InícioNotíciasPrimeiras Impressões | 'Quarteto Fantástico' promete ser o filme mais LEGAL do...

Primeiras Impressões | ‘Quarteto Fantástico’ promete ser o filme mais LEGAL do MCU


[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE SPOILERS]

O texto a seguir contém informações do material promocional exibido pela Disney. Ele traz momentos importantes do filme que estreará em breve. Então, haverá revelações de cenas de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Siga por sua conta e risco.

A convite da Disney, assistimos cerca de 30 minutos de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. E há muitos elementos que se destacam no material exibido, a começar pelo direção de Matt Shakman. Ele foi escolhido após comandar o fenômeno WandaVision, que fez muito sucesso no Disney+ durante a pandemia. Na série, ele abordou cada episódio como uma produção retrô de TV, fazendo desse o grande charme do seriado. No cinema, porém, a direção precisa ser diferente. É um outro formato, que exige um cuidado a mais. Mas é nítido o motivo pelo qual o chamaram.



Toda a construção desse universo é retrô. Desde os clipes de apresentação dos personagens até as ambientações e figurinos, a sensação é de estar vendo uma produção da década de 1960. E foi justamente essa época que proporcionou alguns dos melhores episódios de WandaVision. A primeira grande sequência exibida foi de Reed Richards (Pedro Pascal) e Sue Storm (Vanessa Kirby) descobrindo que serão pais. Ela é ambientada em um banheiro que parece ter saído diretamente dos Jetsons.

Ebon Moss-Bachrach é Ben Grimm/O Coisa, e o H.E.R.B.I.E em ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, do  20th Century Studios/Marvel Studios’. Foto: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / ©  e ™ 2025 MARVEL.

Outro destaque é justamente a química do elenco. Pedro e Vanessa parecem casados desde a primeira aparição. Você compra imediatamente o drama de Reed e Sue, que passaram anos tentando engravidar, mas só agora conseguem. E isso aparenta ser uma grande parte da trama do Senhor Fantástico, já que todo o material promocional mostrado na sessão ressaltava a preocupação dele com o bebê. Não só pelo risco que existe no mundo lá fora, mas também pelos efeitos que a exposição à radiação que eles sofreram possam ter na criança.

Parece ser uma versão mais tensa e insegura do Reed, diferentemente das versões anteriores. Ele é tomado pela culpa que sente por não ter previsto a onda radioativa em sua missão e por não conseguir trazer seus amigos e família de volta ao normal. Então, todas as suas aparições trazem esse olhar cansado e preocupado de alguém que sempre esteve acostumado a resolver tudo, mas que agora se vê diante de situações sobre as quais ele não tem controle. E isso dialoga perfeitamente com a Sue, que atua como uma diplomata dentro da família e até mesmo em questões exteriores neste mundo. Acostumada a resolver as coisas com diálogo, ela agora se prepara para dar luz a um bebê, enquanto a maior ameaça que esta Terra já viu se aproxima.

Vanessa Kirby é Sue Storm/Mulher Invisível e Pedro Pascal é Reed Richards/Senhor Fantástico em ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, do  20th Century Studios/Marvel Studios’. Foto: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / ©  e ™ 2025 MARVEL.

A relação entre O Coisa (Ebon Moss-Bachrach) e o Tocha Humana (Joseph Quinn) também se destaca, com Johnny sendo um jovem bem babaca, enquanto o Coisa é um cara mais pacato. Vemos cenas do herói arrastando um navio e acariciando um cachorrinho logo em seguida. Também é possível ver ele voltando para o bairro onde cresceu e como os moradores da região o tratam com carinho. Existe até mesmo a menção a um possível futuro interesse amoroso do herói na cena em que ele levanta um Fusca na rua a pedido dos alunos de um colégio. Acontece um diálogo com uma professora logo em seguida que deixa esse indício.

Já o Johnny, por mais que tenham anunciado que não seria um mulherengo, ele tem seus momentos de jovem na flor da idade. Ele menciona que está procurando alguém, mas que não encontra nenhuma mulher realmente interessante, e fica chamando a Surfista Prateada (Julia Garner) de ‘Surfista Sexy’.

Julia Garner é Shalla-Bal/Surfista Prateada em ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, do  20th Century Studios/Marvel Studios’. Foto: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / ©  e ™ 2025 MARVEL.

Falando na Surfista, tudo que foi mostrado dela é extremamente interessante. Ela chega à Terra para anunciar o fim do mundo, já que Galactus está vindo. Ela chega a ser perseguida pelo Tocha Humana, mas se livra dele e sai voando rumo ao espaço. Em outro momento exibido, a Surfista é vista atravessando paredes e perseguindo o Quarteto Fantástico no espaço. Pelo cenário é provável que a sequência se passe dentro da nave de Galactus.

E esse momento merece atenção porque parece que a Sue está entrando em trabalho de parto. Ou seja, o bebê pode nascer no espaço sideral. Durante a fuga, a nave entra na velocidade da luz, mas nem isso é capaz de afastar a Surfista Prateada, que tenta arrancar o bebê de dentro da Sue, mas acaba sendo jogada em direção a um buraco negro. Sim, existe uma cena da Surfista Prateada ‘surfando’ na velocidade da luz e em um buraco negro. É espetacular.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ –  20th Century Studios/Marvel Studios’. Foto: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / ©  e ™ 2025 MARVEL.

Ainda há uma sequência mostrando o grupo combatendo vilões clássicos e recriando momentos icônicos dos quadrinhos. Com o material exibido descrito aqui para vocês, a sensação que fica é de que a Marvel encontrou o tom perfeito para o Quarteto Fantástico nessa pegada retrô.

Mesmo com apenas 30 minutos de materiais exibidos, já fica a sensação de que o filme tem tudo para ser um dos mais legais do Universo Cinematográfico Marvel nesses últimos anos, quiçá em toda sua existência. Esse apego aos quadrinhos em meio ao drama familiar e a essa sensação de urgência pela vinda de Galactus promete uma aventura clássica. E ambientarem isso em um universo no qual eles são influentes e amados pela população só deixa tudo mais tenso, porque dá para sentir nos personagens esse desejo de não desapontar quem amam. Mas é aquilo, não dá para julgar um filme por meia hora de cenas exibidas. O que dá para dizer é que o material é realmente empolgante e deixa essa sensação de “que filme legal!”.

Vanessa Kirby é Sue Storm/Mulher Invisível em ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, do  20th Century Studios/Marvel Studios’. Foto: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / ©  e ™ 2025 MARVEL.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas em 24 de julho de 2025.

Artigo anterior
Próximo artigo
Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS