‘Pânico’ tornou-se uma das maiores e mais importantes franquias de terror da história do cinema, responsável por fornecer uma perspectiva nova ao subgênero slasher – principalmente por aglutinar os conhecidos elementos a uma celebração da própria sétima arte, fazendo ácidos comentários metalinguísticos sobre os clássicos fílmicos.
Depois de um quarto capítulo que poderia abrir portas a uma nova geração de vítimas e assassinos, a saga voltou às origens (mais de uma década depois) com uma ótima entrada, cumprindo com as promessas de manter os personagens recém-construídos vivos, mas sem abandonar a essência que nos encantou ainda nos anos 1990. Agora, mergulhamos na sexta entrada, que chega aos cinemas no próximo dia 09 de março de 2023 e que, se tudo der certo, irá expandir como nunca antes o reino de caos de Ghostface.
A sinopse leva o grupo de sobreviventes do último ataque – Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Gale (Courteney Cox), Chad (Mason Gooding) e Mindy (Jasmin Savoy Brown) – à efervescente cidade de Nova York, algo que não tínhamos visto antes, considerando que as narrativas predecessoras sempre se confinaram à pequena Woodsboro. Ao transportar o escopo para uma das maiores metrópoles do planeta, Ghostface pode ter muito com o que trabalhar para garantir (ou ao menos tentar garantir) que seus alvos encontrem o fim. E é bem provável que os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que comandaram o quinto capítulo, tenham aproveitado para fazer homenagem a outros clássicos slasher, como ‘Sexta-Feira 13 VIII’, em que Jason Voorhees vai para Nova York também.
Pensando nisso e com a chegada do trailer oficial da continuação, preparamos uma breve lista com alguns pontos importantes para você prestar atenção:
NOVA MÁSCARA, NOVA ERA
Como percebemos na primeira cena do trailer, Ghostface está de volta e com uma máscara totalmente diferente da dos outros filmes. Diferente da construção branca e preta lisa, aqui a máscara está desbotada, manchada e com rachaduras, revelando a imortalização do serial killer – em outras palavras, não importa quantas pessoas vistam a roupa, Ghostface sempre irá retornar.
E isso não é tudo: o assassino parece muito mais aterrorizante e sedento por vingança do que antes. Nas iterações predecessoras, Ghostface coletava suas vítimas em momentos específicos de isolamento; em ‘Pânico VI’, as coisas tomam uma proporção muito maior, visto que ele não pensa duas vezes antes de esquartejar pessoas em uma loja de conveniência. É possível que o vilão que encarne o personagem desta vez seja o mais psicótico de toda a franquia.
SEGREDOS OBSCUROS
Pouco depois do caos na loja de conveniência, somos transportados para uma cena em que Sam Carpenter (Melissa Barrera) conversa com o que parecer ser uma terapeuta, falando sobre os eventos que ocorreram em Woodsboro e que a traumatizaram para sempre – uma investida que nos remete ao que acontece com Sidney Prescott (Neve Campbell) no terceiro capítulo da franquia.
Acreditando que tudo estava acabado, Sam comenta que tem uma escuridão dentro de si – algo explorado no longa-metragem passado, em que ela é revelada como a filha do psicopata Billy Loomis (Skeet Ulrich) e, além disso, é descendente direta de um personagem-legado. Logo, ela se bifurca em duas opções: ou ela acredita ter os mesmos instintos psicopatas que o pai biológico, que inclusive a assombra; ou ela sabe que carregará o mesmo fardo de Sidney – e nada estará terminado até que um dos dois morra.
KIRBY ESTÁ DE VOLTA!
Hayden Panettiere fez sua gloriosa estreia na franquia ‘Pânico’ em 2011, ao estrelar como Kirby Reed e, ao contrário do que imaginávamos, ela não estava morta. É claro que ela foi uma das vítimas de um dos serial killers do quarto filme e a última vez que a vimos foi engolfada em uma poça do próprio sangue. Entretanto, como pudemos ver no filme passado, ela se tornou a única sobrevivente do massacre e está de volta para o novo longa-metragem.
Considerando que Kirby é uma das personagens favoritas do público e pode ser considerada como uma personagem-legado dentro da estrutura do slasher, ela pode servir como peça-chave para derrotar Ghostface, tomando as rédeas de Sidney ao lado de Gale Weathers (Courteney Cox). Entretanto, não podemos descartar a possibilidade de que, tomada de uma fúria incontrolável, ela possa ter vestido a máscara do novo assassino.
A RUÍNA DE GALE
No capítulo anterior da franquia, o trailer já indicava o que todos sabíamos: um dos personagens-legado seria morto. Infelizmente, a “profecia” se concretizou com a morte de Dewey Riley (David Arquette) pelas mãos de Ghostface. Agora, pode ser que outra personagem sofra da mesma tragédia.
Em uma das principais cenas do trailer, Gale é atacada pelo assassino. Tentando se defender e utilizando sua blindagem emocional pelo fato de já ter sido caçada outras vezes pelo serial killer, ela atira em seu algoz e, pouco depois, é atacada com uma faca. É claro que o vídeo não entregaria tudo e é possível que os diretores tenham jogado uma pista falsa, assim como fizeram em ‘Pânico 4’. Mas não podemos descartar que Gale seja uma das vítimas de Ghostface e dê adeus à franquia para sempre.
O SANTUÁRIO
A franquia ‘Pânico’ é conhecida por restringir sua história a locações pequenas, como Woodsboro ou a Faculdade Windsor. Agora, estamos migrando para uma das maiores cidades do mundo, Nova York, onde Ghostface pode se transformar em uma espécie de vilão épico que não tem quaisquer escrúpulos para conseguir o que pretende.
O trailer reitera isso de diversas maneiras, principalmente ao mostrar um “santuário” dedicado ao personagem. Ainda não sabemos quem é o dono do santuário e qual o objetivo do local no filme, mas sabemos que se relaciona com a chegada do serial killer. E, como proferido no vídeo, este novo Ghostface não é que nem os outros – e sim uma versão muito mais ensandecida e perigosa.