De acordo com o The Hollywood Reporter, uma pesquisa publicada pela Muso indicou que a pirataria online vem crescendo de forma surpreendente desde o início da pandemia do Coronavírus.
Para quem não conhece, a Muso é uma companhia inglesa especializada em monitoramento e proteção contra a pirataria digital.
Nos EUA, os downloads ilegais de filmes, séries e documentários tiveram um aumento de 41,4% desde que o governo decretou o isolamento social no país.
A situação é ainda pior na Europa, já que o tráfego em sites de torrents cresceu em 50,4% na Espanha e 66% na Itália, dois dos países mais afetados pela doença.
Esses números se referem apenas aos últimos sete dias de março em comparação com os últimos sete de fevereiro, e a tendência é o crescimento do percentual.
Em entrevista para o portal, Andy Chatterley, presidente da Muso, disse que:
“A pirataria é praticamente um reflexo natural às medidas de isolamento decretadas pelos diversos países que estão sofrendo com a pandemia. Essa prática sempre existiu, mas vem crescendo exponencialmente por conta do grande número de pessoas que permanecem dentro de casa sem outras opções de lazer a não ser a TV ou o computador… A Netflix teve um grande aumento de assinantes no último mês, mas nem todo mundo quer pagar para assistir qualquer conteúdo.”
Pelo visto, parece que a pirataria vai aumentar ainda mais pelos próximos meses, até que as pessoas consigam recuperar suas rotinas novamente.