InícioDestaquePercy Jackson e os Olimpianos | Relembrando 'O Mar de Monstros', romance...

Percy Jackson e os Olimpianos | Relembrando ‘O Mar de Monstros’, romance que será adaptado na 2ª temporada


Em dezembro deste ano, Percy Jackson e os Olimpianos’ retornará ao catálogo do Disney+ com sua aguardada 2ª temporada.

O próximo ciclo irá adaptar o romance ‘O Mar de Monstros’, segundo volume da saga literária assinada por Rick Riordan, que traz Percy Jackson (Walker Scobell), Annabeth Chase (Leah Sava Jeffries) e Grover Underwood (Aryan Simhadri) em uma de suas aventuras mais perigosas.

E, para aqueles que não leram o livro, não temam: trazemos a vocês um resumo completo e o que esperar da nova temporada da série.



Lançado em 2006 e ganhando uma releitura esquecível para os cinemas, ‘O Mar de Monstros’ se inicia com Percy tendo um pesadelo em que Grover está fugindo de um inimigo misterioso. Percy acorda no momento em que a criatura encontra Grover escondido em uma loja de vestidos de noiva. Percy, então, é chamado para o café da manhã por sua mãe, Sally Jackson.

Sally fica emocionada por Percy ter chegado ao último dia da 7ª série sem incidentes, porque ele, sendo o filho de uma mãe mortal e do deus grego Poseidon, tem um histórico de atrair problemas. Sally diz a Percy que Quíron, o diretor de atividades do Acampamento Meio-Sangue, não acha seguro para Percy retornar neste verão – o que o deixa angustiado, porque o acampamento, dedicado a proteger e treinar semideuses, é seu lugar favorito. Sally promete que eles discutirão tudo quando Percy chegar em casa, e ele, enfim, vai para a escola.

Percy chega à escola onde ele e Tyson, seu amigo arisco que não tem um lar, logo se tornam alvos do valentão da escola, Matt Sloane. Durante o jogo de queimada, Sloane se exibe ao lado de um grupo de alunos em potencial com cara de maus. Enquanto jogam queimada, Percy rapidamente percebe que os alunos, são, na verdade, monstros armados com bolas de queimada explosivas e querem comer Percy e seus colegas. Percy e Tyson conseguem matar dois dos três, mas quase morrem quando, de repente, Annabeth (semideusa filha de Atena) aparece e mata o último.

A jovem diz aos dois que eles precisam ir para o Acampamento Meio-Sangue imediatamente, mas ela está claramente descontente com a presença de Tyson. Ao chegarem à Colina Meio-Sangue, eles a encontram sob ataque.

Clarisse, a impetuosa filha de Ares, está tentando defender o perímetro do acampamento de dois touros Cólquidas cuspidores de fogo. Enquanto subjuga as criaturas, Percy fica surpreso ao descobrir que Tyson é imune ao fogo. Annabeth explica que Tyson é um bebê ciclope que foi abandonado na cidade de Nova York, e é por isso que ele não pode ser queimado – afinal, os ciclopes trabalham nas forjas dos deuses e são imunes ao fogo. Clarisse então os informa que Quíron foi demitido e substituído por Tântalo porque alguém envenenou a árvore de Thalia — o local que marca o local onde a filha de Zeus, se sacrificou para salvar Luke, Grover e Annabeth. Zeus transformou sua filha em um pinheiro, que energiza uma barreira invisível que protege os campistas do Acampamento Meio-Sangue de monstros.

Percy e Annabeth encontram Quíron enquanto ele arruma suas coisas. Os três concordam que Cronos, o rei dos Titãs e o mentor da conspiração para derrubar o Monte Olimpo, provavelmente está por trás do envenenamento. Quíron diz aos jovens que a árvore tem apenas algumas semanas restantes, e que, quando isso acontecer, o acampamento será invadido por monstros. Naquela noite, no jantar, o Treinador D (apelido do deus Dionísio, diretor do acampamento) e Tântalo discutem o que fazer com Tyson. No entanto, a conversa é interrompida quando Poseidon o reivindica como filho, tornando-o meio-irmão de Percy.

