O Globoplay disponibilizou o documentário ‘Rio-Paris – A Tragédia do Voo 447’, que relata a queda do avião que resultou na perda de 228 vidas em 2009. No entanto, a estreia do documentário gerou debates, pois a produção da Globo optou por abrir mão dos estúdios de dublagem e dubladores, utilizando tecnologia de inteligência artificial para reproduzir a voz e traduzir os depoimentos.
A Globo, responsável pela produção, justificou a escolha e fez um aviso antes de cada episódio: “A versão em português das entrevistas concedidas em língua estrangeira para este documentário foi feita a partir da voz dos próprios entrevistados, como uso de Inteligência Artificial, respeitando-se todos os direitos e leis aplicáveis. O conteúdo das dublagens é fiel às entrevistas originais. Os entrevistados que não aceitaram a dublagem foram legendados”.
Apesar da explicação, a decisão gerou reações diversas nas redes sociais. Alguns internautas criticaram a Globo.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
É, realmente os dubladores já estão perdendo os trabalhos deles pras IAs (voz toda robótica), que merd* ehn pic.twitter.com/s5NM18hS9b
— ET Bilula (@ETbiluna) June 1, 2024
que coisa pavorosa
— FIIH (@__fiih) June 1, 2024
Péssimo!!! Sou completamente contra a essa prática. Que vergonha @globoplay
— Jivago Achkar (@jivagoachkar) June 1, 2024
acabou a carreira de todos. Atores, diretores, dubladores… Netflix já tem um programa onde você dá a ideia de um show e eles criam esse show pra você. E se a ideia for boa o suficiente; Netflix compra os direitos do show pra transmitir na plataforma. O fim dos nossos sonhos!
— Gabriel (@gabielhell) June 1, 2024
f dubadores
— FeFeuoficial (@felipealvaresfc) June 1, 2024
Com 4 episódios, ‘Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447’ analisa os principais aspectos da tragédia que ocorreu exatos 15 anos atrás, revelando detalhes da investigação para compreender as causas da queda do voo AF447. O documentário também aborda o prolongado processo judicial contra a fabricante de aviões europeia Airbus e a companhia aérea Air France, que se estendeu por mais de uma década nos tribunais franceses.
Além dos depoimentos dos familiares das vítimas, o documentário conta com a contribuição de investigadores e especialistas para apresentar uma visão abrangente do ocorrido.
‘Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447’ está disponível no Globoplay.