), temos um casal de atores do momento protagonizando. O ator principal é Glen Powell, um dos nomes quentes de Hollywood na atualidade. Estrelando ao seu lado, temos Margaret Qualley, outro nome de bastante destaque na indústria. No filme, Powell é o herdeiro bastardo de uma verdadeira fortuna – o único grande problema é a lista interminável de sucessão desta grana, que o coloca como o último da fila para receber um centavo. Assim, a fim de conquistar a mulher de seus sonhos, ele bola um plano incorreto e macabro para conseguir colocar as mãos na bolada.
Sirât
Todos estamos na torcida por ‘O Agente Secreto’, que concorre a nada menos que quatro prêmios no Oscar 2026. Um deles, é claro, se encontra na categoria de filme estrangeiro, no qual possui a concorrência acirrada de produções como ‘Valor Sentimental’, da Noruega (que também está indicado para melhor filme), e o iraniano ‘Foi Apenas um Acidente’ (cujo roteirista foi covardemente preso pelo governo do Irã). Correndo por fora está a produção da Espanha, ‘Sirât’, o último filme da categoria a estrear nos cinemas de nosso país. Na trama, um pai e seu filho procuram desesperadamente por sua filha/irmã em uma rave nas montanhas do Marrocos, sendo que ela desapareceu meses antes em um evento muito parecido.


