Primeiras impressões | ‘Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha’ traz essência do herói para as telinhas

Anunciada há algum tempo, a nova série animada do Homem-Aranha surgiu com rumores de que serviria como um tipo de prequel para mostrar os primeiros dias do Peter Parker de Tom Holland como o Cabeça de Teia no MCU. Porém, conforme foram anunciando novas informações, boa parte do público sacou que se trataria de um universo separado. Agora que Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha estreou oficialmente, o público poderá acompanhar as aventuras deste Peter iniciante, tentando conciliar sua vida particular com os atos de heroísmo.

E um ponto que havia chamado atenção negativamente pelos trailers era o estilo de animação. Essa técnica de animação 3D que simula traços 2D surgiu com grande popularidade há alguns anos, mas a execução da Disney nesta série animada realmente deixa a desejar. A estética realmente não é um ponto forte deste novo Homem-Aranha, cujo design é bastante simpático, mas causa um certo estranhamento ao vê-lo em movimento. Porém, se serve de consolo, essa sensação esquisita dura apenas alguns minutos, porque a história desses primeiros episódios é tão boa, que prende o público sem fazer o menor esforço.

Divulgação/ Marvel Animation. © 2024 MARVEL.

Em tempos de críticas ao Aranha dos cinemas, a série resgata o espírito das histórias clássicas da Era de Prata, quando o herói nasceu. O Pete consegue emular a juventude atual ao mesmo tempo que mantém uma ingenuidade, uma inocência dignas dos anos 1960. E se a série não te pegar nos primeiros minutos do episódio piloto, em que eles alteram sua história de origem, tornando-a mais similar ao nascimento de Miles Morales, pode ter certeza que a cena da pizzaria vai arrebatar todo e qualquer fã do Homem-Aranha clássico. É um momento simples, mas que transborda a essência do personagem mais amado da Marvel.

É uma condução muito legal de personagem, porque permite a interação de outros super-heróis Marvel, como a participação do Doutor Estranho e de Amadeus Cho, mas sem tirar a personalidade e responsabilidade dele em tela. Não tem aquela história de Homem-Aranha dependente do Homem de Ferro para tudo. O foco aqui é o Peter indo para a escola, vendo a garota que gosta começar a namorar outro rapaz, tentando agradar os monitores do estágio da Oscorp… Tudo isso enquanto aprende a ser um super-herói em tempo integral.



Divulgação/ Marvel Animation. © 2024 MARVEL.

Há também uma construção de núcleo de amizades ao redor do Peter que parece muito mais promissora que a relação atual dos cinemas. É uma molecada simples e interessante, que ainda vai render muitas situações legais de acompanhar. E isso é algo incrível, porque se tem algo que sobra na trajetória de Peter Parker na Cutura Pop são coadjuvantes marcantes. A série está conseguindo agregar mais personagens a esse panteão, o que é sempre muito bem-vindo.

Falando na trajetória do herói nos quadrinhos, vale destacar que a produção insere uma porção de easter eggs do herói ao longo dos episódios. Nos dois primeiros é possível ver, por exemplo, as cenas que viralizaram nas redes sociais que foram brevemente exibidas por Tony Stark em Capitão América: Guerra Civil (2016), só que neste universo. Por mais que a arte seja realmente muito feia, esses detalhes são legais de reparar.

Divulgação/ Marvel Animation. © 2024 MARVEL.

Enfim, as primeiras impressões deixadas por esses dois episódios iniciais são bastante positivas. A partir do momento em que o design tenebroso deixa de ser um incômodo, a série engata deliciosamente, fazendo com que você fique ansioso para ver o próximo capítulo.

Os dois primeiros episódios de Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha estão disponíveis no Disney+. Os próximos três episódios estrearão em 5 de fevereiro. Mais três capítulos serão lançados em 12 de fevereiro. Já os dois episódios finais estrearão em 19 de fevereiro.
author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS