Há três décadas, o cinema era bombardeado por diversos títulos que, com o passar do tempo, se tornaram emblemas de uma década marcada por ótimas produções cinematográficas.
Tivemos, por exemplo, a subestimada animação ‘O Corcunda de Notre Dame’, que trouxe um lado mais sombrio à Walt Disney Studios e que permanece como uma das animações favoritas dos fãs da Casa Mouse; a épica e irretocável adaptação de ‘Hamlet’, encabeçada por Kenneth Branagh; e o início da icônica saga slasher ‘Pânico’, que apresentou uma nova perspectiva ao gênero do terror.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com alguns clássicos da sétima arte que compeltam 30 anos em 2026.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
O CORCUNDA DE NOTRE DAME

Onde assistir: Disney+
‘O Corcunda de Notre Dame’ continua, até os dias de hoje, como um dos títulos mais controversos do panteão Walt Disney – não por trazer mensagens subliminares ou preconceitos mascarados, mas sim por investir em uma temática de maior obscuridade que as obras anteriores. A animação, dirigida por Gary Trousdale e Kirk Wise, é uma das principais adaptações do clássico romance homônimo de Victor Hugo, apesar de mudar pontos-chave da narrativa para apresentá-la a um público jovem.
O livro, publicado pela primeira vez em 1831, é um dos ícones do movimento romântico francês e, assim como ‘Os Miseráveis’ (também assinado pelo autor), traz inúmeras reflexões antropológicas através do contraste entre os valores enraizados do clero e das camadas marginalizadas da sociedade, como os ciganos. Tanto na original quanto na releitura da Casa Mouse, o enredo é centrado em Quasímodo, um homem corcunda que vive no alto de Notre Dame e sob a tutela do arquidiácono Claude Frollo, um religioso que luta contra atos pecaminosos, mesmo que se renda a eles constantemente.
HAMLET

Onde assistir: Prime Video
O épico dramático disponível para aluguel no Prime Video é uma das melhores e mais conhecidas adaptações de ‘Hamlet’ – e foi comandado pelo talentosíssimo Kenneth Branagh ao longo de mais de quatro horas de duração. Na trama, o personagem titular (também vivido por Branagh), retorna para o Palácio de Elsinore e encontra seu tio Claudius casado com Gertrude, sua mãe, depois do trágico falecimento do pai. Entretanto, depois que ele se encontra com o fantasma do antigo rei, ele descobre que a serpente que o picou usa agora sua coroa e que, de uma única vez, tudo lhe foi tirado: a vida, a coroa e a rainha.
Hamlet jura vingança e quando o rei e a rainha mandam vir amigos de Hamlet, para ver o que está com ele, o jovem príncipe assume um ar de louco e faz alguns atores representarem “A Morte de Gonzaga” que, com algumas modificações, fica bastante similar ao assassinato de seu pai. A reação de Claudius comprova que ele matou realmente o ex-soberano e a vingança agora uma questão de tempo. Mas várias tragédias estão reservadas para Elsinore.
JOVENS BRUXAS

Onde assistir: Netflix
Há 30 anos, o terror sobrenatural jovem-adulto ‘Jovens Bruxas’ chegava aos cinemas ao redor do mundo e, apesar de não ter tido uma sólida recepção à época, se transformou em um neoclássico cult que angaria fãs ano após ano. O filme faz parte de um inadvertido movimento de retomada do terror adolescente, acompanhando o lançamento do igualmente icônico ‘Pânico’, de Wes Craven.
A história gira em torno de um grupo de quatro garotas unidas por tragédias que fazem um pacto de sangue e começam a desenvolver poderes incríveis, desde mudar o tom de cabelo até transformar-se em outra pessoa. Entretanto, as coisas saem do controle quando uma delas fica cega com essas habilidades, dando início a eventos horripilantes.
MATILDA

Onde assistir: HBO Max
É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha se deliciado com a apaixonante adaptação de ‘Matilda’. O filme, inspirado no romance homônimo de Roald Dahl e um marco do cenário infanto-juvenil dos anos 1990, alcançou 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e acompanhou Matilda Wormwood (Mara Wilson), uma jovem e sagaz menina que tem uma afeição por livros que vive em uma casa totalmente disfuncional com os pais e com o irmão mais velho – e que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando é mandada para a Escola Crunchem.
Chamando atenção imediata da doce professora Jennifer Honey (Embeth Davidtz) e da autoritária e impiedosa diretora do colégio, Agatha Trunchbull (Pam Ferris), Matilda começa a desenvolver habilidades telecinéticas que a ajudam a lidar com os múltiplos obstáculos que enfrentará no caminho e que permeiam seus colegas de sala e sua necessidade de mudar uma realidade insustentável.
MISSÃO: IMPOSSÍVEL

Onde assistir: Paramount+
Seguindo sua carreira em ascensão após estrelar filmes como ‘Top Gun – Ases Indomáveis’, ‘Dias de Trovão’ e ‘A Firma’, Tom Cruise já se estabelecia como um dos grandes nomes do cinema à época em que protagonizou o clássico filme de ação ‘Missão: Impossível’ – dando início a uma franquia multimilionária. Aqui, Cruise dá vida ao herói Ethan Hunt, um agente estadunidense que faz parte do IMF (Impossible Missions Force ou Força de Missões Impossíveis) e, durante um arriscado trabalho, presencia a morte de cada membro de sua equipe da forma mais trágica e explícita possível.
Após os desastrosos eventos, Ethan passa a ser considerado um agente infiltrado pela própria CIA, obrigado a se esconder e a recorrer aos métodos mais desesperadores para encontrar o real responsável pelas mortes e limpar o seu nome.
PÂNICO

Onde assistir: Paramount+
Há três décadas, o cenário do terror passava por uma grande reestruturação com o lançamento do primeiro capítulo da saga slasher ‘Pânico’. Dirigido por Wes Craven e assinado por Kevin Williamson, o longa-metragem trouxe uma perspectiva original ao gênero ao utilizar a metalinguagem para construir uma narrativa instigante, memorável e sangrenta que agora caminha para seu sétimo capítulo – e que eternizou um legado inegável na indústria do entretenimento.
Na trama, acompanhamos Sidney Prescott (Neve Campbell), uma jovem que é atormentada por um passado atribulado e que é perseguida por um assassino mascarado conhecido como Ghostface. Causando terror e caos na pequena e sombria cidade de Woodsboro, Sidney e seus amigos precisam lutar pela sobrevivência e descobrir quem está por trás de um contínuo e inescapável massacre.
TRAINSPOTTING – SEM LIMITES

Onde assistir: Prime Video
Danny Boyle é um dos cineastas mais únicos do cenário cinematográfico, tendo assinado obras como ‘Extermínio’ e ‘Quem Quer Ser um Milionário’. Porém, é quase um consenso dizer que a obra-prima do realizador é a clássica dramédia satírica criminal ‘Trainspotting – Sem Limites’. O longa teve impacto imediato na cultura pop e contou com um time à frente e atrás das câmeras de peso inegável, incluindo Ewan McGregor, Robert Carlyle e Kelly Macdonald.
Inspirado no romance homônimo de Irvine Welsh e considerado um dos melhores títulos dos anos 1990, a trama é centrada em um grupo de viciados em heroína que vivem em uma área de decadência econômica em Edimburgo, na Escócia, ao longo de vários anos. Para além da questão das drogas, o projeto mergulha na exploração de outros temas que incluem uma análise sobre a pobreza humana utilizando um cenário bem particular como palco.



