Depois que a Funko Pop divulgou imagens de colecionáveis inspirados em ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura‘, diversos fãs criticaram a marca por fazer whitewashing.
Para quem não sabe, o termo é utilizado quando personagens negros, latinos, asiáticos, nativos americanos e de etnias consideradas minoritárias são ‘embranquecidos’.
No anúncio dos colecionáveis, a boneca baseada em America Chavez apareceu com um tom de pele bem mais claro que o da atriz Xochitl Gomez, intérprete da personagem.
De nacionalidade canadense, Gomez é descendente direta de mexicanos.
Nos quadrinhos, Chavez vem de uma realidade alternativa chamada Paralelo Utópico, mas sua origem latina é bastante acentuada no material original, incluindo sua fluência em espanhol.
Após as críticas, a Funko decidiu recriar a boneca com um tom de pele mais escuro.
Confira as imagens divulgadas pelo The Direct:
Lembrando que ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura‘ estreia nos cinemas nacionais em 05 de maio de 2022.
Assista ao trailer e siga o CinePOP no YouTube:
Sam Raimi fica responsável pela direção.
Viaje para o desconhecido com o Doutor Estranho, que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.
Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen irão estrelar a sequência, que também contará com Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Benedict Wong e Xochitl Gomez.