As continuações nunca estiveram tão populares quanto hoje, uma época em que a maioria dos estúdios visa uma franquia para chamarem de sua. Antes, no entanto, muitos torciam o nariz para a sequência de um filme, alegando que elas nunca são tão boas quanto o original, e que ainda podem manchar a boa reputação de um filme. Bem, olhando pelo lado que podemos contar nas mãos os casos de que uma continuação é melhor que seu original (‘O Poderoso Chefão – Parte 2’, ‘O Exterminador do Futuro 2’, ‘Aliens – O Resgate’, ‘O Império Contra-Ataca’) – e mesmo assim sem ser totalmente unânime – talvez tal alegação esteja mesmo correta.
Hoje, no entanto, como dito, é impossível pensar em um filme que faça sucesso e não ganhe uma continuação. Ainda mais se seu objetivo for o entretenimento. Um claro exemplo disso é ‘Coringa’, que os próprios realizadores haviam decidido que seria um filme único, mas que faturou mais de US$1 bilhão e este ano lançará sua sequência. Por isso, mesmo a contragosto, podem esperar as continuações de ‘Barbie’ e ‘Top Gun – Maverick’, pois dificilmente os estúdios não tentarão replicar tal sucesso.
Nessa nova matéria iremos dar uma olha em 10 das maiores continuações que estão completando 10 anos de sua estreia em 2024. Alguns viveram para se tornar uma franquia que segue dando frutos até hoje. Confira abaixo.
01) Planeta dos Macacos – O Confronto
No cinema, a origem de ‘O Planeta dos Macacos’ data de 1968, em um filme que fez tanto sucesso que gerou nada menos que quatro continuações, e duas séries de TV (uma em live-action e outra animada). Em 2001, a intenção da Fox era reiniciar essa franquia com o filme de Tim Burton, mas as críticas não foram as melhores. A intenção só daria certo dez anos depois, em 2011, com ‘Planeta dos Macacos – A Origem’, blockbuster elogiadíssimo. A continuação, ‘O Confronto’, foi ainda mais longe, se tornando o filme mais lucrativo da franquia até hoje – que continua dando frutos, com ‘O Reinado’, lançado este ano.
02) X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
O filme de maior hype em 2024 é ‘Deadpool e Wolverine’, que estreia agora no fim de julho, dia 25. Nele veremos Hugh Jackman retornando ao papel que fez sua carreira, e se tornando certamente o ator que mais vezes interpretou o mesmo personagem nas telonas. Jackman havia se despedido de Wolverine em ‘Logan’, mas nada como um convite do amigo Ryan Reynolds em uma parceria no primeiro filme dos mutantes no MCU. Voltando 10 anos no passado, encontramos um filme do universo mutante (ainda na FOX). Igualmente de enorme hype. ‘Dias de um Futuro Esquecido’ uniu em tela os atores da franquia original com a turma dos novatos de ‘Primeira Classe’ em um “multiverso” antes de o conceito ganhar tal título ou fama.
03) Capitão América – O Soldado Invernal
‘Deadpool e Wolverine’ será o único filme do MCU em 2024, mas a casa de ideias já aquece seus motores para 2025 – ano em que voltará a acelerar suas produções. Estão prometidos nada menos do que quatro filmes. O primeiro deles será ‘Capitão América – Admirável Mundo Novo’, que introduzirá o personagem Sam Wilson (Anthony Mackie) como o novo Capitão América – depois de Steve Rogers (Chris Evans). Voltando 10 anos no passado, encontrávamos o segundo filme solo do herói vestido na bandeira dos EUA. Um detalhe é que ainda hoje, ‘O Soldado Invernal’ é considerado por muitos fãs um dos melhores filmes da casa de ideias (certamente top 5), e o novo filme tenta emular seu clima de thriller de espionagem realista.
04) O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos
Agora seguimos para uma franquia que deixou as telonas e se encontrou nas telinhas. Bem, em partes. Ao lado de ‘Harry Potter’, ‘O Senhor dos Anéis’ trouxe de volta o gênero da aventura medieval de fantasia em grande estilo. Depois da trilogia original, o mesmo Peter Jackson aceitava retorna à Terra Média para a prequel ‘O Hobbit’, também transformada em uma trilogia – essa sem o mesmo impacto. É essa trilogia que chegava ao fim há 10 anos, mesmo assim se provando imensamente lucrativa. Recentemente o universo de ‘O Senhor dos Anéis’ migrou para a Amazon Prime Video, com a série de TV ‘Os Anéis de Poder’, que estreia sua segunda temporada ainda em 2024. Nesse ano também veremos a animação ‘A Guerra de Rohirrim’.