Percy sofre implacavelmente por ter um monstro como irmão e começa a criar um ressentimento crescente por Tyson, mesmo sabendo que ele não tem nada a ver com a situação. Annabeth e Percy inicialmente se unem para uma corrida de bigas, mas acabam rompendo a parceria após uma discussão sobre o ódio da filha de Atena pelos ciclopes. Naquela noite, Percy tem outro sonho com Grover. Ele conta a Percy que está preso no covil do ciclope Polifemo, no meio do Mar de Monstros; Polifemo pensa que Grover é uma dama ciclope e quer que eles se casem. Grover então explica a Percy que foi atraído para a ilha do ciclope por causa de um objeto poderoso imbuído de uma magia da natureza que atrai sátiros. Na manhã seguinte, a corrida de bigas do Acampamento Meio-Sangue é interrompida quando pássaros letais do Lago Estínfalo atacam. Percy, Annabeth e Tyson conseguem se livrar dos monstros, mas Clarisse vence a corrida na ausência deles.

Percy e Annabeth estabelecem uma trégua, e Percy conta a ela sobre seus sonhos. Annabeth supõe que Polifemo tenha o Velocino de Ouro, um objeto com imensos poderes de cura, e explica a Percy que é a única coisa que poderia curar a árvore de Thalia. Os dois perguntam se podem receber uma missão para encontrar o Velocino e Grover, mas Tântalo dá a missão a Clarisse. Hermes, o deus mensageiro, encontra Percy mais tarde naquela noite e lhe oferece suprimentos (incluindo uma garrafa térmica cheia de vento e um frasco de multivitaminas), encorajando-o a embarcar na missão mesmo assim. Ele também pede que ele tente argumentar com seu filho, Luke, que se voltou para o lado de Cronos.

Percy, Annabeth e Tyson decidem partir em busca, embora ela não esteja feliz com a presença do ciclope. Percy pede ao pai que os ajude a alcançar um navio de cruzeiro distante, seguindo as instruções de Hermes, e Poseidon envia uma frota de hipocampos para carregá-los.

Pouco depois, os três embarcam no navio Princesa Andrômeda e são capturados por Luke. Percy e seus amigos descobrem que o Exército Titã controla a embarcação e a está usando como base enquanto trabalham para trazer Cronos de volta à sua verdadeira forma para que possam destruir o Olimpo. Luke provoca Percy, alegando que Quíron estava escondendo dele uma importante profecia. Percy, Annabeth e Tyson escapam por pouco usando o vento de Hermes para alimentar um bote salva-vidas. Eles aterrissam na Baía de Chesapeake e logo são atacados por uma Hidra, uma fera mítica com cabeças que se regeneram. A criatura quase os mata, mas eles são resgatados por Clarisse, que os leva para seu próprio navio — o CSS Birmingham.

Percy e Annabeth dizem a Clarisse que eles devem unir forças para encontrar Grover e o Velocino, mas ela se recusa, alegando que a missão é dela, não deles. O navio entra no Mar dos Monstros, mas é severamente danificado pelos monstros Cila e Caríbdis. O motor começa a falhar e Tyson parte para consertá-lo. No entanto, o navio explode enquanto o ciclope ainda está lá dentro. Percy é arremessado na água e perde a consciência. Ele acorda em uma jangada com Annabeth e fica de coração partido ao perceber que eles são os únicos sobreviventes. Percy pergunta a Annabeth sobre a profecia que Luke mencionou, e ela relutantemente explica o que sabe.

De acordo com Quíron, há uma profecia prevendo que o próximo filho dos Três Grandes (ou seja, Zeus, Poseidon e Hades) a atingir a idade de dezesseis anos tomará uma decisão que determinará o destino do Olimpo – e salvará ou destruirá a Era dos Deuses. Percy percebe que Cronos não o matou no verão passado porque Percy ainda poderia ser útil para ele, se conseguisse convencê-lo a ficar do seu lado. Annabeth continua dizendo que Quíron presumiu que Thalia era a semideusa da profecia quando soube dela pela primeira vez — ninguém sabia o que pensar depois que ela morreu, até Percy aparecer.

A jangada de Percy e Annabeth se aproxima de uma ilha, e eles atracam no Spa e Resort C.C. Os dois são rapidamente separados pelo ajudante de C.C. para seus tratamentos. Annabeth recebe uma proposta de transformação enquanto C.C., que na verdade é a lendária feiticeira Circe, transforma Percy em uma cobaia e o tranca em uma gaiola com os outros homens que sofreram o mesmo destino quando desembarcaram em sua ilha. Annabeth retorna e descobre o plano de Circe, usando as multivitaminas mágicas de Hermes para transformar Percy e o resto das cobaias em humanos novamente. Percy descobre que estava compartilhando uma gaiola com o capitão pirata Barba Negra e sua tripulação, e Percy e Annabeth escapam no navio enquanto os piratas saqueiam o spa.

