No último dia 03 de fevereiro, o descarrilamento de um trem na cidade de East Palestine, Ohio (Estados Unidos), culminou no vazamento de um composto químico tóxico no ar. E, por incrível que pareça, o evento é bastante similar ao recente suspense ‘Ruído Branco’, da Netflix.
O filme, dirigido por Noah Baumbach e baseado no romance homônimo de Don DeLillo, acompanha a história de uma família cuja rotina é interrompida e jogada em puro caos quando um acidente industrial ocasiona a liberação de um gás tóxico bastante letal.
O acidente em Ohio parece ter sido cópia do longa-metragem de Baumbach, até mesmo na sucessão dos acontecimentos. Afinal, o composto liberado após o descarrilamento foi o cloreto de vinila. A substância – mesma citada no filme, pode ocasionar câncer de pulmão, além de impactar no sistema nervoso e no fígado.
Pouco depois do acidente, as autoridades locais evacuaram as pessoas que moravam dentro de um raio de 1,5 quilômetro do vazamento. Além disso, os responsáveis pelo monitoramento de água comentaram sobre a possibilidade de formação de chuvas tóxicas, que poderia trazer danos para a vegetação e para a saúde dos habitantes.
É claro que, no longa-metragem, as coisas adotam um tom mais apocalíptico e cataclísmico, como o fato da família ser forçada a ficar em quarentena em um acampamento militar – algo que, felizmente, não aconteceu em East Palestine.
Mesmo assim, os moradores vivem um pesadelo e desastre ambiental é considerado um dos maiores da atualidade, sendo chamado de Chernobyl 2.0.
Vale destacar que o elenco principal conta com Adam Driver (‘Star Wars: O Despertar da Força’) e Greta Gerwig, atriz e diretora conhecida por ‘Lady Bird‘.
André 3000, Don Cheadle, Jodie Turner-Smith e outros também fazem parte do projeto.
O lendário compositor Danny Elfman fica responsável pela trilha sonora, que também conta com a faixa original “New Body Rhumba”, do grupo LCD Soundsystem.