domingo, abril 28, 2024

Primeiras Impressões | Vale dos Esquecidos – HBO Max aposta em TERROR Folk em sua primeiras série brasileira

Desde que a HBO anunciou sua HBO Max e a consequente expansão pela América Latina, as produções brasileiras ficaram aguardando sua vez no serviço de streaming. Aos pouquinhos, vão estreando realities shows com celebridades daqui, séries de true crime, e, agora, a partir desse final de semana, a plataforma entregará aos assinantes sua primeira produção original nacional de suspense, a sérieVale dos Esquecidos’.

Bento (Daniel Rocha) acaba de passar a noite com Ana (Caroline Abras), uma jovem envolvente que dá a impressão de não estar em busca de um relacionamento sério. Quando a manhã chega, a jovem dá um perdido no rapaz dizendo que a trilha que haviam combinado foi cancelada, e o deixa em casa. Insatisfeito com o não, Bento decide seguir a moça, e descobre que ela se encontra com um grupo para levá-los até a tal trilha, ao que Bento decide seguir de longe, escondido. Porém, algo dá errado no caminho deles, ao se depararem com um grupo misterioso de moradores na floresta. Desnorteados e sem a certeza de qual rumo tomar para voltar para casa, os jovens se hospedam numa pensão em um pequeno vilarejo ali perto. O que eles não sabem é que um chá muito suspeito está sendo servido a eles diariamente, e a volta para casa vai ficando cada vez mais nebulosa e distante.

Desenvolvida em dez episódios com cerca de uma hora cada, ‘Vale dos Esquecidos’ aposta numa pegada de terror folk estilo ‘Desalma’ (Globoplay) e ‘A Bruxa’ (Robert Eggers) como mote de sua história. Misturando suspense com folclore de origens europeias envoltos em uma neblina a la Stephen King, algumas influências do enredo podem ser facilmente percebidas pelo espectador, e vão desde os Meninos Perdidos de ‘Peter Pan’ ao recente chazinho suspeitoso de Jordan Peele em ‘Corra!’.

O conceito criado por Fábio Mendonça e Antônio Tibau é intrigante e fisga o espectador nos primeiros episódios, pois ficamos querendo saber como o grupo vai se livrar daquela teia. Então, o roteiro de Tibau, Rodrigo Lages, Clara Deák e Hudson Vianna costura a história em diversas direções, misturando o português, o inglês e o francês (línguas que aparecem de repente na trama), com uma gama de personagens misteriosos que falam como que ensaiados para o papel. Ainda que faça sentido para a história, por vezes esta técnica acaba se apresentando confusa ao espectador, que pode perceber certa dificuldade em acompanhar a motivação dos personagens e o vai e vem da trama.

Apesar disso, ‘Vale dos Esquecidos’ é uma bela produção, percebida na escolha das locações, na fotografia, na ambientação de cenário, no figurino e no protagonismo de Daniel Rocha, que demonstra confiança para o papel de um mocinho ingênuo. Os realizadores Fabinho Mendonça e Daniel Lieff atingem uma atmosfera mística e sombria na produção, mergulhada na fonte de Ari Aster.

Bem realizada e com bastante potencial, ‘Vale dos Esquecidos’ abre o flanco das produções de suspense e terror originais da HBO Max em grande estilo, acompanhando outras produções de sucesso nacionais da HBO. Cheia de informações e muito mistério, é uma história que tem tudo para trazer as referências contemporâneas da cultura pop desejadas pelo público, embaladas por uma história que desafia a nossa imaginação a partir do próximo dia 25 de setembro na plataforma.

Não deixe de assistir:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Desde que a HBO anunciou sua HBO Max e a consequente expansão pela América Latina, as produções brasileiras ficaram aguardando sua vez no serviço de streaming. Aos pouquinhos, vão estreando realities shows com celebridades daqui, séries de true crime, e, agora, a partir desse...Primeiras Impressões | Vale dos Esquecidos – HBO Max aposta em TERROR Folk em sua primeiras série brasileira