InícioDestaquePREPARE A NOSTALGIA: 10 filmes que marcaram gerações!

PREPARE A NOSTALGIA: 10 filmes que marcaram gerações!


Aqui no Cinepop, estamos sempre lembrando os grandes filmes que deixaram marcas em cinéfilos nascidos em diferentes décadas. O poder da sétima arte de tornar uma produção atemporal nos conduz até histórias maravilhosas que permanecem conosco por toda a vida. Para relembrar alguns desses projetos, segue abaixo uma lista bem conhecida, com obras que marcaram gerações:

 

Feitiço do Tempo



Quem nunca assistiu ou ouviu falar desse filme? Um grande clássico da sessão da tarde! Dirigido por Harold Ramis, o filme que tem Bill Murray e Andie MacDowell como protagonistas, se passa na Pensilvânia e nos apresenta um rabugento meteorologista (interpretado por Murray) que acaba ficando preso em um loop temporal. Teve um orçamento de cerca de 17 milhões de dólares e faturou mais de 70 milhões de dólares – só em bilheteria. Um dos grandes sucessos da carreira de Bill Murray.

 

A Origem

Com um roteiro eletrizante, Christopher Nolan deixou os cinéfilos do mundo todo maravilhados com esse filmaço. Com o foco nas lembranças, com Leonardo DiCaprio e um elenco competente, o filme nos leva a um final que gera polêmica e interpretações até hoje.

 

A História sem Fim

Nunca desista e a sorte sempre o encontrará. Dirigido por Wolfgang Petersen, com roteiro baseado no livro homônimo escrito por Michael Ende, A História sem Fim é um dos mais queridos filmes infanto-juvenil que estiveram nas últimas décadas numa tela de cinema. A importância dos livros para o nosso sonhar é o combustível para embarcarmos em uma aventura repleta de variáveis, com seres carismáticos, nos mostrando a importância das emoções nas nossas trajetórias.

 

Os Goonies

Um dos filmes de maior sucesso na famosa ‘Sessão da Tarde’, nessa aventura dirigida por Richard Donner acompanhamos jovens que encontram um misterioso mapa do tesouro, se metendo em diversos conflitos.

 

ET – O Extraterrestre

Disponível em diversos streamings, esse é um dos grandes clássicos do cinema. Dirigido pelo genial Steven Spielberg e lançado no início dos anos 80, o filme conta a história de um jovem que encontra um extraterrestre, e, ao lado dos irmãos, embarcam em uma aventura emocionante tendo a amizade como força propulsora.

 

De Volta para o Futuro

Lançado em meados da década de 80, e, com uma arrecadação em bilheteria que faturou 20 vezes mais que o orçamento final de 19 milhões de dólares, De Volta para o Futuro é um dos filmes mais lembrados pelos cinéfilos quando pensamos em filmes empolgantes de ficção científica e viagem no tempo. Contando a história de um jovem estudante do ensino médio norte-americano, que consegue voltar no tempo após um experimento de um amigo cientista, na época em que seus pais se conheceriam, e acaba se metendo em diversos conflitos para não alterar o futuro.

 

Scarface

Tony Montana (Al Pacino) é um perigoso criminoso cubano que chega aos Estados Unidos, no início da década de 80 – ao lado de alguns comparsas -, e logo busca seu espaço na ilegalidade, se infiltrando em organizações criminosas pela cidade de Miami. Com um histórico violento, ele começa a ascender na organização e prepara o terreno para assumir seus próprios negócios, que envolvem em grande parte o contrabando de drogas de países sul-americanos para os Estados Unidos. O tempo vai passando e o império de Montana só aumenta, o levando a ser alvo de concorrentes e ações policiais ao mesmo tempo em que se perde de sua própria realidade.

 

Os Imperdoáveis

Na trama, ambientada no estado norte-americano de Wyoming no ano de 1880, conhecemos um grupo de prostitutas de uma pequena cidade, comandada pelo xerife Little Bill (Gene Hackman), que se revoltam quando uma delas sofre uma enorme violência, tendo o corpo todo marcado por um cliente. Não satisfeitas pela punição dada aos agressores, resolvem juntar a quantia de mil dólares e oferecer a pistoleiros em troca de darem um fim em quem cometeu esse ato violento. A notícia chega até o antigo pistoleiro William Munny (Clint Eastwood), um homem que por mais de uma década largou a bebida e não queria mais saber da antiga profissão, mas acaba embarcando nessa história ao lado do inexperiente Schofield Kid (Jaimz Woolvett) e seu eterno braço direito Ned Logan (Morgan Freeman).

 

Psicose

Ambientado em Phoenix, no Arizona, na trama, num primeiro momento, acompanhamos a história de Marion (Janet Leigh), uma secretária que foge com uma alta quantia de dinheiro que pertence a um cliente da empresa que trabalha e segue sem rumo por uma estrada até resolver parar em um hotel – onde encontraria um fatídico destino. Num segundo momento, vamos conhecendo a tenebrosa história de Norman Bates (Anthony Perkins), que a atende nesse hotel e as verdades de uma família.

 

Um Sonho de Liberdade

Na trama, indicada para sete Oscars, conhecemos Andy Dufresne (Tim Robbins), um homem bem-sucedido que após descobrir a traição da esposa é preso injustamente pela assassinato da mesma e seu amante. Mesmo alegando inocência, e com provas nada conclusivas, é sentenciado a uma dura pena. Ao longo de todo o período que fica preso, passa a buscar a sobrevivência através de suas habilidades, com a amizade que faz com outro prisioneiro – Red (Morgan Freeman) -, mas não deixa de viver em muitos momentos o terror daquele lugar. Em busca de uma solução, arma um plano de fuga que beira ao inacreditável.

author avatar
Raphael Camacho Crítico de Cinema
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS