Desde o início da pandemia do Coronavírus, a indústria cinematográfica luta para se manter de pé, mas foram poucos os títulos que se aproximaram das bilheterias pré-lockdown.
O último filme a ultrapassar o US$ 1 bilhão em bilheterias foi ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ (2019), e o que mais chegou perto em 2021 foi o chinês ‘The Battle at Lake Changjin‘, que faturou US$ 895,7 milhões.
Logo atrás vieram o também chinês ‘Hi, Mom‘, com US$ 822 milhões, e ‘007- Sem Tempo Para Morrer’, com US$ 759,9 milhões.
No entanto, esses números poderiam ser bem maiores…
Além da preocupação com a saúde, os clientes acabaram se habituando às plataformas de streaming por conta do conforto do lar e das opções variadas de filmes de qualquer gênero.
Mas, de acordo com o Screen Rant, um estudo publicado pela Quorum; uma empresa de pesquisa de filmes, aponta que o principal fator que impede o público de voltar ao cinema não é apenas o medo do contágio pelo vírus, mas os altos preços dos ingressos.
O estudo feito em parceria com a Cultique, uma empresa de consultoria de marcas; e com a Fanthropology, um agência de engajamento de fãs, descobriu que a queda nas bilheterias se resume ao aumento do preço dos ingressos.
Na tentativa de se recuperarem dos rombos causados pela pandemia no ano passado, grandes redes de cinema e proprietários independentes viram a solução em repassar custos aos clientes, o que acabou sendo um tiro pela culatra.
Entre os 2.500 entrevistados na pesquisa, 49% alegaram que a indignação com o alto valor dos ingressos acaba superando a preocupação com a saúde, tornado-se o principal motivo por evitarem voltar aos cinemas.
Apesar de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ ter se tornado a SEGUNDA maior pré-venda de ingressos da história do site Fandango, perdendo apenas para ‘Vingadores: Ultimato’, a sequência é uma exceção à regra devido à expectativa dos fãs.
Dessa forma, o relatório ainda diz que quanto mais as redes de cinema insistirem em aumentar os preços, mais vão sofrer com a falta de interesse do público.
“O tempo está passando. Quanto mais tempo os cimemas levarem para trabalhar num meio de reduzir suas taxas, mais os clientes vão se acostumar a ficar em casa, é mais seguro, é mais barato e mais confortável.”
A AMC Theatres até criou um pacote em que os clientes pagam um certo valor mensal para consumirem 12 títulos diferentes, mas a oferta acabou saindo mais cara, pois nem todos os clientes conseguem assistir todos os filmes.
Ainda assim, foi dito que muitos deles nem conhecem a iniciativa ou consideram burocrática demais… O que não vale a dor de cabeça.
Para competir aos serviços de streaming, os cinemas têm adotado tecnologias IMAX, 3D, poltronas reclináveis e diversos outros ajustes visuais e sonoros.
Mas, no fim das contas, tornar o cinema mais acessível financeiramente é a melhor forma de atrair o público.
Com exigências de comprovantes de vacinação e baixa nos preços, mais clientes estariam disposto a voltarem ao cinema em vez de se preocuparem em economizar seu dinheiro para outras opções de lazer.
Por falar em ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘, você acha que o filme pode ser o primeiro a ultrapassar o US$ 1 bilhão na era pandêmica?
Lembrando que a sequência estreia em 16 de dezembro de 2021 nos cinemas nacionais.
Assista ao mais novo trailer do longa e siga o CinePOP no YouTube:
Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, nosso herói amigo da vizinhança é desmascarado e não consegue mais separar sua vida normal dos grandes riscos de ser um super-herói. Quando ele pede ajuda ao Doutor Estranho, os riscos se tornam ainda mais perigosos, e o forçam a descobrir o que realmente significa ser o Homem-Aranha.
Dirigido novamente por Jon Watts, o elenco conta com Tom Holland, Zendaya, Benedict Cumberbatch, Marisa Tomei, J.K. Simmons, Jamie Foxx, Alfred Molina, Martin Starr e Jacob Batalon.