Conforme anunciado anteriormente no CinePOP, a atriz Pillar Costa estava trabalhando na produção de um documentário sobre como o machismo e a violência afetam a vida de mulheres pelo Brasil. Agora, no primeiro episódio de Por Um Fio, lançado na última sexta-feira (19) no YouTube, ela aborda temas como exposições não consentidas na internet, agressões físicas e psicológicas, e até mesmo a importância da educação sexual nas escolas.
Roteirizado e dirigido pela própria Pillar Costa, o primeiro episódio tem foco nas histórias verdadeiras de mulheres que passaram por relacionamento conturbados que deixaram pesadas marcas psicológicas. O elenco é composto por relatos viscerais de Liz Pereira, Thassia Guiterio, Jéssica Froment, Viviane Lopes, Maria Belier, Marize Caldogno, Gessiane Almeida, Letícia Silva e Duda Reis. Além de contar com depoimentos de advogadas e psicólogas com especialização no tema, para que o debate acerca dos relacionamentos abusivos conte com bastante embasamento e cause a reflexão sobre a importância do apoio às vítimas e da necessidade de expandir a informação por meio de aulas de educação sexual.
A ideia do documentário surgiu após a ex-Global, Pillar Costa, passar por um drama particular em sua vida. Em uma participação no ‘Ixi‘, canal humorístico do YouTube, na qual ela interpretava uma dançarina que fazia teste para um papel, um criminoso editou trechos do vídeo e compartilhou em um site de pornografia, fazendo parecer que era um vídeo vazado. A situação foi constrangedora e fez a atriz tomar as medidas necessárias para que o vídeo fosse removido.
“Eu fiquei muito mal com isso. O vídeo chegou até pessoas da minha família, que acabaram não entendendo o contexto da gravação. O que era um trabalho artístico, fizeram parecer que eu estava gravando conteúdo adulto. Muitas pessoas me atacaram com mensagens pesadas e desrespeitosas. Coisa que mulher nenhuma tinha que passar. No momento, nem expor o que aconteceu eu consegui. A dor era muito grande”, disse Pillar.
A exposição e divulgação de vídeos íntimos destrói a vida de milhares de pessoas por ano, e tem efeito ainda mais profundo na vida das mulheres. Após passar pela situação traumática, a atriz resolveu lutar contra o machismo e criou o e-mail bracosqueacolhem@gmail.com para receber relatos de vítimas para que pudesse ajudá-las de alguma forma. O resultado desse trabalho é o primeiro episódio de Por Um Fio, a série documental feita pela atriz, que pode ser conferido abaixo.
Pillar Costa é uma atriz mineira de 28 anos, que ganhou notoriedade em 2019, ao participar de Malhação – Toda Forma de Amar, da Tv Globo, e seu trabalho pode ser conferido no filme Estação Rock, disponível no Amazon Prime Video. Ela também conta com participações no canal ‘Ixi‘, e está no elenco de Gênesis, a próxima novela da Record.