Percy e Annabeth navegam no Vingança da Rainha Ana e a jovem admite que estava cautelosa com Tyson porque foi um ciclope que levou à morte de Thalia. O navio então se aproxima da ilha das Sereias, ninfas do mar que atraem os marinheiros para a morte com sua canção. Percy diz que eles deveriam tapar os ouvidos com cera, mas Annabeth diz a Percy que quer ouvir a canção, pois supostamente a tornaria uma pessoa mais sábia.

Ela pede a Percy para amarrá-la ao mastro para que ela não consiga pular no mar depois de ouvir a mortal canção. No entanto, Annabeth consegue se libertar de suas amarras e Percy é forçado a mergulhar atrás dela. Tendo agarrado Annabeth, ele é capaz de ver a visão que as Sereias criaram para ela, mostrando a filha de Atena fazendo um piquenique em família em uma versão idílica de Manhattan com seus pais reunidos e um Luke reformado. Depois que elas estão fora de perigo, Annabeth admite que as sereias lhe disseram que seu defeito fatal é a “hubris”, ou orgulho mortal, mas a conversa é interrompida quando elas pousam na ilha de Polifemo.

Percy e Annabeth escalam um penhasco e se encontram em uma saliência com vista para o covil de Polifemo. Eles descobrem que Clarisse também está sendo mantida em cativeiro e que a entrada da caverna está bloqueada por uma pedra que só Polifemo consegue levantar. No entanto, Annabeth elabora um plano; eles entram no covil quando Polifemo deixa seu rebanho de ovelhas entrar na caverna ao pôr do sol, com Percy montado na parte inferior de uma ovelha e Annabeth entrando com seu gorro de invisibilidade. Eles conseguem libertar Grover e Clarisse, mas logo são atacados por Polifemo. Percy, Annabeth, Clarisse e Grover estão prestes a serem mortos quando Tyson chega, aparentemente do nada. Percy fica emocionado ao saber que seu irmão sobreviveu à explosão e, juntos, derrotam Polifemo. Embora o navio seja destruído na luta, Percy e Tyson conseguem invocar os hipocampos, que os trazem para Miami.

Como eles só têm dinheiro suficiente para uma passagem de avião, Percy diz a Clarisse para voar de volta para o Acampamento Meio-Sangue com o Velocino para que eles possam salvar a árvore de Thalia. Percy, Annabeth, Grover e Tyson são imediatamente capturados por Luke e trazidos de volta para o Princesa Andrômeda. Luke exige que eles entreguem o poderoso objeto e fica furioso ao saber que eles não o têm mais. Percy contata secretamente o Acampamento Meio-Sangue com uma mensagem de Íris e engana Luke, fazendo-o dizer que envenenou a árvore de Thalia, limpando assim o nome de Quíron. Percy e Luke duelam e Percy quase é morto — sendo salvo pela chegada oportuna de Quíron. Junto com seus companheiros centauros, eles conseguem dominar o exército de Luke e levar os heróis para um lugar seguro.

Percy e seus amigos retornam ao acampamento bem a tempo de ver Clarisse curar a árvore de Thalia ao pendurar o Velocino de Ouro em seus galhos. Quíron é reintegrado como diretor de atividades e anuncia outra corrida de bigas. Percy, Annabeth e Tyson se unem, e os dois publicamente creditam a vitória a Tyson após a vitória. Hermes visita Percy novamente, e Percy se desculpa por não conseguir se comunicar com Luke.

Naquela noite, ele tem um sonho em que Cronos o provoca por comemorar a vitória muito cedo. Percy é acordado abruptamente por Grover, que lhe diz que a magia do Velocino de Ouro funcionou “bem demais”, e ele o leva para a Colina Meio-Sangue. O Velocino magicamente ressuscitou Thalia da árvore e Percy percebe que esse provavelmente era o plano de Cronos o tempo todo; agora, há outra criança pertencente aos Três Grandes que está em jogo e que pode dar a Cronos a chance de derrubar o Olimpo.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS