As Prefeituras do Rio e de São Paulo já estão exigindo a apresentação de certificado de vacinação contra o COVID-19 para quem quiser frequentar ambientes de uso coletivo – incluindo cinemas, teatros, academias e pontos turísticos.
Nas redes sociais, já são postados relatos de pessoas que viram os cinemas barrando a entrada de quem não apresentasse o certificado de vacinação .
Confira:
Ontem fui ao cinema e tive o prazer de ver gente anti vacina sendo barrada de comprar ingresso kkkkkk que delícia
— Adriano M. (@AdrianoGF_) September 19, 2021
ah alias lembrei agora que ontem no cinema no rj realmente pediram comprovante de vacina pra entrar!! amem um coisa funcionando
— re (@thebporter) September 19, 2021
Quase fui barrada no cinema hj pq esqueci q já estavam cobrando a carteira da vacina 🤡tive q catar no celular a foto dela q tirei no dia q já tinha apagado e tava toda embaçada e o pobi do menino tentando ver se o nome era o msm da minha identidade rs
— ste (@stellamdc_) September 18, 2021
A decepção de ter ficado barrada no cinema me fez tomar vergonha na cara de ir logo tomar a vacina, é sobre isso ✨
— Anne whit an E (@_annerebecca) September 16, 2021
O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou que cada estabelecimento deverá fazer o controle do público vacinado – e que o documento de comprovação pode ser tanto a carteira digital do ConecteSUS, quanto a caderneta física ou papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante frisar que a população que tomou apenas a primeira dose deverá mostrar que não possui o esquema de vacinação completo.
“É óbvio que é uma preparação para a abertura. Estamos chegando ao estágio, graças a Deus e à Ciência, [de] que conviveremos com essa doença até que ela seja erradicada”, Paes comentou, em uma declaração oficial.
O prefeito também comentou sobre o retorno dos turistas para a cidade, dizendo que espera a presença de pessoas de outras partes do Brasil, desde que também estejam vacinados e possam comprovar.
“Se a pessoa é de uma parte do Brasil e quer visitar o Rio para passar férias, agora em setembro ou outubro, será muito bem-vinda, mas saiba que, para frequentar a cidade, será cobrada a sua carteira de vacinação”, disse.
O decreto, entretanto, não abrange bares, restaurantes, lojas e shopping. Esses locais permanecem com entrada livre, desde que respeitem as medidas de distanciamento social, em vigor desde o ano passado.
Vale lembrar que a cidade de São Paulo também decretou a adoção do comprovante de vacinação para aqueles que desejam entrar em estabelecimentos de uso comum.