No início de novembo, a Netflix oficializou um plano de assinatura mais barato no Brasil, que no entanto conterá anúncios e restrição de alguns títulos.
Com uma mensalidade de R$ 18,90, a opção ‘Básico com anúncios‘ também não oferece a possibilidade de baixar conteúdo para assistir offline.
A plataforma de streaming já havia emitido um comunicado alegando que a ausência de alguns títulos foi devido a a problemas de licenciamento e que está trabalhando para resolver a situação.
Atualmente, o catálogo padrão da Netflix conta com cerca de 5.875 títulos, enquanto o mais novo plano tem apenas 4.569.
Por incrível que pareça, o JustWatch (via Tecnoblog) divulgou que os títulos ausentes incluem até mesmos filmes e séries originais, como ‘Um de Nós Está Mentindo’, ‘The Good Place’ e ‘House of Cards’.
Todos estes títulos aparecem normalmente no catálogo, mas vêm acompanhando da imagem de um cadeado nas thumbnails, indicando a indisponibilidade no acesso.
No entanto, como se trata de um problema de licenciamento, a lista de títulos bloqueados pode variar de um país para o outro.
Confira algumas das restrições:
Séries bloqueadas
‘Arrested Development’ [Original]
‘The Good Place’ [Original]
‘House of Cards’ [Original]
‘The Last Kingdom’ [Original]
‘Um de Nós Está Mentindo’ [Original]
‘Não Provoque’ [Original]
‘The Sinner’ [Original]
‘Good Girls’ [Original]
‘Great News’ [Original]
‘Brooklyn Nine-Nine’
‘The Walking Dead’
‘Vikings’
‘The Bold Type’
‘Teenwolf’
”ncoupled’
‘Superstore’
‘Ash vs. Evil Dead’
‘Suits’
‘A Rainha do Sul’
Filmes bloqueados
‘Fuja’ [Original]
‘As Vantagens de Ser Invisível’
‘Gladiador’
‘Crepúsculo’
‘A Saga Crepúsculo: Lua Nova’
‘A Saga Crepúsculo: Eclipse’
‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1’
‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2’
‘Cinquenta Tons de Cinza’
‘Ted’
‘Ted 2’
‘Encontros e Desencontros’
‘Corra!’
‘O Virgem de 40 Anos’
‘O Fantasma da Ópera’
‘Shrek’
‘Shrek 2’
‘O Dilema’
‘Extraordinário’
‘Roubo nas Alturas’
‘O Amor Não Tira Férias’
‘Madagascar’
‘1917’
‘O Mentiroso’
‘O Impossível’
‘Branca de Neve e o Caçador’
‘Garota Mimada’
‘Patch Adams – O Amor É Contagioso’
‘Meu Namorado É Um Zumbi’
‘O Que Esperar Quando Você Está Esperando’
‘Divergente’
‘A Série Divergente: Insurgente’
‘A Série Divergente: Convergente’
‘Truque de Mestre’
‘Truque de Mestre: O Segundo Ato’
‘O Segredo de Brokeback Mountain’
‘Casa Comigo?’
‘Red – Aposentados e Perigosos’
‘Red 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos’
‘Pets – A Vida Secreta dos Bichos’
‘O Poderoso Chefinho’
‘O Homem Invisível’
‘Orgulho e Preconceito’
‘Emma’
‘Anna Karenina’
‘Jane Eyre’
‘Inimigos Públicos’
‘Amor Além da Vida’
‘John Wick: Um Novo Dia Para Matar’
‘Hulk’
‘O Incrível Hulk’
Vale destacar que as propagandas não só serão exibidas antes dos conteúdos, como já faz o Amazon Prime Video, e também durante a exibição, em um formato mais parecido com o YouTube. A Netflix afirma que os comerciais “serão de 15 ou 30 segundos” no lançamento, indicando que podem se tornar maiores no futuro.
O plano com anúncios é parte de um teste que acontecerá em apenas outros 11 países, incluindo também Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.