05) 300 – A Ascensão do Império
Agora chegamos no primeiro item da lista que não se tornou uma franquia funcionando até hoje. O universo dos guerreiros espartanos de ‘300’ teve seu ponto final há 10 anos. Ou será? Bem, por enquanto essa é a realidade. Originalmente ‘300’ (2007), de Zack Snyder, não pedia sequência, já que era um filme contido em si mesmo e baseado nos quadrinhos de Frank Miller, com começo, meio e fim. A ideia para uma sequência, no entanto, seria focada em Xerxes, como nos quadrinhos do mesmo autor, o que daria protagonismo para o nosso Rodrigo Santoro – e só aí já valeria a continuação. Porém, os produtores resolveram por uma história focada em Artemisia (Eva Green).
06) O Espetacular Homem-Aranha 2
Embora a franquia do ‘Homem-Aranha’ vá muito bem, obrigado, ela já passou por duas mudanças bem radicais. Acontece é que até hoje já tivemos três iterações do personagem mais popular da Marvel nas telonas. Imagina como seria se até hoje Tobey Maguire estivesse no papel? Mas quando as negociações para um quarto filme caíram por terra, o estúdio achou por bem reiniciar a franquia com Andrew Garfield no papel principal. E foi esta iteração que ganhava sequência há 10 anos – uma sequência que embora tenha desagradado gregos e troianos na época, hoje ressurge como cult, tendo seus defensores. Bem, resta saber se veremos Maguire e Garfield novamente em um eventual quarto filme de Tom Holland.
07) Transformers – A Era da Extinção
Essa é uma das propriedades mais quentes de Hollywood, que por anos se mostrou um verdadeiro mapa do tesouro para a Paramount. Porém, nos últimos tempos a franquia ‘Transformers’ vem perdendo cada vez mais o gás. Aqui, no entanto, podemos dizer que há 10 anos, com ‘A Era da Extinção’, foi o último respiro do grandioso fenômeno que eram tais filmes – mesmo com a troca do protagonismo de Shia LaBeouf por Mark Wahlberg – arrecadando US$1 bilhão. Esse ano, veremos o primeiro longa animado da franquia, o que pode se tornar um sopro de ar fresco tão necessário para a franquia. Ainda mais com as vozes de Chris Hemsworth e Scarlett Johansson dublando.
08) Os Mercenários 3
Bem, e se ‘300’ foi a primeira franquia da lista que não continuou no período destes 10 anos, podemos dizer que ‘Os Mercenários’ dificilmente tentará um novo exemplar em breve, devido ao desastroso resultado do quarto filme. Bem, a verdade é que em Hollywood tudo pode acontecer, e como o lendário Sean Connery aprendeu da pior (ou melhor) maneira, “nunca devemos dizer nunca”. A ideia do veterano Sylvester Stallone era boa e merecia mais empenho. Tudo começou bem em 2010, com a proposta de união das maiores lendas da ação no cinema das décadas de 1980 e 1990, incluindo os maiores deles: Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e o próprio Sly. Deu certo e as continuações começaram a sair a cada dois anos, trazendo gente como Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris, Mel Gibson, Wesley Snipes, Harrison Ford e Antonio Banderas (os quatro últimos presentes nesse terceiro – o mais divertido de todos).
09) Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
Mesmo depois do fim de uma franquia de sucesso, ela pode continuar. É o caso com ‘Jogos Vorazes’, série cinematográfica juvenil de sucesso, que fez a carreira de Jennifer Lawrence. O futuro distópico onde crianças e adolescentes precisam se digladiar até a morte como forma de entretenimento às massas é tão absurda que hoje em dia poderia muito bem ser verdade, nesses tempos insanos e desumanos em que vivemos. Com quatro exemplares, começo, meio e fim, ‘Jogos Vorazes’ parecia encerrado no cinema, e há 10 anos tínhamos o início do fim, com o terceiro filme. Quase 10 anos depois do fim, Hollywood tentou de novo, com uma prequel, mostrando a juventude do futuro Presidente Snow, o cruel líder da nação.
10) Anjos da Lei 2
Bem, na lista quase todos os exemplares são de franquias que continuam a render frutos, como o citado item acima, que estreou uma prequel ano passado. O único que parou há 10 anos foi ‘300’, e com ‘Os Mercenários’ acreditamos ser o caso em que nada mais será tentado, após a aposta na transição de protagonistas não ter dado certo. Mas eis que surge mais um exemplar de franquia promissora que ficou estagnada há 10 anos. ‘Anjos da Lei’ é tido como a melhor adaptação de uma série oitentista sem noção para os dias de hoje. A aposta em transformar o material em comédia deu muito certo em 2012.
Dois anos depois, a sequência se mostrou maior e melhor em todos os sentidos. E estamos até hoje esperando por uma terceira parte, isso já tem 10 anos. Esse é o caso raro de uma franquia que poderia dar muito certo, sendo seus dois únicos exemplares filmes muito queridos, mas que por alguma razão não foi para frente. Bem, ainda não, pois Channing Tatum continua mencionando sua vontade e a de seu companheiro Jonah Hill em retornarem a tal universo. E quem sabe será no muito mencionado crossover com ‘Homens de Preto’.