O ator Paul Dano finalmente se pronunciou a respeito das duras críticas que recebeu do diretor Quentin Tarantino. Para quem não se lembra, o cineasta detonou publicamente o trabalho do ator em ‘Sangue Negro’, chegando a afirmar que Dano seria “o ator mais fraco do SAG” (Sindicato de Atores).
Durante o Festival de Cinema de Sundance deste ano, conforme relatado pela Variety, Dano foi questionado sobre o comentário, mas acabou sendo prontamente defendido por sua coestrela, Toni Collette.
Sem papas na língua, a atriz interrompeu a pergunta: “Vamos mesmo entrar nessa? Que se dane esse cara! Ele devia estar drogado… foi só confuso. Quem faz algo assim?”.
Dano, que nunca havia comentado a polêmica publicamente, afirmou que as inúmeras homenagens e defesas ao seu trabalho que surgiram nas redes sociais foram resposta suficiente.
“Isso foi muito legal. Fiquei extremamente grato que o mundo falou por mim, então eu não precisei dizer nada”, afirmou.
Os diretores de ‘Pequena Miss Sunshine’, Jonathan Dayton e Valerie Faris, também saíram em defesa do ator.
Dayton classificou as declarações de Tarantino como “vergonhosas”, sugerindo que a reação do cineasta pode ter sido provocada pela natureza da atuação de Dano: “Só consigo pensar que a intensidade da performance dele deixou Tarantino desconfortável. Ele não podia ser facilmente rotulado”.
Faris reforçou o coro: “O interessante foi ver as pessoas defendendo Paul. Imediatamente… ele é amado por muitos. Ele é muito inteligente”.
- George Clooney defende colegas após críticas de Quentin Tarantino: “Eu ficaria honrado em trabalhar com esses atores”
- Matt Reeves, diretor de ‘The Batman’, sai em defesa de Paul Dano após ataques de Quentin Tarantino
As críticas começaram após Tarantino comentar sua lista de melhores filmes do século XXI. Embora tenha elogiado a produção de 2007 e o desempenho de Daniel Day-Lewis, o diretor afirmou que Dano seria o “elo mais fraco” do elenco, o que gerou forte reação nas redes e entre colegas de indústria.
“Daniel Day-Lewis. A qualidade do artesanato à moda antiga do filme. Tinha um artesanato clássico de Hollywood sem tentar ser assim… Isso era lidar com a narrativa, com a história, e ele fez de forma incrível”, afirmou, conforme o ComicBookMovie.
Quentin Tarantino acusa ‘Jogos Vorazes’ de plágio: “Simplesmente roubaram”
No entanto, o diretor apontou um motivo pelo qual o filme não está em primeiro lugar em seu ranking, o que ele chamou de um “defeito gigante”:
“Sangue Negro teria uma boa chance de ser #1 ou #2 se não tivesse um defeito gigante… e o defeito é Paul Dano. Obviamente, o filme é um duelo de personagens, mas também é drasticamente óbvio que não é um duelo. [Dano] é fraco, cara. Ele é o frágil. Austin Butler teria sido maravilhoso nesse papel”, acrescentou.
Tarantino foi além em sua crítica pessoal: “Ele é apenas um cara fraco, sem graça, desinteressante. O ator mais fraco do SAG [risos]”.
Vale ressaltar que Paul Dano é um dos atores mais prestigiados e elogiados de sua geração, conhecido por papéis intensos em filmes como ‘O Batman’, onde interpretou o Charada.
O ‘Batman 2’ tem estreia marcada nos cinemas para 1º de outubro de 2027.
‘O Batman’ está disponível na HBO Max.


