A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou mudanças significativas para a 98ª edição do Oscar. Devido a restrições de tempo e ajustes na estrutura da transmissão, apenas duas das cinco músicas indicadas à categoria de Melhor Canção Original ganharão apresentações musicais no palco.
De acordo com a Variety, as escolhidas para a performance ao vivo foram selecionadas pelo seu “impacto cultural global” e conexão com o público:
- “Golden”, do musical ‘Guerreiras do K-pop’ (K-Pop Demon Hunters).
- “I Lied to You”, do drama de vampiros ‘Pecadores’ (Sinners).
As demais indicadas, “Dear Me” (de ‘Diane Warren: Relentless’), “Train Dreams” (de ‘Sonhos de Trem’) e “Sweet Dreams of Joy” (de ‘Viva Verdi!’), continuam na disputa pelo prêmio, mas não terão números musicais ao vivo.
Em carta assinada pelos produtores executivos Raj Kapoor, Katy Mullan e Taryn Hurd, a Academia explicou que a decisão visa criar um programa mais “ágil, divertido e coeso”.
Confira a carta na íntegra!
“Este ano, os indicados a melhor canção original estão sendo tratados com o mesmo cuidado, foco narrativo e intenção que as demais categorias, todas incluídas no programa.
Cada música indicada será apresentada por meio de um pacote personalizado, construído a partir de imagens do filme para o qual foi escrita, firmemente ancorando a canção em seu propósito cinematográfico. Quando apropriado, esses pacotes também podem incluir elementos selecionados de bastidores que ofereçam uma visão do processo de composição e da intenção criativa.
Entraremos em contato em breve para discutir como gostaríamos de trabalhar com você. Além disso, promoveremos sua indicação em nossos canais sociais — como fizemos recentemente com nossa publicação no Spotify e com o anúncio das indicações. O programa também contará com momentos musicais que celebram dois filmes cujas canções tiveram um papel definidor em seu impacto cultural global e na conexão com o público este ano. Dado o tempo limitado da transmissão, a adição do Oscar de elenco e o desejo de criar um programa ágil, divertido e coeso, o foco das apresentações ao vivo será concentrado em dois momentos musicais este ano, Sinners e KPop Demon Hunters, com segmentos projetados para homenagear como a música ajudou essas histórias a ressoarem mundialmente.
Seu trabalho é uma parte integral do nosso ecossistema cinematográfico, e esperamos homenageá-lo no programa. O Oscar deste ano será incrível, e estamos entusiasmados por você ser uma parte fundamental dele. Essas são decisões complexas, portanto, sinta-se à vontade para ligar caso tenha alguma dúvida”.
Os vencedores serão revelados no dia 15 de março.



