terça-feira, setembro 17, 2024

Presidente da Disney presta homenagem ao falecido James Earl Jones, a voz de Darth Vader e Mufasa

Foi anunciado ontem (09) que o lendário James Earl Jones, dono da icônicas vozes de Darth Vader (‘Star Wars’) e Mufasa (‘O Rei Leão’), faleceu aos 93 anos, pegando os fãs de surpresa.

Através do site oficial da Disney, o presidente do estúdio, Bob Iger, prestou homenagem ao astro por sua contribuição à saga ‘Star Wars‘ e a outros projetos da companhia.

Confira:

“Da sabedoria gentil de Mufasa à aterrorizante presença de Darth Vader, James Earl Jones deu voz a alguns dos maiores personagens da história do cinema. Um aclamado ator de teatro, com quase 200 créditos em filmes e televisão, trouxe à vida histórias com uma presença genuinamente marcante e uma riqueza de espírito que deixaram uma marca inesquecível em gerações de espectadores. Em nome de todos nós na Disney, prestamos nossas mais profundas condolências à sua família e entes queridos.”

A última vez que Jones dublou Vader foi na série dedicada ao ‘Obi-Wan Kenobi’, lançada em 2022.

No entanto, o veterano concedeu permissão para que sua voz fosse imortalizada através de inteligência artificial pela Respeecher, empresa ucraniana especializada em reprodução de vozes via I.A.

Jones iniciou sua carreira de ator no teatro e atuou em muitas peças, entre elas, muitas de Shakespeare.

Em 1977, foi escolhido por George Lucas para emprestar sua voz a Darth Vader em Star Wars (depois de Lucas inicialmente pensar em Orson Welles), substituindo assim a de David Prowse cujo sotaque de West Country traía o personagem. Jones, no entanto, se recusa a ser creditado nos créditos, julgando sua participação no filme ser menor. Ele também é a voz de leão Mufasa da animação ‘O Rei Leão‘ (1994).

Em 2005, ele emprestou sua voz a Darth Vader novamente para o filme ‘Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith‘, a última parte da “prelogia” de Star Wars.

Não deixe de assistir:

Ele dublou vários personagens da série animada ‘Os Simpsons‘ em três temporadas diferentes (1990, 1994 e 1998).

Jones estava em sua casa ao lado de sua família no condado Dutchess, em Nova York. Não foi divulgada a causa da morte.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS