‘Five Nights at Freddy’s’ tornou-se uma das franquias de games mais populares das últimas duas décadas, angariando um sucesso descomunal e fãs ao redor do mundo. Além de contar com quatro jogos cânones do arrepiante universo criado por Scott Cawthon, a saga inclui romances variados com uma história inéditas – e, em 2023, a Blumhouse adquiriu os direitos intelectuais da propriedade para uma adaptação cinematográfica estrelando Josh Hutcherson e Elizabeth Lail.
Apesar das críticas mistas, o filme teve uma sólida arrecadação de bilheteria, o que logo levou o produtor Jason Blum a arquitetar uma sequência. Dito isso, ‘Five Nights at Freddy’s 2’ foi anunciado no ano passado e chega amanhã, 4 de dezembro, aos cinemas nacionais – trazendo boa parte do elenco original de volta e expandindo consideravelmente a mitologia eternizada por Cawthon.
O longa se vale mais uma vez das ótimas performances de Hutcherson (Mike) e Lail (Vanessa), que lidam com os traumas dos fatidícos eventos do filme anterior, tentando seguir em frente e enterrar fantasmas de um passado não muito distante que ainda os assombram. Porém, as coisas estão mais mortais do que nunca – e a dupla, aliada com a presença de Piper Rubio como a jovem Abby, percebe que o pesadelo ainda não acabou e que a hamburgueria Freddy’s Fazbear e o reino de caos e morte de William Afton (Matthew Lillard) ainda tem segredos que precisam ser desvendados (e assuntos pendentes a serem finalizados).
Emma Tammi retorna à cadeira de direção após ter encabeçado o primeiro capítulo da franquia – e, dado seu conhecimento sobre esse universo, ninguém mais encaixaria com perfeição na sequência. Deixando que os atores brilhem e nos guiem por uma frenética e complexa narrativa (que, por vezes, se vale de muitas subtramas que fazem o espectador se perder na história), Tammi repete a fórmula do projeto original e foca essencialmente no entretenimento, sem dar um passo maior que a perna e garantindo que o filme não se leve a sério demais.
Mesmo com os erros óbvios e um desconjuntado terceiro ato, ‘Five Nights at Freddy’s 2’ funciona dentro do esperado e abre espaço para um novo capítulo que, com certeza, deve ser confirmado pelo time criativo por trás do longa. Ademais, o projeto é satisfatório dentro dos limites autoimpostos e deve agradar aos fãs mais inveterados dessa icônica franquia.
A crítica completa sai amanhã, 4 de dezembro.
