A Procuradoria Federal do Consumidor do México (Profeco) está em negociação com a rede de cinemas Cinépolis após uma controvérsia envolvendo o filme ‘Emilia Pérez‘, dirigido por Jacques Audiard.
A confusão surgiu porque consumidores, insatisfeitos com o longa, exigiram o reembolso dos ingressos com base em uma suposta garantia divulgada pela empresa.
Internautas afirmaram que a “garantia Cinépolis” indicava ser possível solicitar o reembolso caso o espectador não estivesse satisfeito com a experiência, desde que a solicitação fosse feita dentro dos primeiros 30 minutos de exibição.
A Profeco está apoiando os consumidores, defendendo a garantia do reembolso do valor do ingresso.
POLÊMICA!
Os cinemas mexicanos estão devolvendo o dinheiro aos espectadores que assistiram ao filme ‘Emilia Pérez’, após reclamações de que o filme era ofensivo ou de baixa qualidade.
A Profeco, órgão de proteção ao consumidor, está apoiando os espectadores, garantindo o… pic.twitter.com/FGlrok4QZE
— CinePOP (@cinepop) January 25, 2025
A Cinépolis, no entanto, esclareceu que a garantia em questão não está vinculada a reembolsos, afirmando que o selo funciona como uma recomendação para filmes considerados de alta qualidade, destinados a proporcionar experiências únicas ao público.
Diante das reclamações, a Profeco iniciou conversas com a rede de cinemas para garantir que os termos usados na comunicação sejam claros e estejam de acordo com a Lei Federal de Proteção ao Consumidor.
A legislação exige que palavras como “garantia” sejam acompanhadas de explicações detalhadas sobre como funcionam e como podem ser aplicadas.
O filme ‘Emilia Pérez’ já vinha enfrentando críticas pelo seu conteúdo. Muitos espectadores consideraram o enredo insensível, já que aborda temas delicados, como o crime organizado e desaparecimentos forçados no México, sem que o diretor tenha pesquisado a fundo a realidade local.
Mesmo em meio as polêmicas, ‘Emilia Pérez’ conquistou treze indicações ao Oscar, incluindo uma indicação de melhor atriz para a espanhola Karla Sofía Gascón.
Não levou muito tempo até que os internautas voltassem a bombardear o longa-metragem nas redes sociais, comentando sobre como a obra não deveria ter conquistado qualquer nomeação – principalmente por desrespeitar a comunidade transgênero e a comunidade latino-americana, em especial a mexicana, com a história mostrada nas telonas.
Confira alguns comentários abaixo:
Achei o oscar desse ano tao fraco, OBVIAMENTE QUE TIRANDO AINDA ESTOU AQUI NE, mas emilia perez vei? achei bem fraco https://t.co/SquTykzGbg
— mini gabs (@xurasgay_) January 23, 2025
eu me recuso a perder pra emília pérez oscar esteja avisados temos comando vermelho pcc e faccoes da bahia vc nao vai querer mexer conosco !!! pic.twitter.com/BcM2egs7LJ
— magnólia (@evssgreen) January 23, 2025
cómo que emilia pérez tiene 13 nominaciones a los oscar? jacques audiard a mejor director? también a mejor canción y cinematografía? definitivamente no solo perdió el cine, también perdimos los mexicanos
— mor gets the job done (@luzsweetpotato) January 23, 2025
Emilia Perez 13+ Oscar Noms? pic.twitter.com/BfsCEo6UfQ
— MKX (@MayankMekala) January 23, 2025
essa fudida essa piranha essa vaca dessa emilia perez que teve 13 indicações ao oscar tem q explodir tudo mesmo
— malu (@mariagzalez) January 23, 2025
la única categoría de los oscar que siempre me importa es película extranjera y nominan a esa basura de emilia pérez
— virtual angel (@TLXrFg1IFk21144) January 23, 2025
Nooooo me lo creo, las 13 nominaciones de Emilia Pérez son un vil insulto
¿En qué momento esta burla a México y a tantas víctimas del n4rc0tr4fico, puede estar nominada en todas las categorías de los Óscar? pic.twitter.com/SDrMJfEqnP
— Stefi Camacho (@StephanCamach) January 23, 2025
Os vencedores serão revelados no dia 02 de março.
No Brasil, o filme será lançado nos cinemas pela Paris Filmes em 06 de fevereiro.
“Em Emília Perez, ambientado no México, acompanhamos a história de Rita (interpretada por Zoe Saldana), uma advogada excepcional cujo talento é subutilizado em uma firma de baixa qualidade. Em vez de buscar a justiça, a firma encobre crimes. Um dia, surge uma proposta irrecusável para Rita: ajudar Juan Del Monte, o temido chefe do cartel, a se aposentar de seu negócio e desaparecer para sempre”.
O filme é dirigido por Jacques Audiard, conhecido por ‘O Profeta’, com roteiro também de Jacques Audiard (‘Paris, 13º Distrito’).